SóProvas


ID
3229411
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Peruíbe - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Considere a reação química indicada a seguir.

HCO3 + H+ ---> H2 CO3 H2O + CO2

A reação, da forma como está apresentada, ocorre nos 


Alternativas
Comentários
  • Alternativa D

    A maior parte do gás carbônico liberado pelos tecidos (cerca de 70%) penetra nas hemácias e é transformado, por ação da enzima anidrase carbônica , em ácido carbônico, que posteriormente se dissocia nos íons H+ e bicarbonato.

    CO2 + H2O --------> H2CO3 --------> H + HCO3

    Os íons H se associam a moléculas de hemoglobina e de outras proteínas, enquanto os íons bicarbonato se difundem para o plasma sanguíneo, onde auxiliam na manutenção do grau de acidez do sangue.

    Um processo inverso ao que ocorre nos capilares dos tecidos acontece nos pulmões. Aí as moléculas de gás carbônico e os íons H se dissociam das proteínas. No interior das hemácias os íons H se combinam ao bicarbonato, reconstituindo o ácido carbônico. Este por ação da enzima anidrase carbônica, é, então, decomposto em gás carbônico e água.

  • Nesta questão é mostrada uma reação que corresponde ao sistema tampão bicarbonato (HCO3-)/ácido carbônico (H2CO3). Como um sistema tampão ele auxilia o organismo a controlar as variações de pH. Quando há um excesso de ácidos ou bases esse sistema atua para que o pH seja restabelecido. 
    Quando o CO2 produzido nos tecidos se difunde para o sangue nas hemácias, ele reage com a água presente, pela ação da enzima anidrase carbônica (catalisa a reação), formando o ácido carbônico que se dissocia em HCO3- e H2O:
    CO2 + H2O → H2CO3 → HCO3- + H+
    Os íons H+ se associam à hemoglobina e os íons HCO3- vão para o plasma sanguíneo, para auxiliar no controle do pH.
    Quando o sangue chega aos alvéolos pulmonares a maior concentração de O2 presente devido à respiração faz com o que o O2 se ligue à hemoglobina, liberando o H+ que estava anteriormente associado à ela, permitindo que o H+ reaja com o HCO3-, que, na presença da anidrase carbônica, se transforma em H2CO3, se dissociando em CO2 e H2O:
    HCO3- + H+ → H2CO3 → CO2 + H2O
    Dessa forma, o gás CO2 é liberado pelos pulmões.


    O processo descrito pode ser melhor observado na figura abaixo:
     



    Fonte da imagem: Silva, L. A., Carvalho, L. S., Lopes, W. A., Pereira, P. A. D. P., & Andrade, J. B. D. (2017). SOLUBILIDADE E REATIVIDADE DE GASES. Química Nova, 40(7), 824-832.

    Com base no exposto, observemos a análise das alternativas:

    A) ERRADA - Como mostrado no texto anterior, a reação apresentada do jeito que está acontece nos capilares dos pulmões. Os rins auxiliam no controle do pH sanguíneo liberando as espécies em solução HCO3- e H+, de acordo com a necessidade do organismo, mas não ocorre a reação da forma em que está apresentada, já que o CO2 produzido é um gás liberado nos pulmões.

    B) ERRADA - Como mostrado no texto acima das alternativas, o processo contrário ao requerido pelo enunciado acontece nos capilares dos tecidos (CO2 + H2O → H2CO3 → HCO3- + H+).
    C) ERRADA - Como mostrado no texto acima das alternativas, a reação apresentada do jeito que está acontece nos capilares dos pulmões. Nos rins acontece a eliminação dos íons HCO3- e H+, que acontece de acordo com a necessidade do organismo.

    D) CORRETA - Como mostrado no texto acima das alternativas, a reação apresentada do jeito que está acontece nos capilares dos pulmões (HCO3- + H+ → H2CO3 → CO2 + H2O), para liberação do gás CO2, o que torna essa alternativa correta.

    E) ERRADA - Como mostrado no texto acima das alternativas, o processo contrário ao requerido pelo enunciado acontece nos capilares dos tecidos (CO2 + H2O → H2CO3 → HCO3- + H+).

    Gabarito do Professor: Letra D.