Radier é um tipo de undação rasa que se assemelha a uma placa ou laje que abrange toda a área da construção. Os radiers são lajes de oncreto armado em contato direto com o terreno que recebe as cargas oriundas dos pilares e paredes da superestrutura e descarregam sobre uma grande área do solo.
Geralmente, o radier é escolhido para fundação de obras de pequeno porte. O radier apresenta vantagens como baixo custo e rapidez na execução, além de redução de mão de obra comparada a outros tipos de fundação superficiais ou rasas.
Fonte: Escola Engenharia, por Caio Pereira
a. bloco. Elementos de grande rigidez executados com concreto simples ou ciclópicos, dimensionados de modo que as tensões de tração nele produzidas possam ser resistidas pelo concreto, sem necessidade de armadura. Normalmente apresenta em planta seção quadrada ou retangular.
b. sapata. Elementos de fundação executados em concreto armado, de altura reduzida em relação às dimensões da base, que se caracterizam principalmente por trabalhar à flexão e dimensionados de modo que as tensões de tração neles produzidas não sejam resistidas pelo concreto, mas sim pelo emprego da armadura. São indicadas para solos com alta capacidade de suporte e costumam ser mais econômicas que outros tipos de fundação.
c. baldrame. Viga baldrame é uma fundação rasa de apoio, feita de concreto armado e com formato retangular. Fica localizada abaixo do nível do solo e percorre todo o comprimento das paredes da construção. Geralmente, conecta sapatas isoladas para melhor distribuição dos pesos da construção.
d. estaca broca. Estaca profunda, escavada mecanicamente, executada por perfuração com trado manual e posterior concretagem, sempre acima do lençol freático.