SóProvas


ID
32161
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2006
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

A propósito do tratamento internacional ao tema do
meio ambiente nas três últimas décadas do século XX,
julgue (C ou E) os seguintes itens.

O documento "Nosso Futuro Comum", produzido pela Comissão Mundial do Meio Ambiente e Desenvolvimento e publicado em 1987, procurou isolar o tratamento da temática ambiental das questões demográficas e sociais.

Alternativas
Comentários
  • Este documento trata da relações entre o meio ambiente e a sociedade. O que as pessoas estão fazendo, ou devem fazer, para proteger o ambiente. E as consequências do desrespeito ao meio ambiente.
  • Complementando o comentário anterior:

    O Relatório Brundtland (intitulado "Nosso Futuro Comum"), elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (ONU), faz parte de uma série de iniciativas, anteriores à Agenda 21, as quais reafirmam uma visão crítica do modelo de desenvolvimento adotado pelos países industrializados e reproduzido pelas nações em desenvolvimento, e que ressaltam os riscos do uso excessivo dosrecursos naturais sem considerar a capacidade de suporte dos ecossistemas. O relatório aponta para a incompatibilidade entre desenvolvimento sustentável e os padrões de produção e consumo vigentes.  Fonte: Wikipedia.

  • Em 1987, a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento publica o documento “Nosso Futuro Comum” (também conhecido como “Relatório Brundtland”) em que se firma a tese do “desenvolvimento sustentável”.


    Segundo a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, “desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades dos presentes sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras satisfazerem suas próprias necessidades”.


    O conceito de desenvolvimento sustentável veio defender o desenvolvimento dos países pobres como um direito, afirmando-se que a proteção ao meio-ambiente não poderia ser feita através da privação dos países pobres de se desenvolverem. Isto em oposição à ideia muito difundida então de que o estancamento do crescimento populacional e econômico dos países pobres seria a solução correta para a questão ambiental.