GABARITO: LETRA C
? Família anaparental: Conceitua-se como sendo aquela família unida por algum parentesco, mas sem a presença de pais. É constituída pela convivência entre parentes dentro de um mesmo lar, com objetivos comuns, sejam eles de afinidade ou até mesmo econômico. Podemos citar como exemplo: dois irmãos ou primos que convivem juntos.
? Fonte: VIANNA, Roberta Carvalho. O instituto da família e a valorização do afeto como princípio norteador das novas espécies da instituição no ordenamento jurídico brasileiro.
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Em miúdos...
Com a evolução histórica da família, o conceito desse instituto vem sendo alterado devido à introdução de novos costumes e valores existentes na sociedade contemporânea. Assinale a opção que apresenta o conceito de família anaparental:
A- Constituída por um dos pais e seus descendentes, ou seja, ou só o pai ou só mãe convivendo com seu(s) filho(s).
Errado, conceito de família monoparental.
B- Oriunda da adoção, seja esta temporária ou permanente.
Errado, conceito de família substituta.
C- Unida por algum parentesco, mas sem a presença de pais.
Gabarito. Também conhecida como família parental ou anaparental é a família sem a presença de ascendente, ex: primos que moram juntos. Para fixar o conceito podemos lembrar da vogal A que inicia as palavras chaves: anaparental - ascendente.
D- Constituída por pessoas do mesmo sexo, unidas por laços afetivos.
Errado, conceito de família homoafetiva.
Referência:
https://monografias.brasilescola.uol.com.br/direito/formas-familia-no-brasil-seus-aspectos-legais-culturais.htm#indice_6