SóProvas



Prova FCPC - 2019 - Unilab - Técnico em Enfermagem


ID
3229813
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os sinais vitais representam um termo utilizado para referir-se à verificação de temperatura corporal, pulso, frequência respiratória e pressão arterial. Sobre as nomenclaturas de alterações possíveis referentes ao pulso, assinale a alternativa que representa uma nomenclatura e sua correta definição:

Alternativas
Comentários
  • taquisfigmia

    aceleração do pulso

    Pulso filiforme

    PULSO FRACO/FINO/ FILIFORME OU DÉBIL: Difícil de sentir por pressão digital. Indicam redução da força ou volume do pulso. O volume é pequeno e a artéria fácil de ser obliterada, o pulso é denominado fraco, fino, filiforme ou débil.

    Pulso paradoxal

    Na medicina, pulso paradoxal é definido como uma queda superior a 10 mmHg na pressão arterial sistólica durante a fase inspiratória da respiração.

    Pulso alternante

    é a pulsação forte num batimento e em seguida fraca, sem correlação com a respiração

    Pulso bigeminado

    Pulso que se caracteriza pela sucessão de dois batimentos fortes, seguidos de uma pausa prolongada


ID
3229816
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A oxigenoterapia é a administração de oxigênio em uma concentração maior que aquela encontrada no ambiente. Sobre os sistemas de oxigenoterapia utilizados na prática clínica, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C. #FOCONAPROVA. #PAPODECONCURSEIRO


ID
3229819
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma criança deu entrada no hospital com quadro de desidratação grave pós diarreia. Foi prescrita reposição hídrica e de eletrólitos em um volume total de 320 ml, que deverá ser infundido em 3 horas. Para a administração da solução, o cálculo para gotejamento em microgotas é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E.

     

     

    A questão pediu : O cálculo para gotejamento em microgotas é ?

     

    Volume Total (Vt) = 320 ml

    Tempo = 3 horas                                    

     

     

    Microgota =  Vtotal/ T (horas)            Microgota =   320/3       Microgota = 106,6666        Microgota (aproximadamente) = 107 

     

    Resposta:  107 Microgotas por hora

  • muito bom

  • MUITO BOMMMM

  • NA HORA NÃO VAMOS TER CALCULADORA, COMO FAZEMOS COM A BENDITA VÍRGULA? POIS SE VC FIZER O CALCULO MANUAL, 320/3 = 106*3 = 318 COM RESTO 2. COMO FAZEMOS COM A VIRGULA ALGUEM PODE FAZER PO FAVOR ?

  • Devemos nos preocupar com o arredondamento dos numeros.320/3 e igual a 106,66666. OU SEJA, DIZIMA PERIODICA.

    Eu errei. Marquei 106 sendo que o correto seria 107.

    Vale o registro

  • Para quem está em dúvida.... é o seguinte: 320/3= 106,6666....

    320 divido por 3 é 106,porque 106x3 é 318 e para chegar até 320 falta 2. 2 não dá para dividir por 3 porque é menor. Então, ao invés de ficar 2 eu acrescento um zero (vai ficar 20) e ao lado do 106 eu coloco uma vírgula. 20 dividido por 3 é 6. 3x8 é 18 e para 20 falta 2. E assim,o 6 vai se repetindo...

    Por que deu 107 e não 106,66666?

    A regra é clara: Quando o algarismo após a vírgula é maior ou igual a 5,aumenta-se uma unidade. Ou seja, o número depois da vírgula é 6 e 6 é maior que 5. Sendo assim,106,6666 é 107 pela regra de aproximação.

  • Volume = 320

    Tempo = 3 horas

    Ta pedindo que o gotejamento seja feito em microgotas, podemos usar a formula, que é:

    mcgts = V

    ------

    T

    Então agora substituímos:

    mcgts = 320 (dividido)

    -------

    3

    320| 3 (divisão)

    --------------

    30 |106,6... (resultado da divisão)

    ----

    02 0

    18

    -------

    020

    18

    --------

    02

    Tentei simular uma divisão ai encima. O resultado da divisão deu 106,6 (o 6 depois da virgula continuara infinito se continuarmos com a divisão) então o resultado final é:

    mcgts = 107

    Ficou 107 porque a regra é clara: Quando o algarismo após a vírgula é maior ou igual a 5,aumenta-se uma unidade. Ou seja, o número depois da vírgula é 6 e 6 é maior que 5. Sendo assim,106,6666 é 107 pela regra de aproximação.

