SóProvas



Questões de Chuva Ácida e Efeito Estufa


ID
190597
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Considere as afirmações abaixo sobre o efeito estufa.

I. O aumento da temperatura global média tem sido proporcional ao aumento do dióxido de carbono encontrado na atmosfera.

II. Entre os gases responsáveis pelo efeito estufa, encontra- se o dióxido de carbono, óxido nitroso e o metano.

III. O vapor de água presente na atmosfera também contribui para o efeito estufa.

IV. A queima de combustíveis fósseis contribui para o aumento do efeito estufa

V. Se não existissem gases presentes na atmosfera causadores do efeito estufa, a temperatura da superfície do planeta seria muito baixa impossibilitando a existência de vida na forma que conhecemos.

Alternativas
Comentários
  • A Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas foi um tratado firmado com objetivo de estabilizar a concentração de gases do efeito estufa (GEE). Assim, o tão famoso “efeito estufa” ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por gases presentes na atmosfera, como o gás carbônico ou dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O) (PACHECO; HELENE, 1990).

  • Fonte: https://www.ecycle.com.br/gases-do-efeito-estufa/

    "O vapor de água é o maior contribuinte para o efeito de estufa natural, pois retém o calor presente na atmosfera e o distribui pelo planeta. Suas principais fontes naturais são as superfícies de água, gelo e neve, a superfície do solo e as superfícies vegetais e animais. A passagem para vapor via processos físicos de evaporação, sublimação e pela transpiração."


ID
236413
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação aos poluentes atmosféricos.

Alternativas
Comentários
  • não é uma questão para engenheiro, mas pra nível médio. SO2 é dióxido de enxofre conseguido por queima de combustível fósseis e NO2 dióxido de azoto. Os dois elementos, dentre outros podem fazer chover fogo, claro, respeitadas as condições e quantidades. questão absurdamente simples para o que se propõe
  • Concordo com o colega Al Jah: a questão é de nível médio.

    SO2 reage com O2 formando SO3 (evidentemente, não estou considerando a estequiometria, que seria SO2 + 1/2 O2 ou então 2 SO2 + O2 = 2 SO3), e SO3 reage com H2O formando H2SO4, ácido sulfúrico.

    NO2 reage com H2O formando HNO2 e HNO3, ácidos nitroso e nítrico.

ID
521554
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2006
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Chuva ácida é o termo utilizado para designar precipitações com valores de pH inferiores a 5,6. As principais substâncias que contribuem para esse processo são os óxidos de nitrogênio e de enxofre provenientes da queima de combustíveis fósseis e, também, de fontes naturais. Os problemas causados pela chuva ácida ultrapassam fronteiras políticas regionais e nacionais. A amplitude geográfica dos efeitos da chuva ácida está relacionada principalmente com

Alternativas
Comentários
  • Atualmente, a chuva ácida é um dos principais problemas ambientas nos países industrializados. Ela é formada a partir de uma grande concentração de poluentes químicos, que são despejados na atmosfera diariamente.  Estes poluentes, originados principalmente da queima de combustíveis fósseis, formam nuvens, neblinas e até mesmo neve.
    A chuva ácida é composta por diversos ácidos como, por exemplo, o óxido de nitrogênio e os dióxidos de enxofre, que são resultantes da queima de combustíveis fósseis (carvão, óleo diesel, gasolina entre outros). Quando caem em forma de chuva ou neve, estes ácidos provocam danos no solo, plantas, construções históricas, animais marinhos e terrestres etc. Este tipo de chuva pode até mesmo provocar o descontrole de ecossistemas, ao exterminar determinados tipos de animais e vegetais. Poluindo rios (lençóis freáticos) e fontes de água (rede hidrográfica), a chuva pode também prejudicar diretamente a saúde do ser humano, causando doenças pulmonares, por exemplo. Desse modo, a resposta correta está na opção A, onde relaciona a causa da chuva ácida aos óxidos de nitrogênio e enxofre, enquanto que as demais opções apenas relacionam erroneamente as consequências da chuva ácida como causadoras da mesma.
  • Está correta a alternativa (A):

    O enunciado nos informa as principais substâncias que causam a chuva ácida (nitrogênio e enxôfre), liberados em grande quantidade pela queima de combustíveis fósseis que é tão difundida nos veículos modernos. O que é imprescindível notar: as substâncias em questão, como bem se sabe, são liberadas em estado GASOSO, portanto não só há a possibilidade, mas a CERTEZA de que eles irão se mover - se será muito ou pouco, dependerá diretamente da circulação atmosférica a partir do local da emissão dos poluentes. Em igual proporção, a quantidade de fontes emissoras desses gases participa na causa das chuvas ácidas - são muito mais frequentes no Centro de São Paulo que no coração da Amazônia, que não chega a ter um terço do número de veículos poluentes, em comparação.

    Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/6901236#readmore

  • A) a circulação atmosférica e a quantidade de fontes emissoras de óxidos de nitrogênio e de enxofre.

    A chuva ácida se espalha pelo aumento de fontes emissoras de gases poluentes e pela ação dos ventos.

  • A chuva ácida é um fenômeno causado pela poluição da atmosfera. Ela pode acarretar muitos problemas para plantas, animais, solo, água, construções e também para pessoas. Diferentemente do CO2, os óxidos de enxofre (SO2 e SO3) e de nitrogênio (N2O, NO e NO2) presentes na atmosfera formam ácidos fortes, aumentando a acidez da água da chuva. O mecanismo da atmosfera faz com que as chuvas ultrapassem as fronteiras da região emissora de poluição, não respeitando limites políticos regionais e nacionais. A abrangência e a intensidade do fenômeno têm estreita relação com a quantidade de fontes emissoras de óxidos de nitrogênio e de enxofre.


ID
560146
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O aquecimento global é uma das grandes preocupações da atualidade. Cálculos mostraram que, somente no século XX, a temperatura aumentou mais de 0,6 °C e que, até o ano 2100, a Terra deverá ficar até 2 °C mais quente. Entre os fenômenos que causam o aquecimento global está o agravamento do efeito estufa, que é causado pelo(a)

Alternativas
Comentários
  • estes gases não absorvem calor, eles retém o calor na superfície.... por isso efeito estufa! questão anulada

  • Na verdade, o dióxido de nitrogênio (NO2) não é um gás de efeito estufa.

  • Gab A

     

    O gás carbônico não é o único gás capaz de impedir que a radiação infravermelha emitida da Terra escape. Na verdade este contribui com cerca de 53 % do total dos gases estufa, sendo que outros gases produzidos pelas atividades humanas também contribuem para o efeito estufa: metano (17%); CFCs (12%), e óxido nitroso (6%).

    A molécula de metano absorve com uma eficiência 23 vezes maior os raios infravermelhos que uma molécula de gás carbônico. Já uma molécula de CFC-12, gás que foi muito utilizado em geladeiras, tem um poder de aquecimento por molécula, 8.100 vezes maior que o gás carbônico. A maior fonte de óxido nitroso está nos processos naturais devido às atividades biológicas no solo e nos oceanos, mas a manipulação do solo pelo homem, principalmente devido o uso de fertilizantes vem aumentando a emissão desse gás para a atmosfera.

     

    fonte: http://www.usp.br/qambiental/tefeitoestufa.htm


ID
569701
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A emissão de gases para a atmosfera devido à atividade humana é motivo de preocupação para a sociedade por conta do impacto causado ao meio ambiente. Nos últimos anos, a atenção do mundo está na quantidade das emissões de gás carbônico e a sua relação com o aquecimento global. Mas, em décadas passadas, os principais problemas trazidos pelas emissões de gases eram o buraco na camada de ozônio e a chuva ácida.

Um exemplo de danos materiais (e também culturais) causado pela chuva ácida ocorre na Grécia, onde diversos monumentos históricos feitos de mármore foram danificados, forçando o governo a trocar algumas esculturas por réplicas. 
Os principais agentes da chuva ácida são óxidos do nitrogênio e do enxofre. Considere que 3,20 g de enxofre foram queimados em excesso de gás oxigênio, originando o óxido onde o enxofre se encontra em seu maior estado de oxidação. Tal óxido foi recolhido em quantidade suficiente de água em um erlenmeyer onde foi introduzido um pedaço de mármore de 10,00 g. Se todas as etapas do processo apresentam rendimento de 100 %, e apenas 80,0 % do mármore é formado por carbonato de cálcio, ao final da última reação, a massa de gás liberada, em g, foi de

Alternativas
Comentários
  • Temos que:

    1S2 + 2O2 -> 2SO2

    Logo:

    1S02 + 1CaC03 -> 1CaSO3 + 1CO2

    1 MOL+1MOL------1 MOL + 1MOL

                     50G------------------22G  (tabela periódica)

                     8G(80% de 10g)----X

    X=3,52G.

  • Oi, vim aqui pra deixar uma dica de um site para estudo de química com foco em concursos públicos. Baixe resumos de química grátis no site: http://quimicaparaconcursos.com e bons estudos!


ID
663322
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A conferência do clima (COP-15) terminou em 18/12/2009 sem um acordo global para a redução dos gases do efeito estufa. Segundo o jornal O Popular (20/12/2009), Goiás produz 4% do total de gases do efeito estufa emitidos pelo Brasil e, desse total, 9% é oriundo da pecuária. O gás emitido por esse setor da economia que tem maior impacto no efeito estufa é o

Alternativas

ID
684625
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2007
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Recentemente, o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) divulgou o primeiro de uma série de relatórios que avalia o atual conhecimento científico sobre as forças naturais e as ações humanas nas mudanças climáticas globais. Sobre este assunto, é INCORRETO afirmar:

Alternativas

ID
701983
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A indústria de petróleo é um segmento de mercado de vital importância, pois, além de fornecer materiais energéticos, fornece matérias-primas essenciais a diversos segmentos industriais. Apesar da importância, trata-se de um segmento que apresenta diversos aspectos e impactos ambientais, fazendo com que esse tipo de indústria seja bastante visado e necessite de cuidados durante todo o processo produtivo.
Na produção de petróleo, um dos diversos compostos que podem causar impactos ambientais, afetando o ar e a camada de ozônio, é o

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa c

     

    As emissões atmosféricas [na produção do petróleo] geralmente são compostas de NOx, CO, SO2, CO2, CH4, NO e material particulado.

    Eu sei que o enxofre afeta o ar por causa da acidificação da chuva (chuva ácida), a camada de ozônio é novo pra mim.


ID
713959
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O hexafluoreto de enxofre, um gás usado como meio isolante em disjuntores e subestações blindadas, é utilizado também para a correção do deslocamento de retina; tem densidade cinco vezes maior que o ar atmosférico e engrossa a voz de quem o aspira. Apesar de quimicamente inerte, ele é 23.000 mil vezes mais nocivo para o efeito estufa que o CO2.

Sobre o mencionado composto, assinale a afirmativa FALSA.

Alternativas

ID
716158
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O óxido nítrico, cuja produção pode ser estimulada pelo citrato de sildenafila, é vasodilatador o que o faz controlar a pressão dos vasos sanguíneos e nos vagalumes faz acender a lanterna, indicando a ocorrência de uma reação química — bioluminescência — que serve como meio de comunicação entre machos e fêmeas. Em 1992, o óxido nítrico foi denominado "Molécula do Ano" pela revista científica Science. Sobre este importante composto, assinale a afirmação FALSA.

Alternativas
Comentários
  • Smog urbana: a mais comum, é uma mistura de poluentes gasosos, neblina e partículas sólidas (poeira). A coloração escura se deve à junção destes materiais.

    Smog Industrial: presença de compostos mais nocivos à saúde, como HSO (ácido sulfúrico), SO (dióxido de enxofre), cinzas, fuligem, entre outros. É por isso que a poluição industrial é considerada um risco à humanidade.

    Smog fotoquímica: o próprio nome já define, ela ocorre em presença de luz. Esta neblina é comum nos dias muito quentes e secos, em sua composição encontramos dióxido de nitrogênio (NO) provindo de escapamentos de automóveis.


ID
949573
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

As cidades industrializadas produzem grandes proporções de gases como o C02, o principal gás causador do efeito estufa. Isso ocorre por causa da quantidade de combustíveis fósseis queimados, principalmente no transporte, mas também em caldeiras industriais. Além disso, nessas cidades concentram-se as maiores áreas com solos asfaltados e concretados, o que aumenta a retenção de calor, formando o que se conhece por “ilhas de calor” . Tal fenômeno ocorre porque esses materiais absorvem o calor e o devolvem para o ar sob a forma de radiação térmica.

Em áreas urbanas, devido à atuação conjunta do efeito estufa e das “ilhas de calor” , espera-se que o consumo de energia elétrica

Alternativas
Comentários
  • O par efeito estufa e “ilhas de calor” promovem um aumento da temperatura local, causando a necessidade de maior refrigeração tanto nas indústrias quanto em residências. Desse modo, para que os habitantes possam garantir um conforto térmico nas regiões habitacionais, é necessário que aumente a refrigeração dessas áreas que consequentemente implicará no aumento do consumo de energia elétrica, opção correta D.
  • O efeito estufa e as “ilhas de calor” são fenômenos que aumentam a temperatura local, levando então à necessidade do uso de sistemas de refrigeração, tanto para conservação de maquinário e produtos na indústria como para o conforto da população.

  • O efeito estufa provocado principalmente pelo CO2 e a presença de solos asfaltados e estruturas de concreto que causam o efeito chamado de "ilhas de calor", causam o aumento da temperatura local, levando com isso a necessidade de utilização cada vez maior de sistemas de refrigeração, pois para os seres humanos existe uma faixa ideal de conforto de temperatura, assim como para o funcionamento de algumas máquinas nas indústrias.

    Letra D

  • Não sei pq mais de 100 pessoas erraram, pois essa foi facim.

  • se vc errou, n tem problema. o segredo é errar agora, aprender com os erros p conseguir acertar na prova. não entendo pq tem gente que vem nos comentários só pra deixar os outros p baixo. credo

  • a questão fácil pra vc pode ser difícil pra outra pessoa, se n for p ajudar não precisa ser um ignorante e falar "nossa como erram isso ?! ". Se vc esta aqui fazendo exercício é pq vc quer aprender e é errando que se aprende, então levanta a cabeça princesa se nao a coroa cai e vamo com tudooooo

  • Achei o estranho a utilização do termo "espera-se que", pois dá um tom de "deve ser feito (...)", como numa solução de um problema. É uma questão relativamente fácil, mas isso atrapalha na interpretação.


ID
1065259
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

      Sabe-se que o aumento da concentração de gases como CO2, CH4 e N2O na atmosfera é um dos fatores responsáveis pelo agravamento do efeito estufa. A agricultura é uma das atividades humanas que pode contribuir tanto para a emissão quanto para o sequestro desses gases, dependendo do manejo da matéria orgânica do solo.

ROSA, A, H.: COELHO, J. C. R. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola. São Paulo, n. 5, nov. 2003 (adaptado).

De que maneira as práticas agrícolas podem ajudar a minimizar o agravamento do efeito estufa?

Alternativas
Comentários
  • O professor poderia não só resolver a questão, procurando a resposta certa, mas também explicar o significado das outras alternativas, pois assim nós( alunos ) iriamos aprender mais com a resolução de cada questão. Obrigado : )

  • Concordo com Lucas Leal.

