SóProvas


ID
3229357
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Peruíbe - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O estudo realizado em 2014 demonstrou a queda acentuada na concentração de acetaldeído, um poluente presente no ar da Região Metropolitana de São Paulo. Esse composto é originado pela queima de etanol nos motores a combustão e se enquadra como um composto orgânico volátil.

(http://revistapesquisa.fapesp.br/2014/10/09/ar-mais-limpo/. Adaptado))

Como um composto orgânico volátil, o acetaldeído, em condições ideais de temperatura e radiação solar, sofre reações fotoquímicas e origina outros tipos de poluentes. A redução na concentração de acetaldeído no ar deveria, então, resultar na redução de poluentes

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B

    A troposfera é a camada da atmosfera que se estende a uma altitude de até 15 km. Por ser aquecida por raios infravermelhos provenientes da superfície da Terra, a sua temperatura diminui a uma taxa de 5 a 7 K.km. Nesta camada da atmosfera ocorrem as transformações dos compostos orgânicos voláteis(COV), que podem ser gerados por fontes antropogênicas e biogênicas.

  • Os poluentes atmosféricos podem ser classificados como poluentes primários e secundários. Os poluentes primários são os emitidos diretamente na atmosfera através das fontes de emissão, enquanto que os secundários são formados pela reação química entre componentes primários e componentes naturais da atmosfera. Dessa forma, o acetaldeído (C2H4O), gerado pela queima de etanol, é um composto orgânico volátil (COV) e, a partir de uma série de reações complexas, é capaz de formar o ozônio troposférico. Logo, a redução na concentração de acetaldeído deve resultar na redução de poluentes secundários. Observemos a análise das alternativas:

    A) ERRADA - De fato a redução na concentração de acetaldeído no ar deve resultar na redução de poluentes secundários, uma vez que ele reage na atmosfera para formar outros poluentes. Os COV reagem na presença de óxidos de nitrogênio e radiação solar na faixa de comprimento de onda menor que 420 nm. Entretanto, nessas reações não são formadas substâncias responsáveis pela chuva ácida como H2SO3, H2SO4 e HNO3, logo, a concentração dessas substâncias não é diminuída pela diminuição na concentração do acetaldeído.

    B) CORRETA - Os COV reagem na presença de óxidos de nitrogênio e radiação solar na faixa de comprimento de onda menor que 420 nm e, através de uma série de reações complexas são capazes de gerar o ozônio troposfério (O3). Portanto, a redução na concentração desses compostos consequentemente diminui a produção do O3, que é considerado um poluente secundário.

    C) ERRADA - A redução na concentração de acetaldeído no ar deve resultar na redução de poluentes secundários, uma vez que ele reage na atmosfera para formar outros poluentes. Entretanto, quando os COV reagem na presença de óxidos de nitrogênio e radiação solar na faixa de comprimento de onda menor que 420 nm, não são formados poluentes como o SO2, que, na verdade, é considerado um poluente primário, pois é lançado diretamente na atmosfera a partir de fontes de emissão.

    D) ERRADA - A redução na concentração de acetaldeído no ar deve resultar na redução de poluentes secundários, uma vez que ele reage na atmosfera para formar outros poluentes. Logo, essa alternativa está incorreta.

    E) ERRADA - A redução na concentração de acetaldeído no ar deve resultar na redução de poluentes secundários, uma vez que ele reage na atmosfera para formar outros poluentes. Portanto, essa alternativa está incorreta.

    Gabarito do Professor: Letra B.