Gabarito: Letra D.
Complementando
De acordo com Risco para Lesões do Posicionamento Cirúrgico decorrentes da Posição Supina.UFMG.Escola de Enfermagem.2018
Outro estudo descreve que além do comprometimento do fluxo sanguíneo pulmonar há também o comprometimento na perfusão sanguínea para as proeminências ósseas, favorecendo assim a ocorrência de LPP no paciente (MATOS; PICCOLI, 2004).
Os anestésicos utilizados durante o procedimento cirúrgico afetam os mecanismos reguladores da homeostase (alteram o DC e a PA) e os fatores hormonais e de reflexos são bloqueados (AULER JUNIOR et al., 2011).
Esses são mecanismos que promoveriam o retorno venoso, mantendo o DC e a pressão arterial, mas quando afetados expõe o paciente a condições de vulnerabilidade para o desenvolvimento de complicações, principalmente cardiovasculares (CAPELA; GUIMARÃES, 2009; MIRANDA et al., 2016; LOPES, 2013a).
Devido ao comprometimento do sistema circulatório, pela compressão de alguns ramos vasculares, pode ocorrer o aparecimento de isquemias, localizadas ou regionais, seja pelo efeito dos anestésicos, por situação de hipotermia (PRADO et al., 2015) ou mesmo pelo próprio posicionamento do paciente (CASTELLANOS; FERRAZ, 1980).
De acordo com GIARETTA e POSSO (2005), os fatores inerentes ao processo anestésico cirúrgico, mais relevantes ao aparecimento de LPP, compreendem a pressão, o cisalhamento, a fricção, imobilização e a umidade.