    Espero que tenha ajudado :)

    ( o site desconfigura a minha continha ao postar :/, tomara que dê para entender)

  • 320/3 = 106,66 => 107 microg. (Regra do arredondamento)


ID
3229822
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A pressão arterial é um sinal vital de extrema relevância na prática clínica. De acordo com a Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial, a qual envolve diversos aspectos da assistência relacionados a esse sinal vital, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

     

     

    De acordo com a 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial.SBC.2016

     

     

    a) Errada.


    Pré-hipertensão
    Pré-hipertensão (PH) é uma condição caracterizada por PA sistólica (PAS) entre 121 e 139 e/ou PA diastólica (PAD) entre 81 e 89 mmHg.

     

    b) Errada.

     

    Etapas para a realização da medição

    7. Inflar rapidamente até ultrapassar 20 a 30 mmHg o nível estimado da PAS obtido pela palpação*;
    8. Proceder à deflação lentamente (velocidade de 2 mmHg por segundo)*;

     

    c) Errada.

    Obs: Notem que existem parâmetros na PAS e PAD no efeito do avental branco.

    .

    Efeito do avental branco
    O EAB é a diferença de pressão entre as medidas obtidas no consultório e fora dele, desde que essa diferença seja igual ou superior a 20 mmHg na PAS e/ou 10 mmHg na PAD.

    Essa situação não muda o diagnóstico.

     

    d) Correta.

     

    e) Errado.

    Obs: Notem que o item errou ao trocar braço por antebraço.

     

    Etapas para a realização da medição
    1. Determinar a circunferência do braço no ponto médio entre acrômio e olécrano;
    2. Selecionar o manguito de tamanho adequado ao braço;
    3. Colocar o manguito, sem deixar folgas, 2 a 3 cm acima da fossa cubital;
    4. Centralizar o meio da parte compressiva do manguito sobre a artéria braquial;
     

    Obs: Existem mais algumas etapas.Acompanhe na 7ª Diretriz da SBC.2016

  • Antes de analisar a questão, gostaria enfatizar que é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem, especialmente, sinais vitais.

    Destaco que, os sinais vitais são avaliações que nos permitem verificar a respiração, batimentos cardíacos, pressão arterial e temperatura. A partir desta identificação somos capazes de concluir sobre o estado geral de uma pessoa.

    Para avaliar essa questão, devemos nos lembrar dos conhecimentos de aferição de Pressão arterial de acordo com as recomendações da Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial elaborada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e as recomendações para técnica correta para aferição da pressão arterial e devemos sempre observar:

    A) INCORRETO. Considera-se Pré-hipertensão por PA sistólica (PAS) entre 121 e 139 e/ou PA diastólica (PAD) entre 81 e 89 mmHg.

    B) INCORRETO. No momento de insuflar o esfigmomanômetro deve-se inflar rapidamente até ultrapassar 20 a 30 mmHg do nível estimado da PAS obtido pela palpação radial.

    C) INCORRETO. O efeito do avental branco sobre os valores de pressão arterial refere-se à diferença de pressão entre as medidas obtidas no consultório e fora dele, desde que essa diferença seja igual ou superior a 20 mmHg na PAS e/ou 10 mmHg na PAD. Essa situação não muda o diagnóstico, ou seja, se o indivíduo é normotenso, permanecerá normotenso, e se é hipertenso, continuará sendo hipertenso; pode, contudo, alterar o estágio e/ou dar a falsa impressão de necessidade de adequações no esquema terapêutico.