  • A vegetação que cai das árvores e fica presente no solo 

    sofre decomposição, neste processo forma alguns gases do 

    efeito estufa como CO2, CH4, NOx, entre outros, portanto

    diminuindo a quantidade dessa vegetação sobre o solo 

    minimiza o esfeito estufa.

    Letra “E”.


  • São três as boas práticas de agrícolas: alternância de cultura, ausência de revolvimento do solo e aumento de matéria orgânica no solo ( palha, por exemplo).

    Letra c

  • O enem as vezes não tem lógica. A alternativa E seria a mais correta.

     

  • Pergunta muito mal elaborada e passivél de erro.
    A fotossíntese sequestra carbono da atmosfera, sendo assim colocar plantas no solo contribui para a diminuição do carbono. Letra C
    Atenuar resíduos vegetais, que são orgânicos, não diminui nenhum gás do efeito estufa. 

  • Eu pensei que era relacionado à decomposição e marquei E. Não deixa claro que a resposta é C apenas pelo texto. Terrível. Aumentar matéria orgânica no solo poderia ser simplesmente jogar folhas no chão para serem decompostas. Jogar matéria orgânica morta no chão também é uma prática agrícola. O texto não especifica que é matéria orgânica viva.

  • Difícil compreender essa questão.

    A matéria orgânica é composta por restos de seres vivos (folhas, cascas, fezes...) e, sendo assim, entrará em decomposição.

    O processo de decomposição, como bem sabemos, libera para a atmosfera alguns gases, como o CO2 e o CH4.

    aumento da matéria orgânica no solo = aumento do processo de decomposição = aumento da liberação de CO2, CH4, etc.

    Concordo com os colegas que ficaram em dúvida em relação à alternativa E.

  • Verdade! Lucas Leal.Concordo.

  • ...minimizar o agravamento do efeito estufa...

    Se o dióxido de carbono é um gás estufa, e a fotossíntese é um processo que sequestra o dióxido da atmosfera, aumentar a quantidade de matéria orgânica produzida através da fotossíntese é um forma de amenizar o efeito estufa.

    Letra C


ID
1353910
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Diesel é uma mistura de hidrocarbonetos que também apresenta enxofre em sua composição. Esse enxofre é um componente indesejável, pois o trióxido de enxofre gerado é um dos grandes causadores da chuva ácida. Nos anos 1980, não havia regulamentação e era utilizado óleo diesel com 13 000 ppm de enxofre. Em 2009, o diesel passou a ter 1 800 ppm de enxofre (S1800) e, em seguida, foi inserido no mercado o diesel S500 (500 ppm). Em 2012, foi difundido o diesel S50, com 50 ppm de enxofre em sua composição. Atualmente, é produzido um diesel com teores de enxofre ainda menores.

Os impactos da má qualidade do óleo diesel brasileiro. Disponível em: www.cnt.org.br.Acesso em: 20 dez. 2012 (adaptado).


A substituição do diesel usado nos anos 1980 por aquele difundido em 2012 permitiu uma redução percentual de emissão de SO3 de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D:

    13.000 ppm ---- 100%

    50 ppm ----- x

    13.000 x = 5.000

    x = 5/ 13 = 0,38%

    100% - 0,38% = 99,62%

  • outro método para achar a redução percentual:

    diminui o último pelo primeiro:

    50-13000=12950

    Divide o resultado pelo primeiro valor:

    12950/13000:0,9961

    multiplica o resultado por 100%: 99,61%

  • 5/1300 ,ou seja, parte pelo todo vezes 100% que encontra a variação da redução entre os dois anos, porém, você subtrai o primeiro ano (1980) que representa 100% pelo o segundo ano (2012) que representa 0,38% e chega ao resultado final. 

    Que seria o que a questão pede.
  • 50/1300 = 0,0038

    1 - 0,0038 = 0,9962  (99,62%)

  • Eu não fiz como vocês mas acertei. Fiz por tentativas

    13000 . 99,6 = 1294800

    1294800/ 100= 12948 (ja que é uma porcentagem)

    13000-12948= 52 (PRÓXIMO DE 50 QUE É A QUANTIDADE DE SO3 EM 2012)

  • Uma simples regra de três.

  • Resolução com regra de 3:


    13000 - 100%

    50 - x


    13000x = 5000

    x = 5000/13000

    x = 0,38 -> aproximadamente


    Logo, com a redução percentual:


    100% - 0,38% = 99,62%


    R = Letra D.

  • A questão pediu a redução do trióxido de enxofre e não do enxofre. Eu fiz a regra de três considerando que o trióxido de enxofre possui a messa concentração do enxofre e encontrei a resposta, mas achei a questão mal feita.

    Quando ele fala 13000 ppm, significa que, se eu tiver 1000000 (1 milhão) de gramas de Diesel, 13.000 gramas vão ser só de enxofre.

    Quando ele fala 50 ppm, significa que, se eu tiver 1000000 (1 milhão) de gramas de Diesel, 50 gramas vão ser só de enxofre.

    E por aí vai...

    13.000 g ------------------------- 100%

    50 g ------------------------------- Y

    Y = 0,4%

    A redução é portanto:

    X = 100% - 0,4% = 96,6%

    Letra D

  • 13.000-------100%

    50----------------x

    1300x = 500

    X = 5/13

    X = 0,38%

    100% - 0,38% = 99.62%

    Letra D

  • dividir números grandes com resultados quebrados leva muito tempo então fiz só cortando os zeros:

    10% de 13000 = 1300. ainda muito longe de 50 (então nao pode ser menos que 90%, que seria 100% - 10%).

    10% de 1300 (que é 1% de 13000) = 130. ainda acima de 50. dai ja elimina as alternativas A, B e C, pois a diferença é menor que 1% , ou seja a diminuição de enxofre deve ser maior que 99%. (100% - x < 1%)

    sobram D e E. a E podemos eliminar porque 10% de 130 (que seria 0,1% de 13000) da 13, menor que 50. entao a diferença seria acima de 0,1% e menor que 1%. que é a letra D. (100% - 99,6% = 0,4%)

  • Regra de três:

    13000 — 100%

    50 — x %

    13000x = 5000

    x = 5 / 13

    x = 0,38

    A redução foi de:

    100 - 0,38 = 99,62


ID
1464562
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Paulista - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em relação ao efeito estufa, analise as afirmativas abaixo:
 
1. É responsável por manter a temperatura média do planeta próxima dos 15º C.
2. A emissão dos chamados gases estufa aumenta a quantidade de energia, que é mantida na atmosfera devido à absorção do calor refletido ou emitido pela superfície do planeta, provocando a elevação da temperatura da superfície.
3. Ocorre quando os gases nitrogenados e/ou sulfonados, produzidos por uma série de atividades da sociedade moderna, reagem com o vapor de água na atmosfera, produzindo ácidos (nítrico e/ou sulfúrico).
4. O Dióxido de carbono (um dos gases estufa) é o principal composto resultante da combustão completa de combustíveis fósseis e de outros materiais combustíveis que contenham carbono, além de ser gerado no processo de respiração aeróbia dos seres vivos, que utilizam o oxigênio para poder liberar a energia presente nos alimentos ingeridos.

Está CORRETO o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Item 1. Correto;

    Item 2. Correto;

    Item 3. Errado, pois gases nitrogenados e sulfonados + Vapor de água na atmosferaÁcido sulfúrico e nítrico, provocando PRECIPITAÇÃO e incorrendo em CHUVA ÁCIDA (Diferente de Efeito Estufa);

    Item 4. Correto.

    Gabarito: D


ID
1528966
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A chuva ácida é formada ao atravessar uma atmosfera poluída por óxidos. A precipitação é formada por ácido sulfúrico e ácido nítrico. Quais são esses óxidos?

Alternativas
Comentários
  • Essa foi pra não zerar... sulfur = enxofre

  • Pela misericórdia...

    Nítrico--> NITRogênio

    Sulfúrico ---> Enxofre

  • Chuva ácida óxido ácido ametal com oxigenio


ID
1540864
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em 1979, o escritor e cientista Isaac Asimov escreveu um artigo pioneiro com informações sobre a atmosfera de do planeta Vênus, muito quente com seus 95% de C02. Asimov ponderou se a poluição do ar não estaria provocando o aumento gradativo da temperatura terrestre, num processo semelhante ao que teria ocorrido em condições naturais em Vênus. Pela primeira vez, usou-se a expressão efeito estufa para definir o fenômeno. Segundo alguns cientistas e especialistas, um aumento na temperatura média do planeta Terra, em apenas 2°c, seria o suficiente para provocar o derretimento das geleiras, e, consequentemente, elevar o nível do mar, causando inundações e graves problemas ambientais. Dentre os fenômenos relacionados ao aquecimento global, o agravamento do efeito estufa tem sido motivo de debate sobre o aumento da temperatura terrestre.
Assinale a alternativa correta que apresenta as causas do efeito estufa.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO:

    a) Aumento de gases atmosféricos, como o dióxido de carbono (C02), metano (CH4) e dióxido de nitrogênio (N02), que têm a propriedade de absorver calor.


ID
1573921
Banca
SENAC-SP
Órgão
SENAC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

      Chuva ácida é toda chuva que tem pH abaixo de 7, o índice normal da água. Ao pé da letra, toda chuva é considerada ácida, já que sempre existe alguma concentração de ácidos nas torrentes. Quando o pH é 5,6 ou menos, ela se torna capaz de matar peixes, destruir o solo e corroer materiais sólidos. O fenômeno ocorre porque as nuvens não são formadas apenas por vapor d’água, mas também por gases diversos. Os componentes gasosos da poluição, como o dióxido de carbono (CO2), o dióxido de enxofre (SO2) e o dióxido de nitrogênio (NO2) se misturam à água e podem, inclusive, viajar com o vento e contaminar a chuva de outras cidades. 

                                                                     (Adaptado: Revista Mundo Estranho, setembro de 2013. p. 49)


O índice normal da água, ou seja, pH = 7, a 25 °C, corresponde à concentração de íons OH igual a

Dado: Kw, a 25 °C = 1,0 × 10−14

Alternativas
Comentários
  • questão mau elaborada e nem precisava do texto.


ID
1573924
Banca
SENAC-SP
Órgão
SENAC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

      Chuva ácida é toda chuva que tem pH abaixo de 7, o índice normal da água. Ao pé da letra, toda chuva é considerada ácida, já que sempre existe alguma concentração de ácidos nas torrentes. Quando o pH é 5,6 ou menos, ela se torna capaz de matar peixes, destruir o solo e corroer materiais sólidos. O fenômeno ocorre porque as nuvens não são formadas apenas por vapor d’água, mas também por gases diversos. Os componentes gasosos da poluição, como o dióxido de carbono (CO2), o dióxido de enxofre (SO2) e o dióxido de nitrogênio (NO2) se misturam à água e podem, inclusive, viajar com o vento e contaminar a chuva de outras cidades. 

                                                                     (Adaptado: Revista Mundo Estranho, setembro de 2013. p. 49)

Para elevar o pH da água da chuva, pode-se adicionar a substância

Alternativas
Comentários
  • O bicarbonato de sodio atua como um sal acido, porem o acido formado é um acido fraco e torna o meio menos acido. Letras A e E sao acidos mais fortes. Letras C e D sao sais que formam acidos e bases fortes.


ID
1599880
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A chuva ácida é determinada quando o pH da água da chuva é igual ou inferior a 5,5. Ela pode ser formada principalmente pela presença de óxidos ácidos na atmosfera que, após reação com a água presente, forma o ácido correspondente. Indique a alternativa que contém um óxido ácido.

Alternativas
Comentários
  • forma o ácido nitrico com água, já os outros compostos não formam ácidos

  • Para que identifiquemos um óxido ácido , basta reagi-lo com água.

    NO2 +H2O = H2NO3 ( ácido nítrico)

    Ox ácido = ao reagir com água tem produto ácido

    Ox básico = ao reagir com água tem produto básico

    NO2

    LETRA D

    APMBB


ID
1599892
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

“A chuva ácida em Pequim se intensificou num grau alarmante no último ano, apesar de a cidade ter sido considerada livre do fenômeno, informou hoje o jornal "South China Morning Post". Estatísticas do Birô de Proteção Ambiental de Pequim mostraram que o pH de água de chuva na capital em 2004 estava abaixo de 5,6, limite da chuva ácida. O número caiu para 4,9 no ano passado, um valor considerado sério.” Para um pH igual a 4,9, o valor da concentração hidrogêniônica da solução deve ser igual a:

Alternativas
Comentários
  • a letra b tem o mesmo valor que a e, apenas com outra notação, porque só a "e" está correta?

  • Não entendi

  • GAB: b

     

    pH = - log H+

    4,9 = - log H+

    10^(4,9) = 10^(- log H+)

    1x10^( -4,9) =  H+

    H+=  1x10^(-4,9)

     

  • Gabarito B.

    A letra E nos dá um valor bem aproximado, mas o valor exato é na letra B.


ID
1607257
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

“Pelo banimento do monóxido de diidrogênio (MDH)!


O MDH é o principal componente da chuva ácida, contribui para o efeito estufa e a erosão em áreas naturais, acelera a oxidação de muitos metais e pode causar defeitos em aparelhos elétricos. Tem causado danos a propriedades estimados em milhões de dólares.


Além disso, o contato com a forma gasosa e a exposição prolongada à forma sólida podem danificar severamente, às vezes de modo irreversível, tecidos vivos. Só que os efeitos nocivos, infelizmente, não se limitam a isso. Trata-se de uma substância que mata milhares de pessoas todos os anos. Na maioria dos casos, as vítimas inalaram-na acidentalmente.”


(Adaptado de S. H. Martins, www.educacaopublica.rj.gov.br/ suavoz/0008.html)


A respeito do MDH, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Pegadinha do Mallandro...

    Monóxido de diidrogênio é só um nome diferente para a água (H2O) kkkkkkk

     

    A letra E está correta!

     

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Mon%C3%B3xido_de_di-hidrog%C3%AAnio_(lenda_urbana)

  • gabarito E

    Sua produção pode se dar pela oxidação de hidrogênio em certas células de combustível.

    -----------------------------------------------------------------------------------

    0 -------------------- +1

    H2 + 1/2 O2 ==> H2O


ID
1623763
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em relação ao gás natural, a alternativa INCORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • Metano é muito mais poluente para o efeito estufa que o gás carbônico

  • O gás natural, encontrado no subsolo terrestre ou marítimo, é constituído por uma mistura de hidrocarbonetos leves. Grande parte do gás natural (cerca de 70%) é formada pelo gás metano. Fazem também parte da composição do gás natural o propano, nitrogênio, oxigênio, etano e enxofre.

     

    Nos segmentos de transporte coletivo e de cargas, a utilização do GN recebeu o nome de GNV ( gás natural veicular) e assume importância na redução de agentes poluentes e por ser 70% mais barato do que outros combustíveis.

     

    O uso do GN nas residências, seja para cocção, seja para calefação, além da segurança e praticidade, tem a vantagem de substituir o GLP(derivado de petróleo importado pelo Brasil), que exige complexa infra-estrutura de transporte e armazenamento.

     

    É utilizado como matéria-prima nas indústrias petroquímica (plásticos, tintas, fibras sintéticas e borracha) e de fertilizantes (uréia, amônia e seus derivados), e para redução do minério de ferro na indústria siderúrgica.

