SóProvas


ID
3226603
Banca
IBADE
Órgão
JARU-PREVI - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O DIMINUTIVO

    O diminutivo é uma maneira ao mesmo tempo afetuosa e precavida de usar a linguagem. Afetuosa porque geralmente a usamos para designar o que é agradável, aquelas coisas tão afáveis que se deixam diminuir sem perder o sentido. E precavida também porque a usamos para desarmar certas palavras que, na sua forma original, são ameaçadoras demais.
     Operação, por exemplo. É uma palavra assustadora. Pior do que intervenção cirúrgica, porque promete uma intromissão muito mais radical nos intestinos. Uma operação certamente durará horas e os resultados são incertos. Suas chances de sobreviver a uma operação... sei não. Melhor se preparar para o pior.
    Já uma operaçãozinha é uma mera formalidade. Anestesia local e duas aspirinas depois. Uma coisa tão banal que quase dispensa a presença do paciente.
     No Brasil, usa-se o diminutivo principalmente com relação à comida. Nada nos desperta sentimentos tão carinhosos quanto uma boa comidinha.
     - Mais um feijãozinho?
    O feijãozinho passou dois dias borbulhando num daqueles caldeirões de antropófagos com capacidade para três missionários. Mas a dona da casa o trata como um mingau de todos os dias.
    O diminutivo é também uma forma de disfarçar o nosso entusiasmo pelas grandes porções. E tem um efeito psicológico inegável. Você pode passar duas horas tomando cervejinha sem nenhum dos efeitos que sofreria depois de duas cervejas.
    E agora, um docinho.
    E surge um tacho de ambrosia que é um porta-aviões.
Luís Fernando Veríssimo

Em “No Brasil, usa-se o diminutivo principalmente com relação À comida.”, o termo em destaque leva o sinal indicativo da crase pela mesma razão que em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? ?No Brasil, usa-se o diminutivo principalmente com relação à comida.?

    ? Crase usada devido à regência de um termo, um substantivo "relação" + artigo definido "a" que acompanha o substantivo "comida", queremos a crase por esse motivo.

    A) Os convidados chegaram às oito horas em ponto ? crase usada para marcar as horas exatas.

    B) Sentia-se à vontade com o atendimento do médico ? locução adverbial de modo com base feminina, crase obrigatória.

    C) Conseguiu vencer à custa de muitos sacrifícios ? locução prepositiva.

    D) À medida que o trem se afastava, ela chorava ? locução conjuntiva subordinativa proporcional.

    E) Ele chegou tarde devido à alteração do programa ? devido a alguma coisa "preposição a" + artigo definido "a" que acompanha o substantivo "alteração", motivo de regência, logo, a nossa resposta.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Gabarito E

    (A) Os convidados chegaram às oito horas em ponto. ⇢ locução adverbial com palavra feminina.

    (B) Sentia-se à vontade com o atendimento do médico. ⇢ locução adverbial formada por "à vontade", crase obrigatória.1

    (C) Conseguiu vencer à custa de muitos sacrifícios. ⇢ Locução prepositiva "à custa de".

    (D) À medida que o trem se afastava, ela chorava. ⇢ Locução conjuntiva proporcional "À medida que".

    (E) Ele chegou tarde devido à alteração do programa. ⇢ "devido a" temos preposição "a" + artigo "a" que acompanha o substantivo "alteração".

  • E) Correto, pois é a única que a fusão se dá em face de regência nominal (devido A alguma coisa + A alteração) as alternativas B, C, D; são locuções e a alternativa A se dá pela regência verbal.