SóProvas


ID
322222
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca das licitações públicas e do controle exercido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), julgue os itens seguintes.

Suponha-se que, diante das fortes chuvas de verão no Sudeste do Brasil, um estado-membro dessa região resolva decretar estado de calamidade pública, razão pela qual passe a ser urgente o atendimento das demandas da comunidade atingida. Nesse caso hipotético, uma obra pública poderá ser iniciada, com dispensa de licitação, independentemente do prazo para a sua conclusão.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Lei 8666/93:

    Art. 24.  É dispensável a licitação: 

    (...)

    IV - nos casos de emergência ou de calamidade pública, quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares, e somente para os bens necessários ao atendimento da situação emergencial ou calamitosa e para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias consecutivos e ininterruptos, contados da ocorrência da emergência ou calamidade, vedada a prorrogação dos respectivos contratos; 
     
  • O prazo para a conclusão da obra será de até 180 dias
  • Só para registrar minha indignação: todos os comentários acima são iguais. Só para ganhar estrelas? Vamos trazer comentários pertinentes e de preferência não repetidos.

    Obs: Não precisa pontuar este comentário.

    Obrigado.
  • Daria para acertar só por meio da palavra "independentemente"; mas para funda mentaçao, os colegas ja postaram.
  • Colega Eduardo,

    Não concordo com vc...já vi questões com um único comentário e ele era lamentável. Apesar das respostas serem repetidas, elas nos mostram a confirmação da questão. E o bom de ter muitos comentários repetidos ou diferenciados é a discussão que se pode causar quanto a muitas dúvidas geradas por falta de entendimento de norma legal..dá pra pesquisar, postar mais, pedir ajuda e e e....muito mais!! Quem estiver aqui preocupado com estrelas, sinceramente, não está estudando pra passar, está pra competir!

    Bons estudos a todos!!!
  • vamos queimar um neuronio para responder essa questão!! rsrs
    se no referido estado-membro foi decretado estado de calamidade pública, o que presupõe grandes perdas materiais e até humanas, uma licitação para resolver o problemas do estado-membro, seria uma licitação que tivesse retorno imediato, visto da necessidade de ajuda as comunidades mais debilitadas e afetadas!
    se as chuvas acabaram destruindo uma ponte de suma importancia para a cidade ela não pode ficar pronta em 2030(na questao diz que ela indenpente de tempo para ser finalizada, na qual, encontramos o erro), ela tem que ficar pronta o mais rápido possivel!. OK?
    grande abraço 
    bons estudos
  • Questão errada, uma outra ajuda a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2010 - MS - Analista Técnico - Administrativo - PGPE 1 Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Licitações e Lei 8.666 de 1993.; 

    Quando houver dispensa de licitação para execução de obras e serviços por força de uma situação de emergência ou de calamidade pública, tal execução deve ser concluída em, no máximo, 180 dias consecutivos e ininterruptos, sob pena de descaracterizar a situação de licitação dispensável.

    GABARITO: CERTA.

  • O estado de calamidade pública poderá ser decretado caso autoridade competente para fazê-lo, Observe que é a melhor medida para evitar prejuízos eminentes, ou grande perturbação da ordem interna do Estado, 

     

    É a eminência do perigo que é pressuposto para decretar o estado de calamidade pública, cada caso é cada caso, de qualquer forma o Governador estaria sendo imprudente em esperar grandes perdas humanas e materiais para decretar o estado emergência.

  • A questão erra quando afirma "independente do prazo para sua conclusão."
    Ela tem prazo de no máximo 180 dias consecutivos e ininterruptos, contados da ocorrência da emergência ou calamidade, vedada a prorrogação dos respectivos contratos.

  • IV - nos casos de emergência ou de calamidade pública, quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares, e somente para os bens necessários ao atendimento da situação emergencial ou calamitosa e para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias consecutivos e ininterruptos, contados da ocorrência da emergência ou calamidade, vedada a prorrogação dos respectivos contratos;

    MÁXIMO 180 DIAS

  • Até 180 dias SEM prorrogação.

  • Art.24

    IV-

    Prazo máximo 180 dias.

  • Bem provável uma questão nesses moldes nas provas pós-pandemia.

  • A empresa terá o prazo improrrogável de 180 dias para terminar a obra.

    Se vira nos 180

    180

  • Tem 180 dias.

  • PRAZO DE 180 DIAS