     

    75% do gás natural comercializado é transportado por gasoduto apenas 25% é transportado por navios na forma de gás natural liquefeito. A tecnologia GNL é cara se comparada ao gasoduto. O GNL é aplicado quando o gasoduto não é viável técnico-economicamente

  • Os gases do efeito estufa que envolvem a Terra absorvem parte da radiação infravermelha refletida pela superfície terrestre, impedindo que a radiação escape para o espaço e aquecendo a superfície da Terra. Os principais são os gases carbônico e metano.

    O dióxido de carbono ou gás carbônico (CO2) é emitido, principalmente, pelo uso de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural) nas atividades humanas. Segundo o Painel Intergovernamental de Mudanças do Clima, o CO2 é o principal "culpado" pelo aquecimento global, sendo o gás de maior emissão (aproximadamente 78%) pelos humanos.

    O gás metano (CH4) é produzido pela decomposição da matéria orgânica. É abundante em aterros sanitários, lixões e reservatórios de hidrelétricas, e também pela criação de gado (a pecuária representa 16% das emissões mundiais de gases de efeito estufa) e cultivo de arroz. Também é resultado da produção e distribuição de combustíveis fósseis (gás, petróleo e carvão). Se comparado ao CO2, também é mais perigoso: o metano é mais eficiente na captura de radiação do que o CO2. O impacto comparativo de CH4 sobre a mudança climática é mais de 20 vezes maior do que o CO2, isto é, 1 unidade de metano equivale a 20 unidades de CO2.

    Fonte: http://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/28261-gases-do-efeito-estufa-dioxido-de-carbono-co2-e-metano-ch4/

     


ID
1758532
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O efeito estufa é um fenômeno natural e possibilita a vida humana na Terra. Quando existe um balanço entre a energia solar incidente e a energia refletida na forma de calor pela superfície terrestre, o clima se mantém praticamente inalterado. Entretanto, o balanço de energia pode ser alterado devido às mudanças na concentração de gases de efeito estufa na atmosfera, decorrente da poluição. Dentre os principais gases de efeito estufa regulados pelo Protocolo de Quioto, aquele que é utilizado como referência para classificar o poder de aquecimento global dos demais gases de efeito estufa é o: 

Alternativas
Comentários
  • As emissões são expressas em CO2 equivalente.


ID
1926889
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A água da chuva é naturalmente ácida, mesmo em locais não poluídos, devido à formação de compostos ácidos decorrentes de reações que acontecem entre gases na atmosfera. A acidez da chuva pode ser intensificada pela emissão de compostos de enxofre e de nitrogênio, oriundos da queima de combustíveis fósseis. Assinale a alternativa que apresenta uma reação não relacionada à formação de chuva ácida.

Alternativas
Comentários
  • Enxofre no estado livre só existe no estado sólido em condições normais de temperatura e pressão.

  • Chuva ácida só se forma na presença de um óxido ácido


ID
1949281
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A chuva ácida é um fenômeno químico resultante do contato entre o vapor de água existente no ar, o dióxido de enxofre e os óxidos de nitrogênio. O enxofre é liberado, principalmente, por veículos movidos a combustível fóssil; os óxidos de nitrogênio, por fertilizantes. Ambos reagem com o vapor de água, originando, respectivamente, os ácidos sulfuroso, sulfídrico, sulfúrico e nítrico.

Assinale a opção que apresenta, respectivamente, a fórmula desses ácidos.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA A, ANALISANDO O PRIMEIRO E ULTIMO ACIDOS, TEMOS, RESPECTIVAMENTE: ENXOFRE COM NOX +4, SUFIXO (OSO) E, NITROGENIO COM NOX +5, SUFIXO (ICO).

  • BIZU DOS SUFIXOS:

    OSO = 1 Oxigênio a menos

    IDRICO = Sem Oxigênio

    ICO = Normal

    Letra A

    BRASIL!!

  • ÁCIDO SULFUROSO = sulfixo oso [ nox entre 4+;3+ ]

    H2SO3

    H= +2

    S=+4

    O=-6

    ÁCIDO SULFÍDRICO = hidracidos [ acrescentar o sulfixo -idrico]

    H2S

    ÁCIDO SULFÚRICO= sulfixo -ico [ nox entre 5+; 6+]

    H2SO4

    H=+2

    S=+6

    O=-8

    ÁCIDO NÍTRICO = sulfixo ico [ mesmo esquema]

    HNO3

    H=+1

    N=+5

    O=-6

    LETRA A

    APMBB

  • Dica extra:

    OSO = Possue Oxigênio

    ICO = Possue Oxigênio

    IDRICO = NÃO possue oxigênio


ID
2024983
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A chuva ácida é um tipo de poluição causada por contaminantes gerados em processos industriais que, na atmosfera, reagem com o vapor d’água.
Dentre os contaminantes produzidos em uma região industrial, coletaram-se os óxidos SO3 , CO, Na2O e MgO.
Nessa região, a chuva ácida pode ser acarretada pelo seguinte óxido:

Alternativas
Comentários
  • Em geral, os óxidos ácidos são formados por ametais.

    Obs: o CO é uma exceção, pois é um óxido neutro.

    Desta maneira, só nos resta o SO3

    GABARITO: LETRA A

  • SO₃ + H₂O → H₂SO₄


ID
2058271
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Certo composto tem sido indicado como o combustível do futuro pelas suas características: é abundante em compostos na terra, queima sem poluir o ar ou contribuir significativamente para o efeito estufa, porque o único produto da combustão é a água.


Este enunciado caracteriza:

Alternativas
Comentários
  • e) hidrogênio.

     

    A combustão de 1g de hidrogênio (H2) libera 142 kJ, enquanto a combustão de 1g de gasolina produz 48 kJ. O hidrogênio é abundante na Terra na forma de compostos e queima sem poluir o ar ou contribuir significativamente para o efeito estufa, pois a água é o único produto de sua combustão. No entanto, é preciso obter H2 por um processo mais barato e que não use combustível fóssil. A eletrólise da água é um excelente processo, mas é muito caro. Uma boa alternativa seria usar células solares para produzir energia elétrica para a eletrólise da água. Células fotoeletroquímicas são células eletrolíticas que usam a energia da luz para efetuar a reação. Outro problema quanto ao uso do H2 é o armazenamento do gás, que requer recipientes enormes.


ID
2105263
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O ciclo natural do enxofre foi muito perturbado pelo desenvolvimento tecnológico. A legislação atual exige que a presença de enxofre em combustíveis seja minimizada. Alguns compostos envolvidos no ciclo do enxofre são: S, H2S, SO2.

Considere as seguintes afirmações:
I. O dióxido de enxofre contribui com a chuva ácida ao gerar, por oxidação, o ácido sulfúrico.
II. O dióxido de enxofre é um gás estufa muito potente.
III. Sendo um ácido forte, o ácido sulfúrico pode mudar a distribuição de íons metálicos em corpos d’água causando desequilíbrio ambiental.
Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B.

    Apenas o item II está errado.

    II. O dióxido de enxofre é um gás estufa muito potente.

    O certo seria HF6 - hexafluoreto de enxofre.

    Por outro lado, o dióxido de enxofre está relacionado ao fenômeno da chuva ácida.


ID
2108713
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A chuva ácida, responsável pela corrosão em estruturas metálicas e em concreto, ocorre principalmente pela presença das seguintes substâncias poluentes na atmosfera:

Alternativas

ID
2116417
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Os clorofluorcarbonos, descobertos por Thomas Midgley Jr. (1899-1944), não são tóxicos, nem reativos, nem explosivos e foram bastante utilizados em extintores, refrigerantes, propelentes de aerossol e, posteriormente, como agente refrigerante em geladeiras e aparelhos de ar condicionado. Tais gases, no entanto, estão causando a destruição da camada de ozônio. No que diz respeito a clorofluorcarbonos e ozônio, assinale a afirmação verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • O ozônio embora benéfico na estratosfera, onde forma uma camada protetora contra efeitos danosos da radiação ultravioleta, tem efeitos tóxicos nas camadas mais baixas da atmosfera(troposfera), por afetar diretamente os seres vivos. O ozônio tem alto poder oxidativo e, por isso, é muito tóxico às plantas, podendo causar danos consideráveis às espécies vegetais nativas e culturas agrícolas. Este poluente atmosférico é formado por reações químicas na atmosfera, a partir de precursores como os hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio emitidos por processos de combustão, principalmente industriais ou veiculares.


ID
2116435
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Uma amostra de gás causador de chuva ácida, com massa de 4,80 g, ocupa um volume de 1 litro quando submetido a uma pressão de 1,5 atm e a uma temperatura de 27 oC. Esse gás é o 

Alternativas
Comentários
  • PV= nRT, como n=m/MM

    PV= mRT/MM

    já que m/v é densidade

    P.MM.V/RT = m/V

    daí substitui pelos valores e acha MM=80

    a) SO2= 32 + 2. 16= 64

    b) SO3 = 32 + 3.16= 80


ID
2147488
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Uma das etapas possíveis de formação da chuva ácida pode ser representada pelo equilíbrio

SO2(g) + ½O2(g) ⇋ SO3(g)

A expressão da constante de equilíbrio KC, com base na lei de ação das massas, para esta reação é

Alternativas

ID
2152369
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A chuva ácida é um dos grandes problemas ambientais da atualidade. Esse fenômeno é muito comum nos centros urbanos e industrializados, onde ocorre a poluição atmosférica decorrente da liberação de óxidos de elementos químicos, sobretudo pela queima do carvão mineral e de outros combustíveis de origem fóssil. Assinale a alternativa que apresenta um dos elementos químicos capazes de provocar a chuva ácida.

Alternativas
Comentários
  • S - Enxofre -> Formador do Ácido Sulfurico H2SO4

  • Principais gases responsáveis pelas chuvas ácidas:

    1 - Óxido de enxofre (S) - reage c a água e forma ácido sulfúrico e sulfuroso

    2 - Óxido de nitrogênio (N) - reage com a água formando ácido nítrico e nitroso


ID
2156191
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O petróleo extraído até pouco tempo no Brasil possuía grandes quantidades de enxofre, o que o tornava um petróleo considerado de baixa qualidade. Ao ser queimado, o enxofre se transforma em dióxido de enxofre, que é gasoso e sobe para a atmosfera. Assinale a alternativa que apresenta um efeito associado a altas concentrações de enxofre na atmosfera.

Alternativas
Comentários
  • As principais reações de enxofre na atmosfera envolvem a transformação do dióxido de enxofre em ácido sulfúrico, o que resulta na chuva ácida.

    A formação do ácido sulfúrico eleva o pH da chuva, formando a chamada , que causa danos ao meio ambiente, como poluição das águas superficiais, morte de peixes e corrosão de árvores e outros vegetais. Causa danos também a bens artísticos e arquitetônicos, como ao corroer estátuas de mármore e estruturas metálicas.


ID
2187430
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A preocupação com o efeito estufa tem sido cada vez mais noticiada e sentida por todos. Em alguns dias do verão de 2014, a temperatura em algumas cidades, como o Rio de Janeiro, chegou a atingir 41 ºC. O valor dessa temperatura na escala Kelvin é:

Alternativas
Comentários
  • DICA:

    K=C+273  SÓ LEMBRAR K +

    C=K-273  SÓ LEMBRAR C -

    K=(9XC)/5+32


ID
2215159
Banca
PUC-PR
Órgão
PUC - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O ácido sulfúrico é uma das substâncias mais conhecidas da Química, suas aplicações são diversas, pois este ácido é o mais utilizado na indústria e devido a isso ele serve como um medidor de índice industrial de um país, pois quanto mais há consumo desta substância, mais desenvolvida é a indústria local. O fator negativo dessa grande utilização é o agravamento dos processos de chuva ácida devido a uma maior liberação de compostos de enxofre. A seguir, estão listadas algumas das suas aplicações.

• Produção de ácido fosfórico.

• Refinaria de petróleo.

• Baterias automotivas.

• Fabricação de fertilizantes transformando alguns componentes insolúveis em solúveis.

• Fabricação de explosivos.

• Fabricação de tintas e papel.

Fonte: <http://www.infoescola.com/quimica/acido-sulfurico/>

Em relação a essa substância, suas características químicas e reações, nota-se que

Alternativas
Comentários
  • O erro da alternativa D é ter colocado o "trióxido de enxofre" (o que formaria com água um ácido fraco (H2SO3)), o certo seria dióxido de enxofre que com água formaria o ácido sulfúrico (H2SO4), o perigoso.

  • O erro da "D" é afirmar que o trióxido de enxofre consiste em um composto altamente polar, o que é incongruente, pois apresenta uma estrutura semelhante à trigonal planar. O ácido sulfúrico é produto da reação entre a água atmosférica e o trióxido de enxofre. H2O + SO3- ---------> H2SO4(aq)


ID
2234950
Banca
IBADE
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta dois gases associados ao efeito estufa.

Alternativas
Comentários
  • Gás Carbônico e Metano

  • N2, O2 fazem parte da composição do ar

     

  • Dióxido de Carbono e metano.

  • CO 2 CARBONO E CH 4 METANO


ID
2234953
Banca
IBADE
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Gases que são produzidos por queima incompleta de combustíveis e que em altas concentrações atmosféricas podem causar a “chuva ácida” são apresentados na alternativa:

Alternativas

ID
2236627
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A energia nuclear é uma alternativa aos combustíveis fósseis que, se não gerenciada de forma correta, pode causar impactos ambientais graves. O princípio da geração dessa energia pode se basear na reação de fissão controlada do urânio por bombardeio de nêutrons, como ilustrado:

235U + n → 95Sr + 139Xe + 2 n + energia

Um grande risco decorre da geração do chamado lixo atômico, que exige condições muito rígidas de tratamento e armazenamento para evitar vazamentos para o meio ambiente.

Esse lixo é prejudicial, pois

Alternativas
Comentários
  • a professora não explica nada no video, só lê a questão... sempre é assim , ela é pessima 

  • Resposta letra A, pois a radiação causa series de deformações, cancer, doenças respirátorias. No Japão ainda pessoas ainda há pessoas com problemas de saúde por causa da bomba atomica.

     

  • Respota letra E.

     

  • Verdade du Rafael 

  • Material radioativo emite radiação. Letra E, a resposta.

  • O lixo radioativo é prejudicial ao meio ambiente e à saúde da população. A emissão da radiação pode causar sérios danos ambientais em curto espaço de tempo, além disso, o material radioativo pode permanecer por um longo tempo no meio. Letra E

  • A questão põe em questão justamente a grande desvantagem do uso das usinas nucleares: como fazer o descarte adequado do lixo radiativo?

    "Por que o lixo nuclear representa perigo? Quando os isótopos de Urânio passam pelo processo de fissão nuclear, se desintegram e passam a emitir radiações gama. Os raios gama são extremamente nocivos à saúde porque possuem um grande poder de penetração, eles invadem as células do organismo e podem levar até à morte. Por isso os materiais radioativos oferecem riscos à saúde do homem.'' fonte: brasilescola

    Letra E

  • A radiação gama, por exemplo, por sua alta energia e penetração, consegue remover elétrons dos átomos dos tecidos internos e romper ligações químicas por ionização, podendo causar mutação no DNA.

    Fonte: Questão do ENEM PPL 2011.

