SóProvas


ID
3228556
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Bombinhas - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dentre as ações do enfermeiro está a realização do exame físico, que se torna essencial para contemplar a primeira etapa do processo de enfermagem através do histórico de enfermagem.

Assinale a alternativa correta acerca do exame físico

Alternativas
Comentários
  • pessoal a letra a foi a que descartei primeiro, pois não traz o olfato.

    Só que é a questão mais correta dentre as outras. Porém caberia recurso, uma vez que a questão é de 2019.

  • Questão está certa mas não por sequencia seria inspeção, ausculta, palpitação e percussão

  • Também concordo com a Maria, essa questão deveria ser mais bem elaborada, os métodos propedêuticos estão corretos, porém não é essa a ordem, e a ordem faz toda a diferença.

  • EU DESCARTEI A LETRA A POR ESTAR FORA DA ORDEM, TAMBÉM CONCORDO,, QUESTAO A ESTA CORRETA ,MAS NOS LEVOU A ERRAR POR ESTAR FORA DA ORDEM .

  • A primeira bulha B1 aparece no início da sístole ventricular.

    Primeira bulha (B1): fechamento da valva mitral e tricúspide, o componente mitral antecedendo o tricúspide. Coincide com o ictus cordis e o pulso carotídeo. É mais grave e tem duração um pouco maior que a 2ª bulha.

    O coração produz ruídos que são transmitidos ao tórax: bulhas cardíacas. Podem ser ouvidas três bulhas:

    Primeira Bulha

    A primeira bulha aparece no início da sístole ventricular. Quando os ventrículos começam a se contrair, o sangue, sofrendo pressão, comprime as válvulas A-V, fechando-as como se fossem folhas de uma porta. Quanto maior a força de contração do ventrículo maior a força com que as válvulas se fecham e mais forte será o som produzido pelo fechamento.

    Durante o processo de contração as pressões dos ventrículos se elevam. Essa elevação de pressão vence a resistência das válvulas semilunares e o sangue é lançado simultaneamente na circulação pulmonar e sistêmica. As vibrações destas válvulas produzem a primeira bulha.

    Segunda Bulha

    A segunda bulha coincide com a diástole ventricular. O som é produzido pelo fechamento das válvulas semilunares. A bulha acompanha toda fase isométrica diastólica até a abertura das válvulas A-V. As vibrações das grandes artérias também produzem ruídos.

    Terceira Bulha

    Esta aparece durante a fase de enchimento rápido (diástole), após a fase isométrica diastólica. Ela é atribuída às vibrações das paredes dos ventrículos ocasionadas pela entrada rápida do sangue nessas câmaras, distendendo-as. Esta bulha é ouvida com dificuldade, mas pode ser registrada graficamente.