SóProvas


ID
3215923
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PRODEB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

           POR QUE HOJE EM DIA ABANDONAMOS TANTOS PROJETOS DE VIDA?

                                                                                                            DÊNIS ATHANÁZIO


      Alguma vez você já contabilizou ou avaliou o número de projetos pessoais que abandonou durante a vida? Por que é que temos tanta dificuldade em manter relacionamentos e afetos, terminar e fechar o “ciclo” de cursos e estudos que nós mesmos escolhemos? Tudo a nossa volta perde o brilho muito rápido onde vivemos a todo tempo, entre a rápida euforia e o tédio. Se essa realidade tivesse uma cor, pra mim seria cinza.

      É claro que existem projetos que temos que abandonar devido aos infortúnios contingenciais ligados às diversas realidades psíquicas, sociais ou familiares incontroláveis que fazem parte da nossa existência. Comumente tais realidades diminuem nossa humanidade e geram uma espécie de dor sem sentido, daquelas que não precisaríamos passar. Refletindo sobre a minha história, suspeito de possíveis dificuldades que temos e que levam a essa inconstância desenfreada.

      Uma delas diz respeito à forma como nossa sociedade atual e grandemente excludente se apresenta e funciona, da qual não conseguimos fugir, em que quase tudo é líquido, e a mudança é tão rápida que, quando percebemos, ela já mudou de novo. E, quando se vê, nossos projetos e planos iniciais já foram substituídos sem nem termos chegado à metade do caminho que havíamos planejado. É dessa fonte que nasce aquela sensação de estarmos perdidos.

      A segunda é a extrema dificuldade que hoje em dia temos em lidar com as nossas frustrações diárias. Parece-me que o tempo todo nos é dito que temos que fazer apenas as coisas que amamos e que nos dão prazer imediato, mas quem é minimamente responsável e maduro sabe que essa tarefa é impossível. Seja qual for a sua escolha de vida, quase tudo tem um lado chato e quase desanimador, mas que é necessário realizá-lo. Quando escolhemos não fazê-lo, podemos parar e não terminar o que começamos.

      E por último e não raramente, para não fechar determinados ciclos, nos boicotamos inconscientemente, procrastinando ou abandonando nossos sonhos pelo temor neurótico de não darmos conta do que escolhemos, agora que somos socialmente e legalmente autorizados a fazê-lo.

      Essa sociedade (que não podemos esquecer que somos todos nós) não permite falhas, exige padrões e adaptações inalcançáveis de vida. Temos que refletir sobre esse nosso autoboicote e talvez conseguiremos manter ou terminar o que começamos e nos propusemos a realizar. Pois, do contrário, ficaremos “sentados no sofá” sempre com o conflito interno do “poderia ser” ou “poderia dar certo” e com o conformismo que “nos protege” da frustração das coisas que podem dar errado no caminho.

      Arrisco-me a pensar que, mesmo em outra época, Martin Luther King estava passando por essa mesma crise que enfrentamos hoje ao corajosamente escrever: “É melhor tentar e falhar, que preocupar-se e ver a vida passar. É melhor tentar, ainda que em vão, que sentar-se, fazendo nada até o final. Eu prefiro na chuva caminhar, que em dias frios em casa me esconder. Prefiro ser feliz embora louco, que em conformidade viver”.


Retirado e adaptado de <http://obviousmag.org/denis_athanazio/2017/por-que-hoje-em-dia-abandonamos-tantos-projetos-de-vida.html#ixzz5B037ZeOv> .

Assinale a alternativa que indica a figura de linguagem destacada em: “Tudo a nossa volta perde o brilho muito rápido onde vivemos a todo tempo, entre a rápida euforia e o tédio. Se essa realidade tivesse uma cor, pra mim seria cinza.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi esta questão.

  • Gabarito letra E.

    Não sei se viajei muito na maionese. Caso eu tenha cometido algum erro, corrijam-me por favor.

    Se essa realidade tivesse uma cor (Tato), pra mim seria cinza (Visão)

    Cheguei nesta conclusão pela seguinte forma.

    Na primeira sentença destacada em verde, o autor menciona que se essa realidade pudesse ser palpável/tocável (Tato), ele escolheria a cor cinza, ou seja, simbolizando a sua visão sobre a realidade.

    Logo, Sinestesia é a figura de linguagem correta, pois ocorre a mistura de percepções sensoriais.

    Abraço.

  • Gabarito "E"

    Sinestesia

     

    A sinestesia é uma figura de linguagem que consiste na união de termos que expressam diferentes percepções sensoriais.

     

    - Sua voz soava docemente pelo salão principal.

    - A visão fria da morte tomava conta de todos.

    - O cheiro doce da infância estava naquelas fotos.