  • O lixo radioativo é prejudicial ao meio ambiente e à saúde da população. A emissão da radiação pode causar sérios danos ambientais em um curto espaço de tempo, além disso, o material radioativo pode permanecer por um longo tempo.

    Letra E

  • Quando se fala de energia nuclear lembre do caso em Chernobyl, no que a cidade virou e porquê ela virou aquilo

  • cheguei na letra E por meio do que a reação produziu, que foi Energia, a única q falava sobre energia era a letra E, radiação.


ID
2341264
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

São considerados os dois principais gases causadores do Efeito Estufa:

Alternativas
Comentários
  • CO2 – Responsável por cerca de 60% do efeito-estufa, cuja permanência na atmosfera é de pelo menos centena de anos, o dióxido de carbono é proveniente da queima de combustíveis fósseis (carvão mineral, petróleo, gás natural, turfa), queimadas e desmatamentos, que destroem reservatórios naturais e sumidouros, que tem a propriedade de absorver o CO2 do ar.

    CH4 – Responsável por 15 a 20% do efeito estufa, é.componente primário do gás natural, também produzido por bactérias no aparelho digestivo do gado, aterros sanitários, plantações de arroz inundadas, mineração e queima de biomassa.

    https://cetesb.sp.gov.br/proclima/gases-do-efeito-estufa/#:~:text=CO2%20%E2%80%93%20Respons%C3%A1vel%20por%20cerca%20de,e%20sumidouros%2C%20que%20tem%20a


ID
2364628
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Nos últimos anos, tem-se investido intensamente no aproveitamento do biogás gerado a partir da decomposição anaeróbica de resíduos orgânicos. O biogás é uma mistura constituída principalmente por CH4(g) — na faixa de 60% a 80% em quantidade de matéria — e CO2(g), além de pequenas quantidades de outros componentes. Para a maioria das aplicações, o biogás deve passar por uma etapa de purificação que visa remover contaminantes como, por exemplo, H2S, H2O e NH3, além de reduzir o teor de CO2 para algo em torno de 1% a 3% em quantidade de matéria. Após esse tratamento, o biogás costuma ser denominado biometano.
Tendo como referência essas informações, julgue o item que se segue, com relação ao biogás e seus componentes. 
O emprego do biogás como fonte de energia é uma alternativa importante para conter a intensificação do efeito estufa, por ser uma das maneiras de se substituírem combustíveis fósseis por uma fonte de energia de caráter renovável, reduzindo-se o impacto sobre o ciclo de carbono. Seu emprego impede, ainda, que grande quantidade de CH4, um potente gás causador de efeito estufa, seja lançada diretamente para a atmosfera.

Alternativas
Comentários
  • O metano é 21 vezes mais poluente que o gás carbônico.

  • http://www.scielo.br/pdf/esa/v21n2/1809-4457-esa-S1413_41522016141477.pdf

  • Vamos analisar a questão.

    O biogás é obtido como um produto da decomposição anaeróbia da matéria orgânica, originado pela ação de determinadas espécies de bactérias. Este gás é composto principalmente por metano (CH4) e gás carbônico (CO2). A geração do biogás fornece uma opção energética renovável de bom rendimento e pode ser uma das maneiras de substituir os combustíveis fósseis, reduzindo-se o impacto sobre o ciclo do carbono. O CH4 é um gás cujo efeito estufa é estimado em, no mínimo, 21 vezes o do CO2. Desta forma, o sequestro de CH4 contido na biomassa residual utilizada para a produção de biogás impede que esse CH4 seja lançado diretamente para a atmosfera. Portanto, o item está correto.


    Gabarito do Professor: CERTO.

ID
2364721
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A química é muito importante para a compreensão do ambiente e das transformações que nele acontecem, sejam elas naturais ou não. Com relação às transformações e aos fenômenos químicos que acontecem no ambiente, julgue o próximo item.

O efeito estufa é um fenômeno natural que mantém a atmosfera terrestre aquecida.

Alternativas
Comentários
  • O efeito estufa é um fenômeno natural ocasionado pela concentração de gases na atmosfera, os quais formam uma camada que permite a passagem dos raios solares e a absorção de calor. Esse processo é responsável por manter a Terra em uma temperatura adequada, garantido o calor necessário. Sem ele, certamente nosso planeta seria muito frio e a sobrevivência dos seres vivos seria afetada.

  • Vamos analisar a questão.

    O sol emite radiação que incide na Terra e, como a temperatura da Terra é menor do que a do sol, grande parte desta energia escapa como radiação infravermelha. O efeito estufa pode ser definido como a retenção dessa radiação por certos gases da atmosfera, o que promove o aquecimento da atmosfera terrestre. Se esse efeito não existisse, a temperatura média da superfície do planeta seria inferior ao ponto de fusão da água. Portanto, a afirmativa está correta.


    Gabarito do Professor: CERTO.

ID
2364724
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A química é muito importante para a compreensão do ambiente e das transformações que nele acontecem, sejam elas naturais ou não. Com relação às transformações e aos fenômenos químicos que acontecem no ambiente, julgue o próximo item.

Os principais gases do efeito estufa são o vapor d’água e o dióxido de carbono.

Alternativas
Comentários
  • Principais GEE's metano, vapor de água, ozônio e gás carbônico.

  • O dióxido de carbono (CO2) é o principal gás do efeito estufa uma vez que é proveniente da queima de combustíveis fósseis, tais como, carvão mineral, petróleo e gás natural, queimadas e desmatamentos. Além do CO2 e de gases como o CH4, o N2O e o O3, o vapor d'água, que está presente na atmosfera, também absorve parte da radiação emanada e é um dos principais contribuintes para o aquecimento do planeta. Embora não seja produzido em grandes quantidades por atividades do ser humano, com o aumento do calor, uma maior quantidade de evaporação d'água ocorrerá, o que também ampliará sua contribuição para o aumento do efeito estufa.
    Dessa forma, o item está correto. 

    Gabarito do Professor: CERTO.

ID
2364733
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A química é muito importante para a compreensão do ambiente e das transformações que nele acontecem, sejam elas naturais ou não. Com relação às transformações e aos fenômenos químicos que acontecem no ambiente, julgue o próximo item.

Uma chuva cujo pH seja igual a seis é considerada chuva ácida.

Alternativas
Comentários
  • pH de 5,6

  • A chuva ácida apresenta pH entre 1 e 5.

     

  • Para ser considerada CHUVA ÁCIDA o pH tem que ser menor ou igual a 5,6

  • Vamos analisar a questão.

    A chuva "normal", que não foi afetada pelas atividades do ser humano,  contém, essencialmente, ácidos fracos e possui um pH próximo de 5,6. Ela é composta principalmente pelo ácido carbônico (H2CO3), que é formado pela dissolução do dióxido de carbono da atmosfera na água. Quando essa chuva é poluída por ácidos fortes, provenientes da atividade humana, como o NO (formado na atmosfera em temperaturas elevadas) e o SO2 (produzido na queima de produtos fósseis como subproduto de algumas reações), o pH da chuva diminui e ela se torna ácida, uma vez que esses gases formam ácidos fortes:

    2 NO (g) + O2(g) → 2 NO2(g)
    3 NO2(g) + 3 H2O(l) → 2 H3O+(aq) + 2 NO3-(aq) + NO(g)
    SO2(g) + H2O(l) → H2SO3(aq)

    Desta forma, uma chuva cujo pH seja igual a seis não é considerada como ácida, sendo considerada ácida quando há uma acidez excessiva, que torna o pH inferior a 5,6, aproximadamente.


    Gabarito do Professor: ERRADO.


ID
2364736
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A química é muito importante para a compreensão do ambiente e das transformações que nele acontecem, sejam elas naturais ou não. Com relação às transformações e aos fenômenos químicos que acontecem no ambiente, julgue o próximo item.

Uma das consequências da chuva ácida para a natureza é o fato de que ela aumenta o pH de rios e lagos.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade a chuva ácida não eleva o pH e sim diminui, impossibilitando condições favoraveis ao seres que ali vivem.

  • pH = 1, 2, 3, 4, 5 ,6 (ÁCIDO)

    pH = 7 (NEUTRO)

    pH = 8, 9, 10, 11, 12, 13 e 14 (BÁSICO)

    Como a chuva é ácida, o pH irá diminuir e não aumentar.

  • Vamos analisar a questão.

    A chuva ácida ocorre quando há um aumento na acidez da água da chuva, o que é causado principalmente pelo aumento na concentração de óxidos de enxofre e nitrogênio na atmosfera. Estes óxidos e o óxido de carbono são chamados de óxidos ácidos, uma vez que, quando estão em contato com a água (água de chuva, neste caso) formam ácidos. Sendo assim, a chuva ácida aumenta a acidez de rios e lagos. O pH é definido pela fórmula: pH = - log[H3O+]. Logo, quanto maior a acidez, maior a concentração de íons H3O+ e, consequentemente, menor o pH. Portanto, a chuva ácida diminui o pH de rios e lagos. 


    Gabarito do Professor: ERRADO.

ID
2372083
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A respeito das intervenções humanas e de suas consequências na natureza, julgue o item a seguir.

A grande quantidade de dióxido de carbono (CO2) liberada na queima de carvão e óleo combustível em indústrias e usinas termoelétricas está relacionada às chuvas ácidas, que corroem monumentos históricos e afetam a biodiversidade dos lagos, dos rios e das florestas.

Alternativas

ID
2372089
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A respeito das intervenções humanas e de suas consequências na natureza, julgue o item a seguir.

A emissão aumentada dos chamados “gases-estufa”, que desestabiliza o equilíbrio da energia da Terra, consolida o principal papel que o efeito-estufa desempenha ao prejudicar todas as formas de vida no planeta.

Alternativas
Comentários
  • Errado!

    Não confundir! O efeito estufanem sempre é um processo ruim!

  • Estranho, pela minha interpretação do acho que estaria CERTO. Perceba:

    1) Sabe-se que o efeito estufa ocorre naturalmente e esse é vital para a vida na Terra

    2) Contudo as atividades antrópicas, como queima de combustível para indústrias e meios de transporte, por exemplo, leva à emissão aumentada dos chamados “gases-estufa”, que desestabiliza o equilíbrio da energia da Terra, consolida o principal papel que o efeito-estufa desempenha ao prejudicar todas as formas de vida no planeta

    Entendo que a questão deixou claro que é a emissão aumentada...

  • O efeito estufa é necessário para que a vida na terra seja mentida, já que sem ele ''viveríamos'' há uma temperatura de aproximadamente -18ºC, o que inviabilizaria a sobrevivência. O problema é que o aumento dos gases estufas de forma desordenada dificulta ou inibe a saída da radiação, o que superaquece a terra.


ID
2378326
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Fenômenos globais, como o efeito estufa e o buraco na camada de ozônio, foram detectados e ganharam notoriedade. A ciência ambiental da atmosfera tem pela frente, neste novo século, o grande e complexo papel de contribuir para o aprimoramento de nosso entendimento sobre o que são e como se comportam a atmosfera e espécies tóxicas sobre os ecossistemas e sua biota. Sobre esses fenômenos, é correto afirmar-se que

Alternativas

ID
2378560
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A química ambiental trata das reações, dos destinos, dos movimentos e das fontes das substâncias no ar, na água e no solo. Na ausência do ser humano, a discussão seria limitada às substâncias de ocorrência natural. Hoje, com o borbulhar da população na Terra, junto com o contínuo avanço da tecnologia, as atividades humanas têm uma influência sempre crescente na química do meio ambiente.

C. Baird e M. Cann. Química ambiental. 4.ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.

Julgue o item subsecutivo com relação à química e ao meio ambiente.

A chuva ácida abrange uma variedade de fenômenos correspondentes à precipitação atmosférica de quantidades substanciais de ácidos. Os dois ácidos predominantes na chuva ácida são o ácido sulfúrico (H2SO4) e o ácido nítrico (HNO3), ambos ácidos fortes.

Alternativas
Comentários
  • Na formação da chuva o SO2 liberado como poluição na queima de combustíveis  reage com o vapor dágua formando o H2SO3.

    SO2 + H2O --> H2SO3 (ácido sulfuroso)

    além disso o SO2 reage com o O2 gerando o SO3 e em seguida com o vapor dagua geranddo o ácido sulfúrico

    SO3 + H2O --> H2SO4 (ácido sulfúrico )

    processo semelhante ocorre com os NOx liberados na atmosfera

    formando ácido nitroso e o ácido nítrico 

    Para avaliar a força de um oxiácido basta diminuir o número de O da molécula pelo número de H da molecula .

    se o resultado for 2 ou 3 o oxiácido é forte; 1 o oxiácido é moderado e 0 para fraco.

     


ID
2383579
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo sobre Química Ambiental:

I. Podemos dividir a poluição em poluição antropogênica (causada pela interferência do homem) e poluição natural (causada por fenômenos naturais).

II. Eutrofização é resultante de acúmulo de matéria orgânica que não pode ser assimilada e reciclada em ambientes aquáticos naturais.

III. Entre os gases do efeito estufa, estão o metano, os clorofuorcarbonetos e o dióxido de carbono.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Eu verifiquei e todas estão corretas, não consigo entender por que apenas a letra E é a correta:

    Fontes naturais

    Poeira de fontes naturais, como as de áreas desérticas;Metano emitido no processo de digestão dos animais. Essa emissão é aumentada pela ação do homem devido ao grande número de animais criados para a alimentação, como o gado, por exemplo, que corresponde a uma grande parte das emissões de metano no meio ambiente;Fumaça e monóxido de carbono emitido das queimas naturais;Atividade vulcânica, que emite diversos poluentes como dióxido de carbono, dióxido de enxofre e cinzas em grandes quantidades, podendo assim causar danos terríveis;Atividade microbiológica nos oceanos, liberando gases sulfurosos;Decaimento radioativo dos minerais (rochas);Emissões por plantas de compostos orgânicos voláteis (COVS);Decomposição de matéria orgânica.

    Fontes antropogênicas (causadas pelo homem)

    Fábricas, usinas de energia, incineradores, fornalhas e outras fontes estacionárias. Locais que utilizam a queima de combustíveis fósseis ou de biomassa, como madeira;Veículos automotores, como carros, motos, caminhões e aviões. Em 2013, o transporte contribuiu com mais da metade das emissões de monóxido de carbono e óxido de nitrogênio;Queimadas controladas na agricultura e no gerenciamento de florestas. No Brasil, essa prática é responsável por cerca de 75% das emissões de gás carbônico;Aerossóis, tinta, sprays de cabelo e outros solventes;Decomposição dos resíduos orgânicos, que gera metano;Emissão de amônia pelo uso de fertilizantes;Atividade mineradora.

    Eutrofização processo através do qual um corpo de água adquire níveis altos de nutrientes, esp. fosfatos e nitratos, provocando o posterior acúmulo de matéria orgânica em decomposição; eutroficação.

    A atmosfera é uma camada que envolve o planeta, constituída de vários gases. Os principais são o Nitrogênio (N2) e o Oxigênio (O2) que, juntos, compõem cerca de 99% da atmosfera. Alguns outros gases encontram-se presentes em pequenas quantidades, incluindo os conhecidos como gases de efeito estufa (GEE). Dentre estes gases, estão o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4), o óxido nitroso (N2O), Perfluorcarbonetos (PFC's ) e também o vapor de água.