    D) CORRETA. A hipotensão ortostática deve ser suspeitada em pacientes idosos, diabéticos e naqueles em uso de medicação anti-hipertensiva. Assim, particularmente nessas condições, deve-se medir a PA com o paciente de pé, após 3 minutos, sendo a hipotensão ortostática definida como a redução da PAS > 20 mmHg ou da PAD >10 mmHg. Recomenda-se a realização de várias medições, com o paciente sentado em ambiente calmo e confortável para melhorar a reprodutibilidade e aproximar os valores da PA obtidos no consultório àqueles fornecidos pela monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA) na vigília.

    E) INCORRETA. Para a realização da medição da pressão arterial deve-se, inicialmente, determinar a circunferência do BRAÇO no ponto médio entre acrômio e olécrano, selecionar o manguito de tamanho adequado ao BRAÇO, colocar o manguito, sem deixar folgas, 2 a 3 cm acima da fossa cubital e centralizar o meio da parte compressiva do manguito sobre a artéria braquial.

    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
3229825
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A utilização de agulha com comprimento adequado e realização da técnica correta de aplicação são fatores fundamentais para garantir a injeção de insulina no subcutâneo sem perdas e com desconforto mínimo. Segundo as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes, com relação à agulha a ser utilizada e angulação da aplicação de insulina por via subcutânea, são recomendações:

Alternativas
Comentários
  • Preparação e aplicação: CAB 36

    • lavar as mãos com água e sabão antes da preparação da insulina;

    • o frasco de insulina deve ser rolado gentilmente entre as mãos para misturá-la, antes de aspirar seu conteúdo;

    • em caso de combinação de dois tipos de insulina, aspirar antes a insulina de ação curta (regular) para que o frasco não se contamine com a insulina de ação intermediária (NPH);

    • não é necessário limpar o local de aplicação com álcool;

    • o local deve ser pinçado levemente entre dois dedos e a agulha deve ser introduzida completamente, em ângulo de 90 graus;

    • em crianças ou indivíduos muito magros esta técnica pode resultar em aplicação intramuscular, com absorção mais rápida da insulina. Nestes casos podem-se utilizar agulhas mais curtas ou ângulo de 45 graus;

    • não é necessário puxar o êmbolo para verificar a presença de sangue;

    • esperar cinco segundos após a aplicação antes de se retirar a agulha do subcutâneo, para garantir injeção de toda a dose de insulina;

    • é importante mudar sistematicamente o local de aplicação de insulina de modo a manter uma distância mínima de 1,5 cm entre cada injeção. Orientar a pessoa a organizar um esquema de administração que previna reaplicação no mesmo local em menos de 15 a 20 dias, para prevenção da ocorrência de lipodistrofia. 

  • Questão passiva de recurso , visto que adulto (individuo magro ) usaria angulo de 45.

  • Questão passiva de recurso , visto que adulto (individuo magro ) usaria angulo de 45.


ID
3229828
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A National Pressure Ulcer Advisory Panel (NPUAP) descreve as populações de pacientes e/ou em contextos clínicos que se encontram sob maior risco para desenvolvimento de Lesões por pressão (LPP). Assinale a alternativa que apresenta a população em risco maior para LPP e a (s) justificativa(s) correta para tal lesão:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

    Complementando

     

    De acordo com Risco para Lesões do Posicionamento Cirúrgico decorrentes da Posição Supina.UFMG.Escola de Enfermagem.2018

     

     

    Outro estudo descreve que além do comprometimento do fluxo sanguíneo pulmonar há também o comprometimento na perfusão sanguínea para as proeminências ósseas, favorecendo assim a ocorrência de LPP no paciente (MATOS; PICCOLI, 2004).

     

    Os anestésicos utilizados durante o procedimento cirúrgico afetam os mecanismos reguladores da homeostase (alteram o DC e a PA) e os fatores hormonais e de reflexos são bloqueados (AULER JUNIOR et al., 2011).

     

    Esses são mecanismos que promoveriam o retorno venoso, mantendo o DC e a pressão arterial, mas quando afetados expõe o paciente a condições de vulnerabilidade para o desenvolvimento de complicações, principalmente cardiovasculares (CAPELA; GUIMARÃES, 2009; MIRANDA et al., 2016; LOPES, 2013a).