    Como você deve ter notado, as expressões em destaque constroem seu sentido relacionando diferentes elementos sensoriais. Veja:

    - soava docemente (audição e paladar)

    - visão frio (visão e paladar)

    - cheiro doce (olfato e paladar)

    Esse recurso estilístico é uma figura de palavra chamada sinestesia. Assim, definimos que:

    Sinestesia: é uma figura de palavras na qual utilizamos, em uma mesma expressão, diferentes sensações percebidas por diferentes órgãos do sentido.

     

    fonte :https://www.portugues.com.br/gramatica/sinestesia.html

    www.somostodosconcurseiros.com

    #OperacaoCharlieII

  • sinestesia - MISTURA DE SENSACOES

  • Sinestesia: Cruzamento de sensações; associação de palavras ou expressões em que ocorre combinação de sensações diferentes numa só impressão.

    Ex.: O cheiro áspero da terra.

  • Gabarito E

    "Se essa realidade tivesse uma cor, pra mim seria cinza."

    Sinestesia: Ocorre quando há uma combinação de diversas impressões sensoriais (visuais, auditivas,

    olfativas, gustativas e táteis) entre si, e também entre as referidas sensações e sentimentos

  • Figuras de Linguagem

    ANTÍTESE: oposição lógica

    " Dia e noite"

    ASSÍNDETO: Nenhum conectivo

    "Tive ouro, tive gado, tive fazendas''

    ALITERAÇÃO: Repetição de consoantes, no exemplo é observado a quantidade de (V)

    "Vozes veladas, veludosas vozes.

     ASSONÂNCIA: Repetição de vogais

    APÓSTROFE: vocativo

    ''Filho, estou aqui te esperando!''

    ''Ó Pedro, você pode parar com esse barulho todo?''

    ANÁFORA: repetição intencional de uma palavra 

    "a onda anda aonde, anda na onda"

     CATACRESE: ausência de termos especifica, pé da mesa,  asa da xícara”, “céu da boca”, “dente de alho”, “embarcar no avião”, “pé da página”

    “Embarcaremos em junho rumo à Bahia” 

    ELIPSE:  omissão de um verbo já mencionado

    ''Fiz o jogo ontem'' → sujeito oculto/elíptico "eu").

    METÁFORA: Comparação implícita

    " Os artigos extraídos de um site com 10 mil palavras, formando uma grande massa"

    “Ainda assim, ao se aproximar o momento de totalidade, o convés do navio era um mar de câmeras e tripés,

    SÍMILE ou COMPARAÇÃO: Comparação explícita

    Meu irmão é teimoso como uma mula.

    PARADOXO: oposição não lógica

    "Estou cego e vejo o mundo perverso"

    HIPÉRBOLE: exagero

    “Eu nasci, há dez mil anos atrás.”

    EUFEMISMO: suavização de uma ideia 

     "Ele sempre faltava com a verdade" (= mentia)

    ELIPSE: Omissão de um termo subentendido

    ZEUGMA: omissão de um termo já dito.

     (ex.: Nem ele entende a nós, nem nós a ele. - omissão do termo "entendemos")

    POLISSÍNDETO: Vários conectivos repetitivos 

    "As ondas vão e vem, e vão, e são como o tempo" ( repetição E )

    Sabe que não tem chances de entrar para a equipe, mas tenta, mas insiste, mas importuna o líder. ( Repetição MAS)

    PLEONASMO ENFÁTICO: reforçar a ideia

     “E rir meu riso e derramar meu pranto....

    IRONIA: sarcasmo

    ''Fale mais alto, lá da esquina ainda não dá para ouvir''

    GRADAÇÃO: consiste no acréscimo de idias gradativas

     "e queremos que elas sejam vistas, compartilhadas, apreciadas

    ONOMATOPEIA: é uma figura de linguagem que significa o emprego de uma palavra ou conjunto de palavras que sugerem algum ruido:

    HIPÉRBATO: inversão, ordem indireta da frase

    ''Alegrias e dores terás pela vida'' ( ordem indireta)

    METONÍMIA: substituição do autor pela obra

    a) Estava lendo Stephen King (na verdade era o livro); 

    SINÉDOQUE: substituição do todo pela parte

    ''Vou sair de casa de meus pais e ter meu próprio teto''. (casa)

    SINESTESIA: mistura de sentidos   tato, audição, olfato, paladar e visão".

    “No invisível do vento”

    PROSOPOPEIA/PERSONIFICAÇÃO: personificação de coisas

    "Os medos de pequeno vêm nos assombrar, os pesadelos vêm roubar"

    PARONOMÁSIA: trocadilho é quando se usa palavras com sons parecidos.

    "a onda anda aonde, anda na onda"

    SILEPSE: concordância com a ideia

    ''Angra dos Reis é encantadora! (a concordância é feita com a palavra cidade, feminina, que está subentendida)''

    PERÍFRASE: substituir com maior quantidade de palavras o nome de uma pessoa

    ''Moro no país do futebol. (Brasil)''

  • Alguém tem algum truque matador para diferenciar Metáfora de Sinestesia?

