SóProvas


ID
3214906
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Peruíbe - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Saviani (In: Ferreira, 2010), no início do século XIX, o Brasil independente inaugurou a questão da organização autônoma da instrução pública com a lei de 15 de outubro de 1827, que instituiu as escolas de primeiras letras em todas as cidades, vilas e lugares populosos do Império. O artigo 5° dessa lei determinava que os estudos se realizassem de acordo com o método do Ensino Mútuo. No Ensino Mútuo, o professor absorveu as funções de docência e também de supervisão. No início do século XX, de acordo com o referido autor, a condição para o surgimento da figura do supervisor como distinta da do diretor e do inspetor foi

Alternativas
Comentários
  • Essa questão exige que identifiquemos a alternativa correta sobre a “condição para o surgimento da figura do supervisor como distinta da do diretor e do inspetor", segundo o texto “A supervisão educacional em perspectiva histórica: da função à profissão pela mediação da ideia", de autoria de Demerval Saviani; constante na obra “Supervisão Educacional para uma Escola de Qualidade", organizada por Naura Syria Carapeto Ferreira.

     

    SINTETIZANDO O CONTEÚDO COBRADO:

    Aproveitando o trecho bastante elucidativo trazido pelo comando da questão, sobre a obra de referência, temos:

    [...] no início do século XIX, o Brasil independente inaugurou a questão da organização autônoma da instrução pública com a lei de 15 de outubro de 1827, que instituiu as escolas de primeiras letras em todas as cidades, vilas e lugares populosos do Império. O artigo 5° dessa lei determinava que os estudos se realizassem de acordo com o método do Ensino Mútuo. No Ensino Mútuo, o professor absorveu as funções de docência e também de supervisão.

    Na mesma esteira, vejamos as palavras de Saviani:

    Ora, a separação entre a “parte administrativa" e a “parte técnica" é condição para o surgimento da figura do supervisor como distinta do diretor e também do inspetor. Com efeito, na divisão do trabalho nas escolas [...], cabe ao diretor a “parte administrativa", ficando o supervisor com a “parte técnica" [...]. E é quando se quer emprestar à figura do inspetor um papel predominantemente de orientação pedagógica e de estímulo à competência técnica, em lugar da fiscalização para detectar falhas e aplicar punições, que esse profissional passa a ser chamado de supervisor. É este o caso do Estado de São Paulo, onde se reserva o nome de supervisor ao agente educativo que desempenha as funções antes atribuídas ao inspetor, denominando-se coordenador pedagógico ao supervisor que atua nas unidades escolares.


    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Com base nas informações acima expressas, podemos concluir que a alternativa que aborda corretamente a “condição para o surgimento da figura do supervisor como distinta da do diretor e do inspetor", segundo a obra de referência, é a “letra C": “a separação entre a parte administrativa e a parte técnica na divisão do trabalho escolar".

    Conforme podemos observar, as demais alternativas não estão de acordo com o contexto apresentado no comando da questão.


    Gabarito do professor: Letra C.