SóProvas


ID
3229276
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Peruíbe - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Cogitada para solucionar as desavenças em torno do Congo, disputado pelo rei Leopoldo, a título particular, por Stanley, seu funcionário, e Savorgnan de Brazza, em nome da França, a conferência de Berlim foi, na verdade, organizada por um Bismarck que queria conformar seu próprio papel de árbitro nos conflitos internacionais, mas também participar, doravante, dos despojos.

(Marc Ferro, História das colonizações:

das conquistas às independências, séculos XIII a XX)

Entre os resultados dessa conferência,

Alternativas
Comentários
  • A) Portugal tinha, na verdade, o plano de unir os territórios de Angola e Moçambique, formando uma grande colônia, atravessando o interior do continente. Esse plano foi frustrado pelos interesses britânicos na região e o plano dos ingleses, com Cecil Rhodes, de construir uma imensa ferrovia entre a África do Sul e o Egito. Mesmo assim, Portugal conseguiu manter seu domínio sobre Angola e Moçambique.

    B) A África do Norte e o Senegal permanecem sob o poder francês.

    C) As antigas potências mantêm a maior parte de seus domínios e os ampliam. Não há uma radical redistribuição.

    D) A Alemanha realmente exerceu domínio sobre Ruanda. Quênia acho que era britânico, mas teve uma parte dominada pela Alemanha, se não me engano. Mas, de qualquer forma, a Alemanha esteve longe de ser a "nação mais beneficiada". Os maiores impérios coloniais na África ainda eram a Inglaterra e a França.

    E) Não houve ampliação dos domínios franceses em detrimento dos interesses britânicos.

    Gab: A