  • Amanda Rocha,

    Você estará diante da figura de linguagem sinestesia sempre que houver mistura de sentidos humanos no trecho, então haverá algo que lhe remeta (tato, audição, olfato, paladar e visão). Já na metáfora haverá o emprego de um termo com significado de outro (é uma comparação subentendida) porque não se utiliza termos que sejam próprios da comparação (senão, ao invés de metáfora, seria comparação... rs).

    Espero ter ajudado =D

  • A - Onomatopeia: remete a algum som. Miau, toque-toque, tique-taque.

    B - Metáfora: Refere-se a uma comparação. Ex: Ela é linda como uma flor.

    C - Hipérbole: Hiper, exagero. Ex: Ela morreu de rir. Chorou rios de lágrimas

    D - Pleonasmo: Repetição de sentido: A viúva do falecido...

    E - Sinestesia: Mistura de Sentidos.

  • GABARITO -> "E"

    FIGURAS DE LINGUAGEM

    1) METÁFORA

    COMPARAÇÃO implícita. Não tem elemento que identifique a comparação: “tal qual”, “como”. A maioria das metáforas vem com o verbo SER.

    “Ela é meu anjo”.

    2) COMPARAÇÃO/SÍMILE

    Tem o elemento comparativo, como, tal qual, assim como.

    “Ela pesca bem tal como o pai.”

    3) ANTÍTESE

    OPOSIÇÃO.

    O corpo é grande e a alma é pequena.

    4) PARADOXO

    É uma OPOSICAO QUE NÃO TEM LÓGICA.

    O amor é ferida que dói e não se sente.

    5) METONÍMIA

    SUBSTITUICAO. Substituo uma palavra por outra.

    O homem foi à lua.  

    O homem substitui os astronautas.

    O estádio inteiro gritou “gol”. Estou substituindo o estádio por pessoas.

    Eu vou tomar um Jotapê (vinho). / Eu vou ler Machado de Assim.

    6) CATACRESE

    É um tipo de metonímia. Quando não há palavra que se encontre para falar de algo.

    “Céu da boca”, “batata da perna”....

    7) HIPÉRBOLE

    EXAGERO.

    Eu to morrendo de vontade de fazer xixi.

    8) SINESTESIA

    Mistura dos SENTIDOS: olfato, paladar, visão, tato...

    “Olha esse cheiro”

    “No silêncio escuro ela dormia”.

    “O cheiro áspero das flores”.

    9) EUFEMISMO

    AMENIZAÇÃO.                

    O Vasco está com a sua alma junto ao Senhor (ou seja, morreu).

    O fulano bateu as botas (morreu).

    10) PROSOPOPEIA/PERSONIFICAÇÃO

    Dou uma característica humana e outro ser.

    “O vento beija meus cabelos”.

    “As pedras andam vagarosamente”.

    11) IRONIA

    “Ela parece um anjinho, aham....”

    12) APÓSTROFE

    É um CHAMAMENTO/INVOCAÇÃO.

    É o VOCATIVO.

    “...Ó Deus! Onde estás que não respondes?”

    13) ELIPSE

    Tem um termo subentendido.

    “Ela comia pouco, fazia pouco exercício”.

    14) POLISSÍNDETO

    VÁRIOS.

    Repetição de CONJUNÇÃO “e” e “nem”.

    “E come e dorme e limpa e malha”

    15) ASSÍNDETO

    SEM conectivo. Uso de vírgula e ponto.

    “Vim, vi, venci”.

    16) PLEONASMO

    Usado para enfatizar.

    “e rir meu riso”

    “eu vi com meus próprios olhos” -> pleonasmo vicioso.

    “elo de ligação”

    “subir pra cima”

    17) ANÁFORA

    REPETIÇÃO no início de frase.

    “E se você gritasse, e se você tocasse a valsa, e se você...”

    18) HIPÉRBATO

    INVERSÃO

    “Dos meus problemas, cuido eu”.

    19) ALITERAÇÃO

    REPETIÇÃO DE CONSOANTES.

    Vozes veladas, veludadas...”

    20) ASSONÂNCIA

    REPETIÇÃO DE VOGAIS

    “Sou um multato nato democrático do litoral.”

    21) ONOMATOPEIA

    IMITAÇÃO DE SOM. Aparece muito em gibis.

    “o relógio faz tic-tac”.

    X.O.X.O,

    Concurseira de Aquário.

  • O que há em comum entre cinza e cor? nenhuma, poderia ser pleonasmo também, então teria duas questões nesse enunciado. Seria a mesma coisa de falar em "visão" e "olhos".

