SóProvas


ID
3221116
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca do trabalho com famílias na política de assistência social, pode-se afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? [...] no campo da PNAS já não tem sustentação as concepções que tratam a família a partir de uma determinada estrutura, tomada como ideal (casal com seus filhos) e com papéis pré-definidos, e nem aquelas que apostam na família como principal fonte de provisão de bem-estar. Dessa forma, tem se fortalecido a concepção de matricialidade sociofamiliar pautada no entendimento de que o caráter protetivo do Estado em relação às famílias reside em grande parte na antecipação dos custos do bem-estar, através da garantia de direitos sociais, contemplando a oferta de benefícios, transferências de renda e de ampla gama de serviços sociais. (p. 19)  

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Alguém consegue esclarecer melhor o erro na alternativa D ?

  • Em miúdos...

    Acerca do trabalho com famílias na política de assistência social, pode-se afirmar:

    A- o âmbito da PNAS têm sustentação as concepções que tratam a família a partir de uma determinada estrutura, tomada como ideal (casal com seus filhos) e com papéis predefinidos, e aquelas que apostam na família como principal fonte de provisão de bem-estar.

    Errado. A PNAS diz que "podemos dizer que estamos diante de uma família quando encontramos um conjunto de pessoas que se acham unidas por laços consanguíneos, afetivos e, ou, de solidariedade. Como resultado das modificações acima mencionadas, superou-se a referência de tempo e de lugar para a compreensão do conceito de família." (p 41)

    B- Para garantir a proteção de assistência social, é prescindível que as ações socioassistenciais assegurem o atendimento a famílias e indivíduos com a presença de crianças, adolescentes, pessoas adultas, idosas e/ou com deficiências, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, risco pessoal e social, violação de direitos e/ou violências.

    Errado. O contrário, a PNAS pauta-se nas necessidades das famílias. O enunciado fica correto se substituir a palavra prescindível por imprescindível.

    C Tem se fortalecido a concepção de matricialidade sociofamiliar pautada no entendimento de que o caráter protetivo do Estado em relação às famílias reside em grande parte na antecipação dos custos do bem-estar, através da garantia de direitos sociais, contemplando a oferta de benefícios, transferências de renda e de ampla gama de serviços sociais.

    Corretissímo.

    D- No âmbito da PNAS, na perspectiva da centralidade do trabalho social com famílias, dependendo de suas configurações, ganham relevância as ações de proteção e cuidados, em especial voltadas para as famílias que convivem com a extrema pobreza e outros agravos que fragilizam os vínculos e a sua função protetiva (por exemplo, famílias com crianças e idosos, dependentes, inclusive com algum grau de dependência, e suas famílias).

    Errado. O trabalho social com as famílias, no âmbito da PNAS, independe da configuração. Lembremos que a PNAS considera uma visão ampliada da família.

    Referência:

    http://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Normativas/PNAS2004.pdf