     

    Devido ao comprometimento do sistema circulatório, pela compressão de alguns ramos vasculares, pode ocorrer o aparecimento de isquemias, localizadas ou regionais, seja pelo efeito dos anestésicos, por situação de hipotermia (PRADO et al., 2015) ou mesmo pelo próprio posicionamento do paciente (CASTELLANOS; FERRAZ, 1980).

     

    De acordo com GIARETTA e POSSO (2005), os fatores inerentes ao processo anestésico cirúrgico, mais relevantes ao aparecimento de LPP, compreendem a pressão, o cisalhamento, a fricção, imobilização e a umidade.


ID
3229831
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Muitas medicações realizadas na prática clínica envolvem a via endovenosa, que necessita de um dispositivo venoso periférico ou central. Considerando-se os cateteres venosos periféricos, o profissional de enfermagem deve seguir medidas para prevenção de complicações, tanto no momento da inserção, quanto na manutenção do mesmo. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), de 2017, são recomendações para a segurança do paciente com relação aos cateteres venosos periféricos:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A.

     

    De acordo com Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde.ANVISA.2017.

     

     

    a) Correta.

    4.1.3. Preparo da pele

    3. O sítio de inserção do cateter intravascular não deverá ser tocado após a aplicação do antisséptico (técnica do no touch). Em situações onde se previr necessidade de palpação do sítio calçar luvas estéreis.

     

    b) Errada.

    4.1.2. Seleção do cateter e sítio de inserção

    4. Agulha de aço só deve ser utilizada para coleta de amostra sanguínea e administração de medicamento em dose única, sem manter o dispositivo no sítio.

     

    c) Errada.

    4.1.2. Seleção do cateter e sítio de inserção

    2. Não use cateteres periféricos para infusão contínua de produtos vesicantes, para nutrição parenteral com mais de 10% de dextrose ou outros aditivos que resultem em osmolaridade final acima de 900 mOsm/L, ou para qualquer solução com osmolaridade acima de 900 mOsm/L24-26.

     

    d) Errada.

    4.1.6. Flushing e manutenção do cateter periférico

    1. Realizar o flushing e aspiração para verificar o retorno de sangue antes de cada infusão para garantir o funcionamento do cateter e prevenir complicações.

     

    e) Errada.

    4.1.3. Preparo da pele

    1. Um novo cateter periférico deve ser utilizado a cada tentativa de punção no mesmo paciente.


ID
3229834
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) recomenda várias medidas para evitar-se as infecções relacionadas à assistência a saúde. Entre elas estão aquelas relacionadas com o preparo e a administração de medicamentos. Sobre esse tópico é recomendação correta, de acordo com a ANVISA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    1. A troca dos equipos e dispositivos complementares é baseada em alguns fatores, como tipo de solução utilizada, frequência da infusão (contínuo ou intermitente), suspeita de contaminação ou quando a integridade do produto ou do sistema estiver comprometida.

    2. Os equipos e dispositivos complementares devem ser trocados sempre nas trocas dos cateteres venosos (periférico ou centrais).

    3. Os equipos e dispositivos complementares devem ser do tipo luer lock, para garantir injeção segurar e evitar desconexões.

    4. Minimizar o uso de equipos e extensões com vias adicionais. Cada via é uma potencial fonte de contaminação. a) Caso seja utilizado injetor lateral dos equipos, o mesmo se destina apenas a conexões com sistema sem agulha do tipo luer lock.

    5. Equipos de infusão contínua não devem ser trocados em intervalos inferiores a 96 horas.

    6. Evitar a desconexão do equipo do hub do cateter ou conector.

    7. Trocar equipos de administração intermitente a cada 24 horas. a) Desconexões repetidas com consequente reconexão do sistema aumenta o risco de contaminação do luer do equipo, do hub do cateter e conectores sem agulhas, com consequente risco para a ocorrência de IPCS. b) Proteja a ponta do equipo de forma asséptica com uma capa protetora estéril, de uso único, caso haja necessidade de desconexão. Não utilize agulhas para proteção.