  • Estou um pouco confuso, achei que fosse Pleonasmo, (Pra mim seria cinza) ele enfatiza "para ele" já que o dito está escrevendo a frase, logo ele enfatiza ele próprio a dizer.

  • Vi 400 pessoas virem aqui pra copiar e colar uma definição. Isso não ajuda em nada, só faz com que percamos tempo lendo pra buscar uma explicação. Alguém entende qual é a mistura de sentidos contida na oração?

  • Resumindo esse tipo de questão:

    1 - Entra com recurso.

    2 - Perde o recurso.

    3 - Aceita o recurso, esquece a questão e segue a vida estudando por outras questões mais confiáveis.

  • A questão tem 5 tipos de figuras, aí vem um e coloca uma lista com 30 figuras.

  • Cadê o comentário do professor? Alô Qconcursos!

  • Desculpe a todos que fundamentaram como sinestesia,mas a frase destacada não tem absolutamente nada a ver com essa figura de linguagem.

  • essa banca é uma piada. em outra questão eles consideraram como metáfora "trouxe novas cores à minha vida"

  • Metáfora.

  • Que coisa terrível, isso é metáfora.

  • Ué, mas a Metáfora dar um sentido figurado e a questão apresenta esse sentido. Queria saber quais são os dois sentidos que representam o MÍNIMO para ser SINESTESIA. A cor até seria a visão e a outra? =/

  • Assunto que raramente alguém vê, pois tem pouca frequência em prova...prova disso é que a negada foi em massa na B pois é a unica que conhecem de cabeça!

    obs:"eu fui um deles"

  • E desde quando a palavra cor é sinônimo de sinestesia? Na expressão ele está comparando a cor cinza a uma vida eufórica e tediosa, por tanto é uma metáfora.

  • só podem ter soltado gabarito errado

    em nenhum lugar do universo isso seria sinestesia

    só vejo referência ao visual - não configurando assim uma sinestesia - não tem cruzamento de sensações!

  • ERREI ONTEM, HOJE E VOU ERRAR AMANHÃ. ISSO É UMA METÁFORA!

    Você errou!Em 03/01/21 às 16:37, você respondeu a opção B.

    !

    Você errou!Em 14/07/20 às 20:30, você respondeu a opção B.

    !

    Você errou!Em 12/07/20 às 18:50, você respondeu a opção B.

    !

    Você errou!Em 18/06/20 às 19:26, você respondeu a opção B.

  • Ok, cor é visão, e a outra???

    Ou cinza seria frio?

    De qualquer forma, está difícil de engolir o gabarito.

    Está muito mais para uma comparação sem conectivo = metáfora.

  • Têm bancas que gostam de tripudiar do aluno. Na minha opinião, trata-se de uma metáfora. Uma outra observação, pelo jeito, os professores do qconcursos estão de férias em 2021, pois comentar questão que é bom, nada até agora. ACORDA PESSOAL DO QCONCURSOS!!!!!

  • Essa questão está sem gabarito ou é metáfora ou a plataforma não atualizou. Não é sinestesia porque não há mistura de sentidos.

    A realidade não possui cor, mas quando diz que ela poderia ser cinza (num seria - metáfora??)

    ...A realidade então seria cinza.

    "A realidade é cinza". (Metáfora)

    Se alguém puder explicar melhor,

    Porém, já sei que essa banca é assim mesmo!

  • LETRA "A"- ERRADA Onomatopeia: é a representação dos sons por meio de palavras: EX.: Plaft; Tóim; Tic-Tac; Blam...

    LETRA "B"-ERRADA Metáfora: é uma espécie de comparação subentendida: EX.: Para eles, a vida é um conto de fadas

    LETRA "C"-ERRADA Hipérbole: é a expressão de ideias de maneira exagerada: EX.: Ele ganhava rios de dinheiro

    LETRA "D"-ERRADA Pleonasmo: é a redundância que tem como objetivo enfatizar uma determinada ideia: EX.: Morrerás morte vil na mão de um forte. (Gonçalves Dias)

    LETRA "E"-CORRETA Sinestesia: é a figura de linguagem que consiste em misturar, subjetivamente, elementos de natureza sensorial distinta. Quando dizemos, por exemplo, que ela tem uma voz áspera, estamos associando à voz (perceptível através da audição) uma qualidade de natureza tátil (a aspereza). No trecho "Se essa realidade tivesse uma cor, pra mim seria cinza.", quando o autor diz que, se essa realidade tivesse uma cor, essa cor seria cinza, ele atribui, subjetivamente, uma possível cor (cinza - elemento de natureza visual -) a algo que apreendemos através de todos os sentidos (essa realidade). Com isso, ele objetiva transmitir a ideia de que, na situação em questão, a realidade seria sem graça.

  • N questão 1126493 essa banca considerou como metáfora... Agente que lute!