De acordo com Moraes, as redes sem fio podem trabalhar em duas topologias, estruturada e ad hoc (uma rede de computadores ad-hoc é aquela na qual todos os terminais funcionam como roteadores, encaminhando de forma comunitária as comunicações advindas de seus terminais vizinhos. Um dos protocolos usados para redes ad-hoc sem fio é o OLSR). Na topologia estruturada as estações são dispostas em uma célula, aos quais são controlados por um Access Point, e o limite desta célula é definido pelo alcance dele.
“Nesta arquitetura, a rede possui uma topologia fixa definida pelo posicionamento do Access Point, que nesse caso é responsável por alocar recursos, além de gerenciar o consumo de energia das estações”. (MORAES, 2004, p. 194). Na topologia ad hoc vários dispositivos móveis estão conectados entre si, formando uma rede. Logo, não existe uma topologia predefinida, uma vez que os participantes podem se mover, alterando a topologia da rede. Como não existe um ponto central de controle, os serviços são gerenciados e oferecidos pelos participantes.
Fonte: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/informatica/elementos-da-solucao-e-topologia-wireless/28437