     

     

  • Cassio, a assertiva II está incorreta ao afirmar que a matéria orgânica NÃO pode ser assimilada e reciclada. Na verdade, ela continua sendo reciclada por processos anaeróbios, produzindo como resíduo o gás H2S, responsável pelo odor característico de rios e lagos eutrofizados. Lembrando que a eutrofização gera a proliferação de algas devido ao acúmulo de nutrientes no corpo aquático, reduzindo a penetração de luz solar no corpo d'agua e consequentemente prejudicando a fotossíntese, e reduzindo o oxigênio dissolvido (OD). Como ocorre a redução do OD, os processo aeróbios são prejudicados, e os anaeróbios são favorecidos.

  • Complementando, na eutrofização há o crescimento excessivo de plantas aquáticas pela concentração de matéria orgânica (ou nutrientes). Esse fato já indica que a matéria orgânica esta sendo assimilada, o problema é que isso traz efeitos danosos ao corpo hídrico conforme o comentário da Amanda Cunha.


ID
2383582
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo sobre Química Ambiental:

I. A chuva ácida é formada quando óxidos de enxofre e nitrogênio se combinam com o vapor d´água da atmosfera, gerando os ácidos sulfúrico e nítrico.

II. A atmosfera terrestre está constituída principalmente por oxigênio (aproximadamente 78%) e nitrogênio (aproximadamente 21%).

III. Organofosforados são compostos orgânicos derivados do ácido fosfórico e se caracterizam por serem biodegradáveis.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • II - O correto seria o inverso: oxigênio (aproximadamente 21%) e nitrogênio (aproximadamente 78%).

     

    gabarito letra c)


ID
2388982
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Os óxidos de enxofre e de nitrogênio presentes na atmosfera apresentam caráter ácido, o que leva a um aumento a acidez da água da chuva. A chuva ácida pode causar muitos problemas para as plantas, os animais, o solo, a água, e também para as pessoas. Sobre o tema, analise as afirmações.

I. O pH da água pura é 7,0, mas o dióxido de carbono (CO2 ) presente na atmosfera se dissolve na água, levando à formação do ácido carbônico (H2CO3), e, portanto, o pH da água em equilíbrio com o CO2 atmosférico é de 5,6; ou seja, a chuva é naturalmente ácida.

II. A chuva ácida pode levar à acidificação do solo, porém alguns tipos de solo são capazes de neutralizar pelo menos parcialmente a acidez da chuva devido à presença de calcário (CaCO3). Os solos que não têm calcário são mais suscetíveis à acidificação.

III. O excesso de acidez na chuva pode provocar a acidificação de lagos, principalmente aqueles de pequeno porte. O pH em torno de 5,5 já pode matar larvas, pequenas algas e insetos, prejudicando também os animais que dependem desses organismos para se alimentar.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

ID
2414773
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PEFOCE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A respeito da química da atmosfera, julgue o próximo item.

O CO2 atmosférico é um dos causadores da chuva ácida, em virtude de sua reação com a água provocar a formação de ácido carbônico.

Alternativas
Comentários
  • CO2 chuva a cidade efeito estufa

  • Gab.: C

    Reação envolvida: CO2 + H2O → H2CO3

  • Gabarito: certo.

    Tanto o gás carbônico como outros óxidos ácidos, por exemplo, SO2 e NOx, são encontrados na atmosfera e as suas quantidades crescentes são um fator de preocupação para os seres humanos, pois causam, entre outras coisas, as chuvas ácidas.

    Fonte: https://www.mundovestibular.com.br/articles/472/1/chuva-acida/


ID
2414776
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PEFOCE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A respeito da química da atmosfera, julgue o próximo item.

O efeito estufa é a liberação, pela atmosfera, do calor proveniente da radiação solar que é refletido pela superfície terrestre.

Alternativas
Comentários
  • O efeito estufa ou efeito é a liberação de radiação emitida pela superfície terrestre.


    É um processo físico que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha é emitida pela superfície terrestre e absorvida por determinados gases presentes na atmosfera, os chamados gases do efeito estufa ou gases estufa. Como consequência parte dessa radiação volta para a terra e parte para o espaço.

  • O efeito estufa é a conservação, pela atmosfera, do calor proveniente da radiação solar que é refletido pela superfície terrestre.

  • O efeito estufa é a liberação, pela atmosfera, do calor proveniente da radiação solar que é refletido pela superfície terrestre.

    Peguinha

    Retenção e não liberacao


ID
2428450
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

No carvão mineral do Rio Grande do Sul, é possível encontrar a pirita, um mineral de aparência metálica que forma belos cristais dourados, apesar de não ser constituída de ouro. Isso levou a pirita, que na realidade é um sulfeto de ferro, a ficar conhecida como ouro-de-tolo. Quando aquecemos pirita em contato com o ar, ela reage com o oxigênio e libera seu enxofre na forma de SO2 , um gás com odor desagradável. É interessante notar que a massa do SO2 liberado é maior que a massa inicial de pirita: por exemplo, a partir de 15 g de pirita, essa reação produz 16 g de SO2 . Isso porque a pirita é representada por

Alternativas
Comentários
  • A - FeS2, e o gás liberado do seu aquecimento é um poluente causador de chuva ácida.

    B - 1 mol de SO2 = 64g

    0,25 mol de S02 = 16g

    P.V = N.R.T

    1.V = 0,25 . 0,082 . 300

    V = 6,1 L

    C - Fe2 S3 , e a liberação do SO2 NAO viola a lei da conservação da massa.

    D - Fe2SO4, e o gás liberado é constituído de moléculas polares.

  • mas como vc sabe q temperatura ? e de onde saiu esse 0,25?


ID
2545849
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Decisão de Trump gera onda de críticas no mundo. “Grande decepção”, “irresponsável”, “equivocada”: as reações ao anúncio do presidente americano, Donald Trump, de que vai retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris sobre o clima foram negativas em todo o mundo.

(Fonte: <http://istoe.com.br> .)


A notícia acima menciona as reações de outros países após o presidente dos EUA anunciar que não respeitará o acordo firmado entre 195 países para reduzir emissões de gases de efeito estufa no contexto do desenvolvimento sustentável.


O objetivo do acordo é voltado à redução na emissão principalmente do gás:

Alternativas
Comentários
  • O Acordo de Paris é um tratado criado em 2015 que rege medidas de redução de emissão de gases estufa a partir de 2020, a fim de conter o aquecimento global abaixo de 2 ºC. O principal gás é o dióxido de carbono.

    Gabarito: Dióxido de carbono.


ID
2629153
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Muitas indústrias e fábricas lançam para o ar, através de suas chaminés, poluentes prejudiciais às plantas e aos animais. Um desses poluentes reage quando em contato com o gás oxigênio e a água da atmosfera, conforme as equações químicas:


Equação 1: 2 SO2 + O2 —>2 SO3

Equação 2: SO3 + H2O —> H2SO4


De acordo com as equações, a alteração ambiental decorrente da presença desse poluente intensifica o(a)

Alternativas
Comentários
  • SO2 liberado gera a formação de SO3, que em contato com H2O presente na atmosfera gera H2SO4 que é um ácido forte, gerando a chuva ácida.

  • Se gera ácido logo a resposta só pode ser chuva ácida

    Ácidos

    -Regra Hidrácidos (Ácidos que não possuem Oxigênio (O)):

    *Fortes: HBr,HCl,HI

    *Moderados:HF

    *Fraco:Demais Ácidos

    -Regra Oxiácidos(Ácidos que possuem Oxigênio (O):

    Obs para saber se é forte,fraco ou moderado diminuímos A quantidade de O por H:

    Resultado 0 (fraco),Resultado 1(Moderado),resultado 2 ou > 2( Forte)

    EXEMPLOS:

    *Fortes: HClO4

    4-1=3(forte)

    *Moderados:H3PO4

    4-3=1(moderado)

    *Fraco:H3BO3

    3-3=0(fraco)

    Exceção: H2CO3 (que é fraco msm dando 1)

     

     

     

  • ''Quando em contato com o gás oxigênio e a água da atmosfera,''

    Geração de ácido quando em contato com água na atmosfera só pode resultar em chuva ácida

  • Perceba que se formou um ácido (H2SO4), que mais especificamente é o ácido sulfúrico, e esse ácido em contato com a água só pode gerar uma coisa: chuva ácida.


ID
2667586
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Para a produção de etanol combustível, as usinas retiram água do leito de rios próximos, reutilizando-a nas suas instalações. A vinhaça, resíduo líquido gerado nesse processo, é diluída para ser adicionada ao solo, utilizando uma técnica chamada de fertirrigação. Por meio desse procedimento, o fósforo e o potássio, essenciais à produção de cana-de-açúcar, são devolvidos ao solo, reduzindo o uso de fertilizantes sintéticos.


Essa intervenção humana no destino da vinhaça tem como resultado a diminuição do impacto ambiental referente à

Alternativas
Comentários
  • fósforo quando fica em excesso, ele estimula a proliferação de algas e outros outros organismos eutrofizadores, que diminuem a disponibilidade de oxigênio nos lagos e represas.

  • Na maior parte das vezes, a fertirrigação tem a finalidade de tão somente adubar o solo de uma maneira mais eficiente, barata e com um grau de precisão maior do que outros métodos de adubação, através da diluição de fertilizantes comerciais (N, P, K) em água de irrigação. Porém, há no Brasil experiências muito bem sucedidas utilizando-se resíduos industriais em culturas específicas. O que faz da fertirrigação, além de um método de adubação mais racional, uma técnica que permite a reabsorção dos nutrientes não aproveitados nos processos industriais, reduzindo muitas vezes a problemática do tratamento e disposição adequada dos efluentes. Por esse motivo, a fertirrigação pode ser aceita como técnica de tratamento de efluentes orgânicos por infiltração no solo evitando retorno aos lagos e rios o que pode promover a eutrofização de lagos e represas . Tal técnica, desde que bem aplicada e acompanhada de profissionais qualificados, não traz malefícios ao meio ambiente, pelo contrário, estimula uma melhor ciclagem do nitrogênio, fósforo e potássio.

  • Letra D

    A partir da leitura do enunciado, deve-se lembrar que o fosforo quando em excesso, estimula a proliferação de algas e outros organismos eutrofizadores, que diminuem a disponibilidade de oxigênio no ambiente.


ID
2726236
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O aquecimento global, ocasionado pelo aumento do efeito estufa, tem como uma de suas causas a disponibilização acelerada de átomos de carbono para a atmosfera. Essa disponibilização acontece, por exemplo, na queima de combustíveis fósseis, como a gasolina, os óleos e o carvão, que libera o gás carbônico (CO2) para a atmosfera. Por outro lado, a produção de metano (CH4), outro gás causador do efeito estufa, está associada à pecuária e à degradação de matéria orgânica em aterros sanitários.

Apesar dos problemas causados pela disponibilização acelerada dos gases citados, eles são imprescindíveis à vida na Terra e importantes para a manutenção do equilíbrio ecológico, porque, por exemplo, o

Alternativas
Comentários
  • pq a ''C'' é falsa?

  • A alternativa C é incorreta, pois o CO2 é fonte de carbono que servirá para a produção de glicose, esta sim fonte de energia. O CO2 em si não é fonte de energia.

  • O CO2 é só um do ingredientes para a planta fazer sua comida . Na alternativa C fala que o CO2 é a fonte de energia , dando a entender que não precisar de mais nada , portanto , tá errrada . Ela previsa ainda de luz e água.

  • Por mais que o CO2 tenha carbono, e você se lembre dos estudos da q/ orgânica, na qual relaciona o carbono na sua totalidade como orgânico,no entanto, uma das exceções é justamento o Co2 , sendo, portanto, inorgânico. O CO2 é utilizado por seres fotossintetizantes para produzir a glicose, então não é fonte de energia primaria.

  • A RESPOSTA É LETRA D.

    MUITO SIMPLES ESSA QUESTAO ERA MAIS INTERPRETAÇAO DE TEXTO MESMO....

  • Elementos Fundamentais da Fotossíntese:

    Água(H2O) + Gás Carbonico(CO2) + Energia Luminosa

    Produz

    Glicose(C6H12O6) + Oxigênio(O2)

    A) Fonte de Carbono CO2

    B) Aguá fonte de Hidrogênio H2O

    C) Fonte de Energia é a energia Luminosa

    D) Correta

    E) Oxigênio é a fonte de Oxigênio molecular O2(que respiramos)

    Fonte: https://conhecimentocientifico.r7.com/fotossintese-o-que-e/

    Deixa o Joinha !!!!

  • CH4 :

    • Geometria tetraédrica;
    • Hibridização SP³;
    • Apolar;
    • Obtido pela decomposição de bactérias anaeróbicas em lixões,por exemplo;
    • As vacas são um dos animais que "mais" liberam CH4 pelo intestino;
    • Conhecido também como gás natural;
    • Participa da camada dos gases do efeito estufa;

    CO2 :

    • Geometria linear;
    • Hibridização SP;
    • Apolar;
    • Obtido pela combustão da matéria orgânica;
    • É um Oxido ácido CO2 + H2O =H2CO3 (portanto pertence a funções inorgânicas);
    • Fonte de carbono na fotossíntese,especificamente carbono inorgânico ,só para deixar evidente que o CO2 não é orgânico, por esse motivo é uma exceção na química orgânica.[CO2-->(CH2O)] e é usado para a produção de carboidratos;
    • Participa da camada dos gases do efeito estufa;

  • Muita gente marcou a letra C e ate concordo a confusão, mas lembre que a fonte energética dos seres fotossintetizantes é a LUZ SOLAR e o CO2 é uma fonte de carbono para produção da glicose.

    GABARITO:D NIVEL:MÉDIO Instagram:@aspiradedeu

  • Não confundam Fotossíntese com Quimiossíntese!

    O CO2, de fato, é fonte de energia, porém o é para os organismos quimiossintetizantes, que não têm acesso à luz.

    Os organismos que realizam fotossíntese usam a energia do sol para produzir compostos orgânicos, já os quimiossintetizantes precisam retirar energia dos compostos inorgânicos para produzir os orgânicos.


ID
2748445
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Vapor d’água é um dos principais responsáveis pelo efeito estufa. Também provoca esse efeito:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa a

     

    Alguns gases do efeito estufa: Vapor de água, CO2, N2O, CH4 (metano), O3, CF6, CFC.


ID
2816512
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O efeito estufa é um processo natural que ocorre na atmosfera, garantindo o aquecimento da superfície da Terra por meio da absorção de energia pelos gases do efeito estufa. Esse processo natural garante que a superfície terrestre tenha uma temperatura média de 15°C. Porém, atividades antrópicas têm contribuído para o aumento desses gases do efeito estufa, levando a um maior aquecimento do Planeta. Dentre os gases do efeito estufa, o dióxido de carbono, o metano e o monóxido de dinitrogênio estão entre os principais responsáveis.

Assinale a alternativa que apresenta a geometria das seguintes moléculas: dióxido de carbono, metano e monóxido de dinitrogênio, sequencialmente.


Alternativas

ID
2817724
Banca
FAPEC
Órgão
UFMS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

“Parte expressiva da liberação de carbono na atmosfera fica bem longe da fumaça liberada por usinas ou carros. Um novo estudo do Chatham House, o Real Instituto de Relações Internacionais do Reino Unido, indica que cerca de 15% dos poluentes que levam ao aquecimento global são provenientes da pecuária”.

