O tronco encefálico consiste no mesencéfalo, na ponte e no bulbo (medula oblonga).
O mesencéfalo liga a ponte e o cerebelo aos hemisférios cerebrais; contém vias sensitivas e motoras e atua como centro para os reflexos auditivos e visuais. Os nervos cranianos III e IV originam-se no mesencéfalo.
A ponte localiza-se anteriormente ao cerebelo, entre o mesencéfalo e o bulbo, e atua como ligação entre as duas metades do cerebelo, assim como entre o bulbo e o mesencéfalo. Os nervos cranianos V a VIII originam-se na ponte, a qual também contém vias motoras e sensitivas. Partes da ponte ajudam a regular a respiração.
As fibras motoras desde o encéfalo até a medula espinal e as fibras sensitivas partindo da medula espinal para o encéfalo
estão localizadas no bulbo. A maioria dessas fibras cruza ou decussa nesse nível. Os nervos cranianos IX a XII originam-se no bulbo. Os centros reflexos para a respiração, a pressão arterial, a frequência cardíaca, a tosse, os vômitos, a deglutição e o espirro também estão localizados no bulbo. A formação reticular, responsável pelo despertar e pelo ciclo de sono-vigília, começa no bulbo e conecta-se com numerosas estruturas superiores.
Fonte: Brunner 13ªed. p.2954