    8. Trocar o equipo e dispositivo complementar de nutrição parenteral a cada bolsa. a) O equipo para administração de nutrição parenteral total (mistura de nutrientes ou formulações com aminoácido/dextrose) deve ser isento de dietilexilftalato (DEHP). b) A via para administração da nutrição parenteral deve ser exclusiva.

    9. Trocar o equipo e dispositivo complementar de infusões lipídicas a cada 12 horas. a) O equipo para administração de infusões lipídicas deve ser isento de DEHP.

    10. Trocar o equipo e dispositivo complementar utilizado para administrar o propofol (juntamente com o frasco do medicamento) de 6 – 12 horas (de acordo com a recomendação do fabricante.

    11. Trocar o equipo e dispositivo complementar de administração de hemocomponente a cada bolsa.

    12. Trocar equipos de sistema fechado de monitorização hemodinâmica e pressão arterial invasiva a cada 96 horas. 

  • Gabarito: Lebra B.

    Complementando

     

     

    De acordo com Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde.ANVISA.Brasília-DF.2017

     

     

    a) Errada.

    5. Sistemas de infusão

    5.1. Conectores sem agulha

    1. Recomenda-se o uso de conectores sem agulhas no lugar de dânulas (torneirinhas de três vias).

     

    b) Correta.

    5.2. Troca do equipamento e dispositivos complementares (extensor, perfusor, entre outros)

    9. Trocar o equipo e dispositivo complementar de infusões lipídicas a cada 12 horas

    • O equipo para administração de infusões lipídicas deve ser isento de DEHP.

     

    c) Errada.

    5.2. Troca do equipamento e dispositivos complementares (extensor, perfusor, entre outros)

    8. Trocar o equipo e dispositivo complementar de nutrição parenteral a cada bolsa.

    • O equipo para administração de nutrição parenteral total (mistura de nutrientes ou formulações com aminoácido/dextrose) deve ser isento de dietilexilftalato (DEHP). 

    • A via para administração da nutrição parenteral deve ser exclusiva.

     

    d) Errada.

    5.2. Troca do equipamento e dispositivos complementares (extensor, perfusor, entre outros)

    12. Trocar equipos de sistema fechado de monitorização hemodinâmica e pressão arterial invasiva a cada 96 horas.

     

    e) Errada.

    5.2. Troca do equipamento e dispositivos complementares (extensor, perfusor, entre outros)

    2. Os equipos e dispositivos complementares devem ser trocados sempre nas trocas dos cateteres venosos (periférico ou centrais).

  • swan-ganz até 5 dias

    -cateter arterial periférico até 5 dias

    -Cateter Semi-Implantável ou tunelizados meses ou anos

    -Infusão contínua – proceder a troca a cada>96h .

    -Infusões intermitentes – proceder a troca a cada 24h.

    -Nutrição parenteral – proceder a troca a cada a cada bolsa ou 24 h mais antiga referencia.

    -Emulsões lipídicas – proceder a troca a cada 12 h 

    propofol troca 6 a 12 h

    sist fechado monitorizacao hemodinamica e PAI troca 96h

    => Trocar equipos de administração intermitente a cada 24 horas. 

     - Equipos de infusão contínua NÃO devem ser trocados em intervalos inferiores a 96 horas.

    - Trocar o equipo e dispositivo complementar de nutrição parenteral a cada bolsa. 

    - Trocar o equipo e dispositivo complementar utilizado para administrar o propofol (juntamente com o frasco do medicamento) de 6 – 12 horas (de acordo com a recomendação do fabricante).

    - Trocar o equipo e dispositivo complementar de administração de hemocomponente a cada bolsa

    Trocar equipos de sistema fechado de monitorização hemodinâmica e pressão arterial invasiva a cada 96 horas


ID
3229837
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para evitar-se acidentes de trabalho nos serviços de saúde, um tópico extremamente relevante diz respeito aos resíduos. Sobre os resíduos, de acordo com a Norma Regulamentadora 32 (NR-32) é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

     

    De acordo com a NR 32 Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde

     

     

    a) Errada.

    32.5.3.1 Os recipientes existentes nas salas de cirurgia e de parto não necessitam de tampa para vedação.

     

    b) Errada.

