SóProvas


ID
3228901
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Após a saída do supervisor, o diretor da empresa reuniu os funcionários do departamento e determinou que eles formassem dois grupos, cada um com 10 funcionários. A partir daquele momento, cada equipe passaria a ser responsável pelo planejamento e pelo cronograma de trabalho. Assim, as equipes teriam controle coletivo sobre o ritmo de trabalho, sobre a tomada de decisões operacionais e a solução de problemas.


Nesse caso, foram formadas equipes

Alternativas
Comentários
  • Equipes autogerenciadas: são equipes que geralmente possuem de 10 a 15 membros, realizando trabalhos que são profundamente inter-relacionados ou até interdependentes. As equipes passam a assumir muitas das funções que anteriormente eram executadas pelos supervisores dos indivíduos. Robbins (2010) afirma que “normalmente, isso inclui o planejamento e o cronograma de trabalho, a delegação de tarefas aos membros, a tomada de decisões operacionais e a implementação de ações para solucionar os problemas do trabalho com fornecedores e clientes. As posições de supervisão perdem sua importância e até podem ser eliminadas”. A essência das equipes autogerenciadas é exatamente o que o nome propõe: que as equipes possam se autogerenciar, sem necessidade de supervisão direta. Quanto mais qualificados forem os profissionais e mais interessantes sejam as tarefas por eles realizadas, mais facilmente a organização conseguirá ter equipes autogerenciadas

    Fonte:Estratégia concursos

  • autogerenciadas

    Gabarito ( E )

  • 1 – Equipe funcional: É constituída por um gestor e colaboradores diretos. Nesse formato, a hierarquia, a tomada de decisões, o relacionamento interpessoal e a liderança são pontos bem definidos. É comum que este modelo seja observado, principalmente, em empresas com hierarquias mais rigorosas (...) 

    2 – Equipe interfuncional: Os membros dessa equipe estão basicamente no mesmo nível hierárquico, porém em diferentes áreas de atuação. O objetivo deste tipo de grupo é proporcionar uma forma melhor e mais eficiente de solucionar problemas, por meio da troca de informações e ideias.

    3 – Equipe de solução de problemas: A equipe discute ideias e apresenta soluções para que o andamento dos processos seja aperfeiçoado. Nesse caso, os integrantes apenas apresentam possíveis mudanças e não têm autonomia para implementá-las. Geralmente este tipo de equipe funciona bem em contextos em que é necessário implementar melhorias nos processos.

    4 – Equipe autogerida: É responsável pelo controle de todos, pelo monitoramento do trabalho, distribuição de tarefas e tomada de decisão. O ideal aqui é que haja bastante integração e colaboração entre todos os membros da equipe, pois eles não contarão com a figura de um supervisor ou um líder para lhes acompanhar ou orientar.

    5 – Equipe de projetos: Os membros dessa equipe possuem como função trabalhar em projetos de novos produtos/serviços para a empresa. Ao final, ou seja, após a conclusão do projeto específico, o grupo é desfeito, já que atingiu os objetivos propostos no início do trabalho. 

    6 – Equipe de força-tarefa: Essa equipe deve encontrar formas imediatas para resolver um problema detectado na empresa. A sua formação ocorre exclusivamente para solucionar alguma situação de dificuldade, que surgiu de última hora, e precisa ser resolvida com urgência. As pessoas que compõem este tipo de equipe, geralmente, são aquelas consideradas as melhores em seus departamentos de origem, sendo elas recrutadas a formar um grupo emergencial e temporário, que se dedicará exclusivamente a resolver o problema surgido de última hora. O objetivo da formação deste modelo de equipe é trabalhar para encontrar as melhores soluções para o problema, de preferência, em um curto espaço de tempo.