SóProvas


ID
3228691
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Em busca de qualidade de vida no trabalho, quando o gestor projeta um cargo, ele deve levar em consideração os fatores que o cercam.

Sendo assim, o gestor que, ao projetar um cargo, pensa a respeito da expectativa social, das habilidades e da disponibilidade potencial de empregados estará tratando, especificamente, de fatores

Alternativas
Comentários
  • Ambientais? Estranho. Mas é isso mesmo o gabarito: Letra C.

  • de acordo com Chiavenato, existem os internos e os externos ou ambientais
  • Gabarito C

    O modelo de Werther e Davis em está calcado em um projeto de cargo que considera fatores ambientais, organizacionais e comportamentais. (RODRIGUES, 1995).

    1) Fatores Ambientais: o projeto de cargo deve considerar as expectativas sociais e as habilidades e disponibilidade de empregados potenciais. No entanto, o cargo não poderá ser tão complexo a ponto de a organização necessitar fazer novas contratações e, ao mesmo tempo, não poderá ser muito simples, de maneira a não gerar desconforto quando a mão-de obra for mais instruída (LIMA, 1995).

    2) Fatores Organizacionais: os autores procuram identificar a tarefa que condiz ao cargo, de forma que haja um fluxo coerente de processos, da utilização de métodos e sistemas que ajustem as práticas de trabalho desenvolvidas, resultando, desta forma, na redução do tempo e esforço dos trabalhadores (LIMA, 1995).

    3) Fatores comportamentais: estão relacionados diretamente com o indivíduo, sendo constituído de quatro elementos básicos: autonomia, relacionada a responsabilidade pelo trabalho executado; variedade de uso de capacidade; identidade da tarefa e retroinformação. As organizações devem fazer com que o desenho dos cargos evolua continuamente, tornando-o mais abrangente quanto mais elevado o grau de instrução, o conhecimento e a mobilização dos trabalhadores (LIMA, 1995).

    Fonte:https://psicologado.com.br/atuacao/psicologia-organizacional/a-importancia-da-qualidade-de-vida-no-trabalho-para-o-bem-estar-do-colaborador

    Tudo posso Naquele que me fortalece!