O GLOBO. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/pecuaria-responsavel-por-15-dos-gases-do-efeitoestufa-18122744

O gás emitido por esse setor da economia que tem maior impacto no efeito estufa é o:

Alternativas
Comentários
  • Estudos mostram que a pecuária bovina é responsável pela emissão de pelo menos50% dos gases-estufa, principalmente do gás carbônico (CO) e do metano (CH).

    No entanto, segundo autores como Ricardo Felício, esses dados são pouco confiáveis e tem metodologia duvidosa.

    Vide:

  • famosas flatulências bovinas

  • metano, principalmente da decomposição dos bovinos.

ID
2839009
Banca
UECE-CEV
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Na República de Camarões, os lagos Nyos e Monoun emitem periodicamente nuvens de gás carbônico que matam diretamente por asfixia milhares de pessoas que habitam a uma distância de até 42 quilômetros. Essa letalidade se deve ao fato de que

Alternativas
Comentários
  • Letra "A" ,pois, como o gás carbônico é mais denso que o ar, ele fica próximo ao solo, onde as pessoas respiram.

  • lembrando que o CO2 é considerado poluente. toxico: são substâncias que modificação negativamente o metabolismo.

ID
3036211
Banca
IDECAN
Órgão
IF-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Dentre as substâncias causadoras da destruição da camada de ozônio, assinale a alternativa que indica uma substância que não é considerada como depletiva de ozônio.

Alternativas

ID
3071962
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A chuva ácida ocorre quando há uma alta concentração de agentes poluentes na atmosfera, como SO2 e NO2, que ao reagirem com vapor d'água também presente formam:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    Óxidos formados por ametais ao reagirem com água formarão oxiácidos.

  • Essa questão caiu na Puc-RJ pqp a mesma questão kkkk

    oxiácidos , são ácidos que contém oxigênio em sua molécula  

  • OXIDOS BÁSICOS SÃO FAMÍLIA 1A E 2A

    OXIDOS ANFOTEROS SÃO GERALMENTE NOX +/- 4

    OXIDOS ÁCIDOS SÃO FAMÍLIA 5A...7A

    1) OS ÓXIDOS ÁCIDOS + ÁGUA = ÁCIDO (OXIÁCIDOS)

    2) OS ÓXIDOS BÁSICOS + ÁGUA = BASE


ID
3137299
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Assinale a alternativa que contém um gás de efeito estufa e sua respectiva fonte de emissão.

Alternativas
Comentários
  • Há quatro principais gases de efeito estufa (GEE), além de duas famílias de gases, regulados pelo Protocolo de Quioto:

    - O dióxido de carbono (CO2) é o mais abundante dos GEE, sendo emitido como resultado de inúmeras atividades humanas como, por exemplo, por meio do uso de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural) e também com a mudança no uso da terra. A quantidade de dióxido de carbono na atmosfera aumentou 35% desde a era industrial, e este aumento deve-se a atividades humanas, principalmente pela queima de combustíveis fósseis e remoção de florestas. O CO2 é utilizado como referência para classificar o poder de aquecimento global dos demais gases de efeito estufa;

    - O gás metano (CH4) é produzido pela decomposição da matéria orgânica, sendo encontrado geralmente em aterros sanitários, lixões e reservatórios de hidrelétricas (em maior ou menor grau, dependendo do uso da terra anterior à construção do reservatório) e também pela criação de gado e cultivo de arroz. Com poder de aquecimento global 21 vezes maior que o dióxido de carbono;

    - O óxido nitroso (N2O) cujas emissões resultam, entre outros, do tratamento de dejetos animais, do uso de fertilizantes, da queima de combustíveis fósseis e de alguns processos industriais, possui um poder de aquecimento global 310 vezes maior que o CO2;

    - O hexafluoreto de enxofre (SF6) é utilizado principalmente como isolante térmico e condutor de calor; gás com o maior poder de aquecimento, é 23.900 vezes mais ativo no efeito estufa do que o CO2;

    - O hidrofluorcarbonos (HFCs), utilizados como substitutos dos clorofluorcarbonos (CFCs) em aerossóis e refrigeradores; não agridem a camada de ozônio, mas têm, em geral, alto potencial de aquecimento global (variando entre 140 e 11.700);

    - Os perfluorcarbonos (PFCs) são utilizados como gases refrigerantes, solventes, propulsores, espuma e aerossóis e têm potencial de aquecimento global variando de 6.500 a 9.200.

    Os hidrofluorcarbonos e os perfluorcarbonos pertencem à família dos halocarbonos, todos eles produzidos, principalmente, por atividades antrópicas.

    fonte: https://www.mma.gov.br/informma/item/195-efeito-estufa-e-aquecimento-global

  • Os principais gases responsáveis pelo efeito estufa estão listados abaixo e as fontes de emissão dos gases importantes para esta questão estão comentadas na análise das alternativas:
    Dióxido de carbono (CO2);
    Metano (CH4);
    Óxido nitroso (N2O);
    Gases fluorados (ex: HFCs, PFCs e SF6);
    Ozônio (O3).

    A) ERRADA - O gás metano é um gás de efeito estufa, entretanto, é obtido principalmente a partir dos combustíveis fósseis, do cultivo de arroz inundado, da pecuária, dos aterros sanitários, da mineração e da queima de biomassa e não dos solventes.

    B) ERRADA - O óxido nitroso é um gás de efeito estufa, todavia, é proveniente principalmente do uso de fertilizantes e da conversão do uso da terra (é liberado por microrganismos do solo) e não dos isolantes térmicos.

    C) ERRADA - Os perfluorcarbonos (PFCs) são gases de efeito estufa, mas são utilizados principalmente como gases refrigerantes, solventes e aerossóis e não em reservatórios de hidrelétricas.

    D) CORRETA -
    Os hidrofluorcarbonos (HFCs), principal substituto dos clorofluorcarbonos (CFCs) também são considerados gases de efeito estufa e são utilizados especialmente como fluido refrigerante em sistemas de refrigeração e sistemas de ar condicionado. Portanto, essa alternativa está correta.

    E) ERRADA - O dióxido de carbono é considerado um gás de efeito estufa, entretanto, é proveniente principalmente da queima de combustíveis fósseis e do desflorestamento e não dos aerossóis.

    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
3181957
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Devido à atividade humana, o efeito estufa, um mecanismo natural e necessário à manutenção da vida, vem sendo afetado pelo excesso de emissão de gases na atmosfera, o que traz consequências danosas para os ecossistemas.


Os gases produtores do efeito estufa são transparentes

Alternativas
Comentários
  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    Esta questão abrange conceitos relacionados ao efeito estufa. O sol emite radiação sobre a Terra na região visível do espectro e a maior parte dessa radiação é refletida ou utilizada em processos naturais, enquanto que o resto é convertido em calor. A Terra também emite energia, mas como sua temperatura é menor do que a do Sol, grande parte dessa energia escapa como radiação infravermelha.
    Alguns gases da atmosfera retêm essa radiação infravermelha, promovendo o efeito estufa. Esse fenômeno permite que o planeta seja aquecido, aumentando sua temperatura, que, sem esse efeito, seria inferior ao ponto de congelamento da água. Sendo assim, os gases do efeito estufa são transparentes à radiação visível emitida pelo sol e causam o aquecimento excessivo da superfície terrestre (pela retenção da radiação infravermelha). Portanto, a única alternativa possível é a letra D, uma vez que as outras não fazem sentido para os gases do efeito estufa.


    Gabarito do Professor: Letra D.
  • Resposta: alternativa d

    Ao dizer que os gases produtores do efeito estufa são transparentes à radiação visível emitida pelo sol, está a se afirmar que os gases estufas não absorvem luz no espectro visível (entre 400-700 nm, se não me engano), o que está correto, já que só (ou majoritariamente) absorvem luz Infravermelha.

    " causam o aquecimento excessivo da superfície terrestre devido à retenção de radiação térmica." -> isso quer dizer que os gases estufas mantêm a radiação térmica por mais tempo na atmosfera terrestre, o que também está correto.


ID
3188896
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A precipitação acidificada, comumente chamada de chuva ácida, ocorre quando poluentes primários produzem, na água de precipitação, ácidos mais fortes que o ácido produzido pelo dióxido de carbono. Este termo genérico se aplica a todos os tipos de precipitação aquosa ácida, incluindo névoa, orvalho, neve e uma mistura de chuva e neve (MANAHAN,2013).

Assinale a alternativa que indica as substâncias que são consideradas poluentes primários na formação da chuva ácida.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa b

     

    Decorem, cai muito em prova:

    SO2 (dióxido de enxofre) + O2 + H2O -> H2SO4 (ácido sulfúrico)

    NOx (óxidos de nitrogênio) + O2 + H2O -> HNO3 (ácido nítrico)

  • Esta questão aborda conceitos relacionados à chuva ácida.


    A chuva já é naturalmente ácida devido à presença de dióxido de carbono na atmosfera, pois ocorre formação de ácido carbônico (H2CO3), conforme apresentado na reação abaixo:


    CO2 (g) + H2O (l) H2CO3 (aq)


    Entretanto, a acidez da chuva tem sido aumentada devido ao aumento da concentração de óxidos de enxofre (como o SO2) e óxidos de nitrogênio (como o NO2) na atmosfera, principalmente. Esses óxidos são considerados ácidos e formam ácidos quando em contato com a água:

    SO2 (g) + ½ O2 (g)   SO3 (g)

    SO3 (g) +  H2O (l)    H2SO4 (aq)

    NO2(g) + H2O(l) HNO2(aq) + HNO3(aq)


    Além disso, esses óxidos são considerados poluentes primários, pois são emitidos diretamente pelas fontes de emissão, resultantes de processos como a queima de combustíveis e processos industriais de combustão.


    Sendo assim, a alternativa correta é a Letra B. As outras alternativas contêm substâncias poluentes que não contribuem majoritariamente para o aumento na acidez da chuva.

     

    Gabarito da Professora: Letra B.

ID
3224788
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Blumenau - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

“Fumaça de queimadas é ameaça à saúde pública, alertam médicos... Porto Velho, juntamente com grande parte da bacia amazônica, está envolta por fumaça cinza, já que os incêndios florestais continuam assolando a região...

Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-49430367 . Acesso em: 28 de ago2019.

Assinale a alternativa que apresente corretamente um gás formado pelas queimadas e suas respectivas causas aos seres vivos ou ao ambiente:

Alternativas
Comentários

ID
3229357
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Peruíbe - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O estudo realizado em 2014 demonstrou a queda acentuada na concentração de acetaldeído, um poluente presente no ar da Região Metropolitana de São Paulo. Esse composto é originado pela queima de etanol nos motores a combustão e se enquadra como um composto orgânico volátil.

(http://revistapesquisa.fapesp.br/2014/10/09/ar-mais-limpo/. Adaptado))

Como um composto orgânico volátil, o acetaldeído, em condições ideais de temperatura e radiação solar, sofre reações fotoquímicas e origina outros tipos de poluentes. A redução na concentração de acetaldeído no ar deveria, então, resultar na redução de poluentes

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B

    A troposfera é a camada da atmosfera que se estende a uma altitude de até 15 km. Por ser aquecida por raios infravermelhos provenientes da superfície da Terra, a sua temperatura diminui a uma taxa de 5 a 7 K.km. Nesta camada da atmosfera ocorrem as transformações dos compostos orgânicos voláteis(COV), que podem ser gerados por fontes antropogênicas e biogênicas.

  • Os poluentes atmosféricos podem ser classificados como poluentes primários e secundários. Os poluentes primários são os emitidos diretamente na atmosfera através das fontes de emissão, enquanto que os secundários são formados pela reação química entre componentes primários e componentes naturais da atmosfera. Dessa forma, o acetaldeído (C2H4O), gerado pela queima de etanol, é um composto orgânico volátil (COV) e, a partir de uma série de reações complexas, é capaz de formar o ozônio troposférico. Logo, a redução na concentração de acetaldeído deve resultar na redução de poluentes secundários. Observemos a análise das alternativas:

    A) ERRADA - De fato a redução na concentração de acetaldeído no ar deve resultar na redução de poluentes secundários, uma vez que ele reage na atmosfera para formar outros poluentes. Os COV reagem na presença de óxidos de nitrogênio e radiação solar na faixa de comprimento de onda menor que 420 nm. Entretanto, nessas reações não são formadas substâncias responsáveis pela chuva ácida como H2SO3, H2SO4 e HNO3, logo, a concentração dessas substâncias não é diminuída pela diminuição na concentração do acetaldeído.

    B) CORRETA - Os COV reagem na presença de óxidos de nitrogênio e radiação solar na faixa de comprimento de onda menor que 420 nm e, através de uma série de reações complexas são capazes de gerar o ozônio troposfério (O3). Portanto, a redução na concentração desses compostos consequentemente diminui a produção do O3, que é considerado um poluente secundário.

    C) ERRADA - A redução na concentração de acetaldeído no ar deve resultar na redução de poluentes secundários, uma vez que ele reage na atmosfera para formar outros poluentes. Entretanto, quando os COV reagem na presença de óxidos de nitrogênio e radiação solar na faixa de comprimento de onda menor que 420 nm, não são formados poluentes como o SO2, que, na verdade, é considerado um poluente primário, pois é lançado diretamente na atmosfera a partir de fontes de emissão.

    D) ERRADA - A redução na concentração de acetaldeído no ar deve resultar na redução de poluentes secundários, uma vez que ele reage na atmosfera para formar outros poluentes. Logo, essa alternativa está incorreta.

    E) ERRADA - A redução na concentração de acetaldeído no ar deve resultar na redução de poluentes secundários, uma vez que ele reage na atmosfera para formar outros poluentes. Portanto, essa alternativa está incorreta.

    Gabarito do Professor: Letra B.


ID
3229405
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Peruíbe - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Créditos de carbono são unidades de medida que correspondem, cada uma, a uma tonelada de dióxido de carbono equivalente. Essas medidas servem para calcular a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e seu possível valor de comercialização.

Assinale a alternativa em que todas as substâncias correspondem a gases do efeito estufa (GEE).

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E

    Os principais gases responsáveis pelo efeito estufa adicional são: o dióxido de carbono (CO), o metano (CH), o óxido nitroso (NO), clorofluorcarbonos (CFCs) e ozônio (O).

  • Os gases responsáveis pelo efeito estufa estão listados abaixo. Grande parte das emissões desses gases estão relacionadas aos combustíveis fósseis (como o CO2 e o CH4) e alguns, como os CFCs, utilizados em sistemas de refrigeração, têm sido substituídos por outros tipos de gases (ex: HFCs), que geram um impacto menor.
    Dióxido de carbono (CO2);
    Metano (CH4);
    Óxido nitroso (N2O);
    Clorofluorcarbonos (CFCs);
    Gases fluorados (ex: HFCs, PFCs e SF6);
    Ozônio (O3).

    Com base no exposto, observemos a análise das alternativas:
    A) ERRADA - Os gases citados não são considerados gases de efeito estufa. O CO e o SO2, por exemplo, são considerados como indicadores da qualidade do ar.

    B) ERRADA - Dentre os gases citados apenas o O3 e os CFCs são considerados gases de efeito estufa. O CO, por exemplo, é considerado como indicador da qualidade do ar.

