- ID
- 3224209
- Banca
- FURB
- Órgão
- Prefeitura de Blumenau - SC
- Ano
- 2019
- Provas
- Disciplina
- Pedagogia
- Assuntos
O taylorismo é uma corrente norte-americana muito utilizada na educação e nos modelos de currículo. Frederick W. Taylor, considerado o pai da teoria, tinha como palavras de ordem a eficiência e a eficácia. Sobre Taylorismo na educação, afirma-se:
I- Na concepção de currículo Taylorista, o trabalho educacional tem suas divisões e especificidades, cada educador deve exercer uma atividade específica no sistema educacional. A organização curricular é hierarquizada e sistematizada e o tempo passou a ser cronometrado.
II- O taylorismo dá ênfase às análises de linhas complexas de poder e de influência dentro do currículo. Nessa concepção, Taylor coloca o indivíduo como elemento central devendo ser valorizado, pois é o maior bem das organizações.
III- Essa concepção de currículo se alinha à concepção emancipatória de homem, sendo reforçada pela abordagem tecnológica da análise de sistemas aplicada aos assuntos humanos e à metáfora da produção e das novas tecnologias.
IV- Na vigência deste paradigma curricular, as relações de classe estavam bem demarcadas e determinavam o lugar e as atribuições de cada um. Sua finalidade era atender às demandas de educação de trabalhadores e dirigentes, a partir de uma clara definição de fronteiras entre as ações intelectuais e instrumentais.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):