Resposta correta letra D: O diabetes tipo 2 caracteriza-se pela produção insuficiente de insulina, pelo pâncreas, ou pela incapacidade do organismo de utilizar a insulina produzida de forma eficiente. É mais comum em pessoas com mais de 40 anos, acima do peso, sedentárias, sem hábitos saudáveis de alimentação.
O diabetes tipo 1 ocorre porque o organismo não consegue produzir insulina, um hormônio que é necessário para controlar a quantidade de glicose (açúcar) no sangue. Comumente diagnosticado durante a infância;
O hipotireoidismo é uma das doenças endócrinas mais comuns e é caracterizado pela baixa atividade da tireoide, que faz com que esta produza menos hormônios do que o que é necessário para o funcionamento ideal de todas as funções do corpo, levando ao aparecimento de alguns sintomas com cansaço excessivo, diminuição dos batimentos cardíacos, aumento do peso, queda de cabelo e pele seca.
Síndrome Metabólica, o diagnóstico é dado quando três ou mais fatores de risco estiverem presentes numa mesma pessoa. Grande quantidade de gordura abdominal - Em homens cintura com mais de 102cm e nas mulheres maior que 88cm. Baixo HDL ("bom colesterol") - Em homens menos que 40mg/dl e nas mulheres menos do que 50mg/dl.
A Síndrome de Reiter, também conhecida como artrite reativa, é uma doença que causa inflamação das articulações e tendões, principalmente nos joelhos, tornozelos e pés que surge cerca de 1 a 4 semanas após uma infecção urinária ou intestinal por Chlamydia sp., Salmonella sp. ou Shigella sp., por exemplo.