SóProvas


ID
32158
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2006
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

A propósito do tratamento internacional ao tema do
meio ambiente nas três últimas décadas do século XX,
julgue (C ou E) os seguintes itens.

Na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, realizada em Estocolmo, em 1972, ganhou relevo a tese que atribuía a existência dos problemas ambientais do planeta à explosão demográfica dos países pobres.

Alternativas
Comentários
  • Mesmo antes de 1972 o mundo ja tinha consciência de que a problemática ambiental não estava relacionada fundamentalmente na na explosão demo´gráfica principalmente em se tratando de países pobres e sim na dinâmica politica econômica e sociocultural, levando em considerção a ganância desencadeada pelo consumismo.
  • Em 1972 foi publicado o livro Os Limites do Crescimento, feito a partir de uma pesquisa realizada pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) por encomenda do Clube de Roma. A obra enfatizava a necessidade de se controlar o crescimento populacional e econômico dos países em desenvolvimento como a solução para a questão ambiental, posição esta defendida pelos países desenvolvidos durante a Conferência de Estocolmo em 1972 e contra a qual se voltaram os países em desenvolvimento, entre eles o Brasil.


    Em 1987, com o documento Nosso Futuro Comum (também conhecido como Relatório Brundtland) firma-se a tese do desenvolvimento sustentável que vem sepultar a influência da tese neomalthusiana promovida pelo Clube de Roma.

  • O termo "ganhar relevo" é muito ambíguo. Na verdade, essa tese de controle demográfico como solução de problemas ambientais foi duramente combatida na reunião, inclusive pela delegação brasileira. Ela só ganhou relevo como contraponto à tese que associava desenvolvimento econômico e preservação ambiental, que foi a que prevaleceu. Ou seja, a tese do controle demográfico foi descartada no fim da Conferencia.

  • Gabarito: Certo

     

    Segundo o argumento dos países desnvolvidos, para preservar o planeta era preciso controlar o crescimento populacional ou reduzir a velocidade do crescimento econômico.

     

    PAÍSES DESENVOLVIDOS- "DESENVOLVIMENTO ZERO"- NEOMALTHUSIANISMO

    PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO- "DESENVOLVIMENTO A QUALQUER CUSTO"