    C) ERRADA - Dentre os compostos citados apenas o CO2 e o NOx são considerados gases de efeito estufa. Os NOx são óxidos de nitrogênio, sendo que o principal NOx que contribui para o efeito estufa é o óxido nitroso (N2O). Entretanto, O2 e NH4 não são gases de efeito estufa.

    D) ERRADA - Dentre os gases citados apenas o NOx é considerado um gás de efeito estufa. O SO2, por exemplo, é utilizado como indicador da qualidade do ar.

    E) CORRETA - Como dito no texto acima, anterior às alternativas, todos esses compostos são considerados gases de efeito estufa. Os NOx são óxidos de nitrogênio e o principal NOx que contribui para o efeito estufa é o óxido nitroso (N2O).

    Gabarito do professor: Letra E.

ID
3307756
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Um dos grandes problemas ambientais que ocorrem nas grandes cidades é a formação das chuvas ácidas, que ocorrem na seguinte ordem de reações:

I. Quando o oxigênio e o nitrogênio do ar reagem nos motores dos automóveis, o óxido nítrico é formado.

II. Depois de formado e lançado pelos escapamentos, este reage com o oxigênio formando o dióxido de nitrogênio.

III. Este último reage com a água, formando um dos componentes da chuva ácida. 

Assinale a alternativa que contenha somente a reação química correta para a afirmação I:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa d

    O nitrogênio no ar está na forma de N2 e forma primeiramente NO, que depois de alguns minutos ou horas é oxidado para NO2 na atmosfera e é responsável pelo smog fotoquímico, por exemplo.


ID
3307759
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Um dos grandes problemas ambientais que ocorrem nas grandes cidades é a formação das chuvas ácidas, que ocorrem na seguinte ordem de reações:

I. Quando o oxigênio e o nitrogênio do ar reagem nos motores dos automóveis, o óxido nítrico é formado.

II. Depois de formado e lançado pelos escapamentos, este reage com o oxigênio formando o dióxido de nitrogênio.

III. Este último reage com a água, formando um dos componentes da chuva ácida. 

Assinale a alternativa que contenha o reagente correto para a formação do dióxido de nitrogênio que represente corretamente a framação II:

Alternativas

ID
3307762
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Um dos grandes problemas ambientais que ocorrem nas grandes cidades é a formação das chuvas ácidas, que ocorrem na seguinte ordem de reações:

I. Quando o oxigênio e o nitrogênio do ar reagem nos motores dos automóveis, o óxido nítrico é formado.

II. Depois de formado e lançado pelos escapamentos, este reage com o oxigênio formando o dióxido de nitrogênio.

III. Este último reage com a água, formando um dos componentes da chuva ácida. 

Sobre a chuva ácida, assinale a alternativa que completa corretamente e, respectivamente, as lacunas do texto. Apesar de não ser o único componente para a formação da chuva ácida, o ________________ pode ser formado na reação demonstrada no item III). É verificado que a maior quantidade de nitrogênio para a formação da chuva ácida provem da(e) __________, já que os combustíveis possuem baixa concentração de nitrogênio em sua composição. Outro composto importante na composição da chuva ácida é o _________________, este proveniente da queima dos combustíveis fósseis.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa e

    Reações I, II e III:

    N2 + O2 -> NO

    NO + O2 -> NO2 (pelo que eu estudei, o NO geralmente reage com radicais peróxi HOO, COO e não com o O2, para formar NO2)

    NO2 + H2O -> HNO3

    A chuva ácida é formada principalmente pela liberação dos gases primários NO e SO2 que posteriormente formam ácido nítrico, HNO3, e ácido sulfúrico, H2SO4.


ID
3307792
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O efeito estufa é o mecanismo responsável por manter a atmosfera terrestre aquecida e consequentemente a temperatura da Terra adequada à vida. Dentre os gases que podem fazer este papel na atmosfera estão as moléculas diatômicas que possuem dois átomos diferentes ou qualquer molécula com 3 ou mais átomos. Entre eles, o CO2 é o gás de efeito estufa que mais tem suas concentrações aumentadas no último século. Sobre os problemas ambientais relacionados ao CO2 , analise as afirmações abaixo.

I. Suas concentrações na atmosfera alcançaram a maior marca já registrada, com mais de 400 ppm.

II. Os maiores responsáveis pelas grandes emissões de CO2 na atmosfera são a produção de energia e transporte.

III. O Brasil, apesar de sua matriz energética considerada limpa, está entre os grandes emissores devido ao desmatamento e às queimadas.

IV. A acidificação dos oceanos pode não estar relacionada com a alta emissão de CO2 pois os oceanos possuem grandes quantidade de água que diluiriam o ácido formado, não prejudicando a fauna e fora marinha.

V. A taxa de dissolução do CO2 atmosférico na água marinha é lenta. Quando dissolvido, o CO2 faz parte de um ciclo chamado ciclo do carbonato, que transforma este CO2 em CO3 - e fxa-o em conchas calcáreas nos animais marinhos.

Assinale a alternativa que contém somente as afirmações verdadeiras:

Alternativas
Comentários
  • Fiquei na dúvida na V a respeito da dissolução do CO2.

    O dióxido de carbono é muito solúvel na água, consistindo em 15% dos gases dissolvidos no oceano.  FONTE: Garrison, T. Fundamentos de Oceanografia. Cengage Learning, São Paulo,2010.


ID
3591055
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CESAN
Ano
2009
Disciplina
Química
Assuntos

Sobre o efeito estufa, analise:


I. É um processo que ocorre quando a radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera.

II. A ocorrência de um agravamento do efeito estufa que desestabilize o equilíbrio energético do planeta, pode acarretar um fenômeno conhecido como aquecimento global.

III. O efeito estufa, embora prejudicial em excesso, é também vital para a vida na terra.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

Alternativas

ID
3609778
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Linhares - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O óleo diesel e o carvão são combustíveis fósseis que contêm grandes quantidades de enxofre em sua composição, sendo responsáveis por uma grande parcela da emissão de SO2 para a atmosfera. No Brasil, tem-se investido muito na purificação do diesel, a fim de diminuir drasticamente as impurezas que contêm enxofre.
A preocupação com a redução de emissões de SO2 justifica-se, já que esse gás está relacionado, indireta mente:

Alternativas
Comentários
  • Esta questão aborda conceitos relacionados aos problemas causados pela presença de SO­­2­ na atmosfera. 


    Esse óxido é um dos responsáveis pelo aumento na acidez da chuva, uma vez que é classificado como óxido ácido, pois, em contato com água, forma ácidos. É importante, portanto, a redução da emissão desse óxido. 


    Dessa forma, analisemos as alternativas:


    A) Incorreta – O aumento da incidência de radiação U.V. sobre a superfície terrestre está diretamente relacionado à destruição da camada de ozônio que protege contra a alta incidência dessa radiação. Os principais gases responsáveis pela destruição da camada de ozônio são os clorofluorcarbonos e não o gás SO2.


    B) Incorreta – As mudanças climáticas que levam ao derretimento das geleiras e alteração no regime de chuvas estão diretamente relacionadas ao aquecimento global e ao efeito estufa. O aumento do uso de combustíveis fósseis e o desmatamento são determinantes para essas mudanças. O CO2 é proveniente da queima desses combustíveis e é um dos principais gases que contribuem para o efeito estufa e as alterações ambientais, enquanto que o SO2 contribui mais para o aumento da chuva ácida.


    C) Correta – A emissão de SO2 está relacionada ao aumento na acidez da chuva, devido à formação do ácido sulfúrico:


    SO2 (g) + ½ O2 (g) SO3 (g)

    SO3 (g) + H2O (l) H2SO4 (aq)


    Os monumentos históricos de mármore possuem em sua composição sais com caráter básico que podem reagir com o ácido da chuva, formando sulfatos, sais solúveis em água, causando sua deterioração. No geral, a chuva ácida pode causar a corrosão de monumentos e estruturas devido à presença do ácido sulfúrico, assim como o ácido nítrico que também pode ser formado devido à presença de óxidos de nitrogênio na atmosfera. Logo, a preocupação com a redução de emissões de SO2 justifica-se, já que esse gás está relacionado indiretamente à corrosão de monumentos históricos feitos de mármores e estruturas de pontes e viadutos.


    D) Incorreta – O SO2 contribui para a formação da chuva ácida, que pode abaixar o pH de lagos e rios e pode afetar a vida marítima. Dessa forma, a demanda bioquímica de oxigênio (D.B.O.) em lagos e rios pode ser afetada, mas o SO2 não contribui para o aumento da D.B.O. e para a eutrofização desses ambientes.


    E) Incorreta – O SO2 contribui para a formação da chuva ácida, que pode abaixar o pH de lagos e rios, mas não está relacionado à redução da entrada de luz em corpos d'água, causada principalmente devido à eutrofização desses ambientes.



    Gabarito do Professor: Letra C.

  •  A emissão de SO2 está relacionada ao aumento na acidez da chuva, devido à formação do ácido sulfúrico:

    SO2 (g) + ½ O2 (g) → SO3 (g)

    SO3 (g) + H2O (l) → H2SO4 (aq)


ID
3675277
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PEFOCE
Ano
2011
Disciplina
Química
Assuntos

A respeito da química da atmosfera, julgue o próximo item.

O efeito estufa é a liberação, pela atmosfera, do calor proveniente da radiação solar que é refletido pela superfície terrestre.

Alternativas
Comentários
  • Resposta dessa questão: certo

    Resposta correta: errado.

    A CESPE noutra prova considerou, inclusive, errado:

    O efeito estufa é a liberação, pela atmosfera, do calor proveniente da radiação solar que é refletido pela superfície terrestre.

    Na verdade, o efeito estuda é a retenção do calor

  • PEFOCE gerando confusão por aqui. Muitas questões com gabaritos errados.


ID
3675334
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PEFOCE
Ano
2011
Disciplina
Química
Assuntos

A respeito da química da atmosfera, julgue o próximo item.

Clima é o conjunto de estados do tempo meteorológico que caracterizam o meio ambiente atmosférico de determinada região ao longo do ano.

Alternativas
Comentários
  • Tempo é o estado momentâneo das condições atmosféricas ou meteorológicas de um dado lugar, em um determinado momento e está sujeito a variações

    Clima é uma condição duradoura do ambiente atmosférico e equivale ao conjunto dos tipos de tempos mais comuns em um determinado lugar ao longo de um período de aproximadamente 30 anos. Representa, portanto, um padrão geral das condições meteorológicas (variações anuais de temperatura, umidade, pressão do atmosférica, ventos), que se alteram de acordo com as estações do ano. 

  •  tempo se refere às condições atmosféricas registradas em um período de tempo curto - a onda de frio que deve chegar ao Brasil é um exemplo disso. O clima, por outro lado, é um panorama mais prolongado e completo dos padrões de tempo.

    FONTE: BBC

  • clima é o conjunto de estados do tempo meteorológico que caracterizam o meio ambiente atmosférico de uma determinada região ao longo do ano. O clima, para ser definido, considera um subconjunto dos possíveis estados atmosféricos e, para tal, requer a análise de uma longa série de dados meteorológicos e ambientais. Item CERTO!


ID
3693100
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tapejara - RS
Ano
2019
Disciplina
Química
Assuntos

O nitrogênio é um elemento químico fundamental para o ser vivo, pois entra na constituição de substâncias importantes, como as proteínas e os ácidos nucleicos. O ciclo do nitrogênio é composto pelas seguintes etapas: fixação, amonificação, nitrificação e desnitrificação. Em relação à etapa de desnitrificação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa e

    É exatamente o que está descrito. Tal reação ocorre em solos encharcados, sem oxigênio, através das reações:

    NO3- ==> NO2- ==> N2O e NO ==> N2


ID
3707344
Banca
FADESP
Órgão
SESPA-PA
Ano
2009
Disciplina
Química
Assuntos

O principal fator que contribui para a chuva ácida e corrói objetos em geral é o

Alternativas

ID
3711874
Banca
CESGRANRIO
Órgão
INEA-RJ
Ano
2007
Disciplina
Química
Assuntos

Gás incolor, não inflamável e que se forma durante a combustão de combustíveis fósseis (carvão e óleo combustível). Pode vir a reagir de uma maneira complexa com particulados metálicos, vapor d’água e oxidantes atmosféricos, levando à formação de chuva ácida. Um dos métodos de remoção desse gás de uma corrente gasosa é através de um lavador-absorvedor com carbonato de cálcio.


O gás poluente em questão é

Alternativas
Comentários
  • A chuva ácida é produzida por óxidos: Dióxido de enxofre (SO) e de nitrogênio (NO), ambos derivados da queima de carvão, combustíveis fósseis e poluentes industriais.

    Alternativa C - SO


ID
3785854
Banca
PUC-PR
Órgão
PUC - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Nos últimos anos, a discussão sobre questões ambientais se tornou ainda mais comum, entretanto os acordos estabelecidos ainda não tiveram uma aplicação prática e a realidade é a de que os índices de emissão de gases poluentes continuam aumentando. Inúmeras soluções são avaliadas, mas a prática dessas modificações só poderá ser analisada no futuro para observar se de fato os índices de gases como o dióxido de carbono e o dióxido de enxofre na atmosfera foram reduzidos. A percepção da diminuição da quantidade desses gases na atmosfera está relacionada ao fato de que

Alternativas

ID
3792715
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Sobre ligações químicas e polaridade das moléculas, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3792748
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A queima de carvão, combustíveis fósseis e poluentes industriais lançam dióxido de enxofre e de nitrogênio na atmosfera. Esses gases combinam-se com o hidrogênio presente na atmosfera sob a forma de vapor de água. O resultado é um desequilíbrio ecológico. Esse desequilíbrio altera a composição química do solo e das águas, atingem as cadeias alimentares, destroem florestas e lavouras, atacam estruturas metálicas, monumentos e edificações. Qual é esse desequilíbrio ecológico?

Alternativas

ID
3798112
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Durante o século XX, a temperatura global da superfície terrestre aumentou mais de 0,6 °C e, de acordo com estudos da ONU, o planeta poderá estar 2 °C mais quente até o ano de 2100. Os cientistas não têm mais dúvidas de que, a longo prazo, a intensificação do efeito estufa transformará a vida no planeta e consideram como principal fator causador dessas mudanças climáticas

Alternativas

ID
3798178
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Leia o texto para responder a questão.


Em seu livro Tratado Elementar de Química, publicado em 1789, Antonie Lavoisier estabeleceu uma nova nomenclatura para diversas substâncias químicas. Alguns exemplos, extraídos desse livro, são dados no quadro.


         Nome antigo                     Nome proposto por Lavoisier                   Nome atual

           ar vital                                                 oxigênio                                  oxigênio

           ar inflamável                                        hidrogênio                               hidrogênio

           ar fixo                                                  ácido carbônico                   dióxido de carbono

           ácido vitriólico                                     ácido sulfúrico                       ácido sulfúrico

           vitríolo azul; vitríolo de cobre              sulfato de cobre                  sulfato de cobre (II)

           ácido marinho                                     ácido muriático                       ácido clorídrico

           sal marinho                                         muriato de soda                      cloreto de sódio

           soda aerada; soda efervescente        carbonato de soda              carbonato de sódio

         

A reação química que ocorre entre as substâncias denominadas por Lavoisier como carbonato de soda e ácido muriático é evidenciada pela formação rápida de um gás que é muito conhecido por ser um dos responsáveis pela intensificação do efeito estufa e por ser indispensável à realização da fotossíntese vegetal.

