-
A questão trata de métodos de arquivamento, sendo o critério de classificação "consultas rápidas e diretas":
MÉTODO BÁSICO - ALFABÉTICO: mais simples e prático, desde que o elemento principal considerado seja o nome. Tem como vantagens a agilidade na recuperação da informação, custo baixo, sistema direto e de fácil implantação. Sendo assim, condiz com os critérios expostos no enunciado da questão. (alternativa B)
Alternativa A - Numérico cronológico: indicado para arquivamento de processos. Cada documento recebe seu próprio número de registro.
Alternativa D - ideográfico: é um método por assunto, divide-se em dicionário (os assuntos são dispostos em rígida ordem alfabética, de forma isolada) e em enciclopédico (existe uma relação mútua entre os assuntos - geral/específicos; ordenados em ordem alfabética).
Alternativa E - numérico: é um método que pertence ao sistema indireto, para consultar o documento é necessário um índice alfabético remissivo, a fim de localizá-lo. Como exige recorrer a uma lista não seria o método adequado, já que a consulta torna-se mais demorada.
FONTE: Arquivologia para Concursos - Renato Valentini
-
Método Direto - DIGA: Direto, Geográfico e Alfabético.
Método Indireto - INI: Indireto, Número e Ideográfico.
gab. B
-
Gabarito: B
Método alfabético - Fichas e pastas são dispostas rigorosamente na ordem alfabética, por meio de guias divisórias com as respectivas letras. As guias divisórias devem ser assinaladas com notações de referência ao documentos arquivados.
-
O tipo de método de arquivamento escolhido vai depender do tamanho da instituição, do suporte e formato dos documentos, do seu conteúdo, entre outros fatores.
Normalmente, o método de arquivamento escolhido para pastas funcionais e pastas de alunos, como pede a questão, é o alfabético. Isso acontece porque esses documentos possuem uma característica comum, que é o nome. Portanto, a questão busca arquivar os documentos pelo método que tem como elemento principal o nome.
a) O método de arquivamento cronológico, na verdade chama-se numérico-cronológico. Por esse método, os documentos são organizados a partir do número de entrada e a data de registro. Exemplo: 001/2020. Errada.
b) O método alfabético possui 13 tipos de maneiras de organizar os documentos, entretanto, o elemento a ser considerado na alfabetação é sempre o nome, que é a característica do documento elencado pelo enunciado da questão. Certa.
c) Alfanumérico é um método que não faz parte do sistema direto (busca diretamente no documento) e nem indireto (busca é feita com o auxilio de um instrumento auxiliar). Além disso, há dois elementos a serem considerados na alfabetação que são as letras e os números. Errada.
d) O método ideográfico leva em consideração o assunto dos documentos. Errada.
e) O método numérico leva em consideração o número do documento. Errada.
Gabarito do Professor: B
-
Consultas diretas e rápidas, já matava a questão.
-
Métodos diretos: Alfabético, geográfico, ideográfico alfebético.
Métodos Indiretos: Numérico simples, cronológicos, digito-terminal .