Esse gás é o que, antigamente, era chamado de

Alternativas
Comentários
  • Esta questão aborda conceitos relacionados aos compostos inorgânicos.


    O carbonato de soda possui o nome atual de carbonato de sódio. Esse composto é definido como um sal e possui fórmula molecular Na2CO3, uma vez que o ânion carbonato possui carga -2 (derivado do ácido carbônico H2CO3, em que o carbono possui NOX = +4) e o cátion do sódio carga -1, logo, para o balanceamento, são necessários 2 sódios e 1 carbonato.


    O ácido muriático possui o nome atual de ácido clorídrico. Este ácido é classificado como hidrácido e possui apenas hidrogênio e cloro em sua composição. Logo, sua fórmula molecular é HCl, pois o cátion possui carga + 1 (H+) e o ânion cloreto possui carga -1 (Cl-).


    A reação entre o sal carbonato de sódio e o ácido clorídrico é classificada como uma reação de dupla troca. Nesse caso, o cátion Na+ do sal interage com o ânion Cl- do ácido, enquanto o ânion CO32- do sal interage com o cátion H+ do ácido. Logo, a reação que acontece é a seguinte:


    NaCO3 + HCl NaCl + H2CO3


    O H2CO3 é um ácido muito instável e por isso se decompõe nos seguintes produtos:


    HCO3 CO2 + H2O


    Logo, os produtos formados são o NaCl, CO2 e H2O. Dentre esses produtos, o CO2 é o gás muito conhecido por ser um dos responsáveis pelo efeito estufa. Esse gás é denominado dióxido de carbono, pois pertence à função inorgânica dos óxidos. O nome antigo desse gás, de acordo com a tabela periódica, é ar fixo.



    Gabarito da Professora: Letra E.


ID
3801976
Banca
UNEB
Órgão
UNEB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Denomina-se de biodiversidade a variedade de espécies de seres vivos existentes no Planeta, bem como o papel desses seres na natureza. Todos eles estão, de alguma forma, interligados, portanto a extinção de algum ser vivo afeta diretamente todo o ecossistema.
Apesar da importância de cada organismo vivo, observa-se um crescente aumento na destruição da biodiversidade. As causas são as mais variadas, porém, na maioria das vezes, o homem apresenta grande influência no processo. Dentre os principais motivos da perda de biodiversidade, pode-se destacar a destruição de habitat, o uso excessivo dos recursos naturais, a introdução de espécies invasoras e a poluição, sobretudo nos grandes centros urbano-industriais, onde ocorre emissão de gases poluentes, como dióxido de carbono e metano, responsáveis pelo efeito estufa.
A destruição de habitat destaca-se entre os fatores que desencadeiam a diminuição da biodiversidade. Normalmente, esse processo ocorre como consequência da urbanização e do desmatamento para aumento das áreas agropecuárias e desenvolvimento de grandes obras. Além disso, essa destruição também é causada pelo aquecimento global. Para que a biodiversidade seja efetivamente protegida, é fundamental que seja feito o uso sustentável dos recursos que a natureza oferece. Para isso, são necessários investimentos e pesquisas para descobrir fontes alternativas de recursos, fiscalização no que diz respeito à exploração da natureza e à poluição, bem como a criação de maiores áreas de proteção ambiental.
Entretanto, nenhum esforço será suficiente se não houver mudança na consciência da população. É fundamental que todos entendam a importância de cada ser vivo para o Planeta e compreendam que a destruição de qualquer espécie afeta diretamente a vida dos seres vivos. (SANTOS, 2017).

O dióxido de carbono é uma das substâncias causadoras do efeito estufa, um dos fatores responsáveis pelo aquecimento global.
Sobre esta substância, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3810700
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A chuva ácida não é mais um problema pontual das áreas urbanas, os seus impactos se estendem até as áreas virgens das montanhas Adirondack e Apalaches. Também se tornou um grande problema na Escandinávia, no norte da Europa, e na Serra do Mar, no Brasil. Embora a construção de chaminés altas nas usinas que utilizam carvão mineral, como as termoelétricas, tenha reduzido a poluição atmosférica local, o problema foi agravado porque os óxidos de nitrogênio e de enxofre, NO2(g) e SO2(g), provenientes da queima de combustíveis fósseis, perduram por mais tempo nas camadas de nuvens e formam maior quantidade de ácidos.
Considerando-se a problemática causada pelo fenômeno da chuva ácida, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3812707
Banca
COPESE - IF-TM
Órgão
IF-TM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O homem moderno tem provocado frequentes desequilíbrios na natureza. Ações locais passam a ter consequências globais. Por exemplo, uma fina camada de CO2 na atmosfera constitui um dos fatores que provocam o “efeito estufa” que mantém o planeta aquecido. Todavia, com a ação do homem produzindo CO2 e outros gases estufa, a fina camada está se tornando mais espessa e esse efeito está se agravando e gerando o aquecimento global com aumento da temperatura do planeta e mudanças climáticas.
Várias ações humanas estão implicadas no aumento da temperatura global. Assinale a alternativa que apresenta os maiores agravantes do efeito estufa.

Alternativas

ID
3812899
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Cl.(g) + O3(g) → ClO(g) + O2(g)

Os CFCs, utilizados como propelentes em sprays, ao atingirem a estratosfera, se decompõem sobre ação da radiação ultravioleta. Durante esse processo, átomos livres de cloro são formados e, ao reagirem com ozônio, O3(g), de acordo com a equação química, resumida, provocam a redução da concentração desse gás, diminuindo, assim, a proteção do planeta contra radiações ultravioleta.

Considerando-se essas informações, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3820996
Banca
IFG
Órgão
IF-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Com relação aos efeitos sobre o ecossistema, pode-se afirmar que:

I. As chuvas ácidas poderiam causar a diminuição do pH da água de um lago, o que acarretaria a morte de algumas espécies, rompendo a cadeia alimentar.
II. As chuvas ácidas poderiam provocar acidificação do solo, o que prejudicaria o crescimento de certos vegetais.
III. As chuvas ácidas causam danos se apresentarem valor de pH maior que o da água destilada.

Está(ão) correta(s):

Alternativas

ID
3821722
Banca
FGV
Órgão
FGV
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

É comum atribuir a fatores antropogênicos a ocorrência de poluentes atmosféricos, entretanto alguns gases são lançados na atmosfera em decorrência de eventos que não têm nenhuma relação com ações do ser humano. Tomem-se, como exemplos, as erupções vulcânicas, que liberam substâncias gasosas como NO, CO e SO2 , e a decomposição de plantas na estação chuvosa nas florestas tropicais, que libera CH4 .

É correto afirmar que, entre esses gases poluentes, contribuem diretamente para formação de chuva ácida os gases

Alternativas

ID
3824266
Banca
UFVJM-MG
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O NOx é o principal causador da chuva ácida. A seguir temos três reações que produzem NOx:


I - N2+ O2 → 2NO

II - 2NO + O2 2NO2

III - 2NO2+ O2  →  2NO3


ASSINALE a alternativa que contém a informação correta sobre o número de oxidação do Nitrogênio em cada reação.

Alternativas
Comentários
  • a)  2NO2+ O2 → 2NO3

    Fazendo primeiro o NOX dos reagentes

    N= x

    O2= -2 * 2 --> -4

    x-4=0 ---> x=4, com isso já podemos eliminar a questão porque ele fala que o nox do nitrogênio é nulo, o que é falso

    b) 2NO + O2 → 2NO2

    Fazendo primeiro o NOX dos reagentes

    N= x

    O= -2

    x-2=0 --> x=2, ou seja o NOX nos reagentes é +2 agora vamos ver nos produtos

    Fazendo primeiro o NOX dos reagentes

    N=x

    O= -2 * 2 = -4

    x-4=0---> x=4, então verificamos que o NOX nos produtos é +4, então essa assertiva está correto pois a questão fala que  na reação II o Nox variou de +2 para +4

    c) N2+ O2 → 2NO

    Fazendo primeiro o NOX dos reagentes

    N2 = 0, ele é igual a 0 por ser uma substância simples

    Fazendo primeiro o NOX dos reagentes

    N= x

    O=-2

    x-2=0 --> x=2, então a questão fala que o NOX permaneceu constante o que é falso

    d) Já eliminamos pois a gente já fez a II e ele fala que as reações II e III variou de 0 para +6, o que é falso que a gente viu que na II variou de +2 para +4


ID
3829339
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O mármore, rocha metamórfica composta principalmente de carbonato de cálcio (CaCO3), é muito utilizada como material de construção e também na produção de esculturas. Entretanto, se peças de mármore são expostas a ambientes externos, particularmente em grandes cidades e zonas industriais, elas sofrem ao longo do tempo um processo de desgaste, caracterizado pela perda de massa da peça.

Esse processo de deterioração ocorre em função da

Alternativas
Comentários
  • O ácido sulfúrico presente na chuva ácida reage com o mármore, causando um desgaste no mesmo. Tal processo também acontece com a pedra sabão, muito comum na construção de esculturas

  • A abrasão por material particulado também causa desgaste do mármore. Mas no ENEM você deve ser malicioso, repara que no enunciado dizia o local : " particularmente em grandes cidades e zonas industriais", onde é comum a presença de chuvas ácidas.

  •  particularmente em grandes cidades e zonas industriais = implica em poluição, logo presença de ácido sulfúrico das chuvas ácidas

    item E

  • ''Particularmente em grandes cidades e zonas industriais''

    Indica um fenômeno que se agrava em áreas com grande índice de industrialização.

  • "Particularmente em grandes cidades e zonas industriais", ou seja, só pode ser a chuva ácida. Estudem esse conteúdo pois não é a primeira vez que apareceu algo relacionado a esse tema!

  • seja malicioso quando se tratar de enem! pode ser que mais de uma esteja certa , mas nao é a resposta mais adequada

  • INTEMPERISMO QUÍMICO - Sedimentação pela Oxidação, Decomposição, Hidrólise e nesse caso, pelo desgaste causado pela chuva ácida

  • Estudem chuva ácida, sério. Esse conteúdo caí todo ano, mesmo que indiretamente!!!!!!!!!

  • Porque nessa não poderia ser oxidação?

  • Ambientes externos = chuvas. Ambientes internos também tem O2

  • Grandes cidades e zonas industriais, Lembrem da qualidade atmosférica combinado com a hidrosfera (vapor de água).


ID
3839818
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

DADOS QUE PODEM SER USADOS NESTA PROVA: 

ELEMENTO QUÍMICO                     NÚMERO ATÔMICO                       MASSA ATÔMICA 

                H                                                       1                                                     1,0

                C                                                       6                                                   12,0

                O                                                       8                                                   16,0

                F                                                       9                                                    19,0

               Na                                                    11                                                    23,0

              Mg                                                    12                                                    24,3

               Al                                                     13                                                    27,0

               Si                                                     14                                                   28,1

                S                                                     16                                                   32,0

               Cl                                                     17                                                   35,5

               Ti                                                      22                                                  47,9

              Cr                                                      24                                                  52,0

              Fe                                                     26                                                  56,0

              Ni                                                      28                                                  58,7

             Cd                                                      48                                                 112,4

             Ra                                                      88                                                   226

              U                                                       92                                                   238 

Em julho de 2005, foram encontrados os primeiros indícios da existência de petróleo na camada pré-sal próximo a Paraty, litoral sul do Rio de Janeiro. Não existem lagoas de petróleo no subsolo; contudo, existem rochas sedimentares impregnadas pelo combustível. Na escala de tempo geológico, as rochas em que o petróleo do pré-sal está impregnado formaram-se antes da camada de sal que o recobre. Por isso, a denominação pré-sal. Espera-se que o petróleo bruto encontrado nessa camada tenha baixo teor de enxofre, para que, no processo de combustão da gasolina, ocorra, na atmosfera, pouca emissão de dióxido de enxofre, um dos responsáveis pela chuva ácida. Assinale a opção que corresponde corretamente às equações químicas da chuva ácida.

Alternativas

ID
3950854
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Milhares de toneladas de poluentes gasosos são emitidas diariamente para a atmosfera como, por exemplo, o dióxido de enxofre resultante da queima de combustíveis fósseis, ou o gás metano liberado em aterros sanitários. Nos dois exemplos citados, a poluição se deve à elevada atividade humana. Sobre esses dois agentes poluidores atmosféricos, sabe-se que

Alternativas
Comentários
  • No geral, os principais gases que acarretam o efeito estufa são ➠ CO2 ( dióxido de carbono), CH4 ( metano) , N2O ( Óxido Nitroso), CFC's ( Clorofluorcarbonetos) e o O3 (Ozônio).

    Já para a Chuva Acida ➠ temos o NO2( dióxido de nitrogênio ) , SO2 (dióxido de enxofre) e o SO3 (trióxido de enxofre) ⇔ derivados da queima de combustíveis fosseis, carvão e poluentes das industrias. Formando ➜ Acido sulfúrico (H2SO4) e Acido Nítrico (HNO3).

    Resposta Correta: Letra C.


ID
4012759
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O dióxido de enxofre (SO2) e o dióxido de nitrogênio (NO2), liberados, por exemplo, pela atividade industrial, podem reagir com o vapor d'água da atmosfera e originar o ácido sulfúrico (H2SO4) e o ácido nítrico (HNO3), respectivamente, sendo responsáveis diretamente pela(o):

Alternativas

ID
4024039
Banca
UFVJM-MG
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O efeito estufa é um fenômeno atmosférico de ordem natural capaz de garantir que a Terra seja habitável. Esse efeito é responsável por manter a temperatura média do planeta, de forma que o calor não seja totalmente irradiado de volta ao espaço, mantendo, portanto, a Terra aquecida e evitando que a temperatura não baixe drasticamente. Segundo diversos estudiosos, a emissão excessiva de gases à atmosfera tem causado mudanças na dinâmica climática do planeta, provocando o aumento das temperaturas da Terra.

Fonte: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/efeito-estufa.htm Acesso em 14/05/2019 às 23:45

Em função da concentração, o principal gás responsável pela intensificação do efeito estufa é:

Alternativas
Comentários
  • Esta questão aborda conceitos relacionados ao efeito estufa, que tem sido intensificado pela emissão de gases resultantes da atividade humana. 


    Os principais gases responsáveis pelo efeito estufa são o dióxido de carbono (CO­2), o metano (CH4), o óxido nitroso (N2O) e os Clorofluorcarbonetos (CFCs).


    O dióxido de carbono tem sido o principal gás responsável por intensificar o efeito estufa, estando em maior concentração na atmosfera do que os outros gases, pois é proveniente de muitas atividades, como a queima de combustíveis fósseis, queimadas e desmatamentos.



    Gabarito do Professor: Letra C.


ID
4025296
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Sobre os diferentes tipos de lixos, assinale o que for correto.

O lixo industrial, formado por resíduos de atividades industriais, é responsável por vários impactos ambientais, principalmente em recursos hídricos. Dentre os produtos considerados como lixo industrial, destaca-se o dióxido de enxofre, que é um dos principais responsáveis pelo fenômeno da chuva ácida.

Alternativas