    32.5.7.1 Os recipientes de transporte com mais de 400 litros de capacidade devem possuir válvula de dreno no fundo.

     

    c) Errada.

    32.5.3.2 Para os recipientes destinados a coleta de material perfuro cortante, o limite máximo de enchimento deve estar localizado 5 cm abaixo do bocal.

     

    d) Correta.

    2.5.3 A segregação dos resíduos deve ser realizada no local onde são gerados, devendo ser observado que:

    c) os recipientes sejam constituídos de material lavável, resistente à punctura, ruptura e vazamento, com tampa provida de sistema de abertura sem contato manual, com cantos arredondados e que sejam resistentes ao tombamento;

     

    e) Errada.

    32.5.2 Os sacos plásticos utilizados no acondicionamento dos resíduos de saúde devem atender ao disposto na NBR 9191 e ainda ser:

     

    a) preenchidos até 2/3 de sua capacidade;

    b) fechados de tal forma que não se permita o seu derramamento, mesmo que virados com a abertura para baixo;

    c) retirados imediatamente do local de geração após o preenchimento e fechamento;

    d) mantidos íntegros até o tratamento ou a disposição final do resíduo.


ID
3229840
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa correta que representa um cuidado de enfermagem que deve ser realizado na avaliação primária do choque.

Alternativas
Comentários
  • IDENTIFICAR E CONTROLAR SANGRAMENTOS.

  • E SE FOR UM TIPO DE CHOQUE QUE NÃO CAUSA NEM TEM SANGRAMENTO ?

    NÃO ENTENDI.

  • Na questão não fala qual o tipo de choque, nem todos tem sangramento.

    É na coleta de dados que você vai identificar a possível causa e respectivamente qual choque em questão (:

  • Realização de SAMPLA em avaliação secundária:

    S: Sinais vitais

    A: Alergias

    M: Medicamentos em uso

    P: Passado médico (doenças prévias)

    L: líquidos ou alimentos

    A: Ambiente do evento

  • Realização de SAMPLA em avaliação secundária:

    S: Sinais vitais

    A: Alergias

    M: Medicamentos em uso

    P: Passado médico (doenças prévias)

    L: líquidos ou alimentos

    A: Ambiente do evento

  • O xABCDE constitui... 

    Identificar e controlar sangramentos.

    Vias aéreas

    Respiração

    Circulação

    Avaliação neurológica e

    Exposição.

    Realização de SAMPLA em avaliação secundária:

    S: Sinais vitais

    A: Alergias

    M: Medicamentos em uso

    P: Passado médico (doenças prévias)

    L: líquidos ou alimentos

    A: Ambiente do evento


ID
3229843
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Norma Regulamentadora 32 (NR-32) é uma legislação do Ministério do Trabalho e Emprego que tem como objetivo prevenir os acidentes e o adoecimento causado pelo trabalho nos profissionais da saúde. Assinale, entre as afirmativas abaixo, aquela que representa uma recomendação correta da NR-32:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A.

     

     

    De acordo com a NR 32 Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde

     

     

    a) Correta.

    32.2.4.15 São vedados o reencape e a desconexão manual de agulhas.

     

    b) Errada.

    32.2.4.4 Os trabalhadores com feridas ou lesões nos membros superiores só podem iniciar suas atividades após avaliação médica obrigatória com emissão de documento de liberação para o trabalho.

     

    c) Errada.

    32.2.4.6 Todos trabalhadores com possibilidade de exposição a agentes biológicos devem utilizar vestimenta de trabalho adequada e em condições de conforto.

    32.2.4.6.3 O empregador deve providenciar locais apropriados para fornecimento de vestimentas limpas e para deposição das usadas.

     

    d) Errada.

    32.2.4.13 Os colchões, colchonetes e demais almofadados devem ser revestidos de material lavável e impermeável, permitindo desinfecção e fácil higienização.

     

    e) Errada.

    32.2.4.17.1 A todo trabalhador dos serviços de saúde deve ser fornecido, gratuitamente, programa de imunização ativa contra tétano, difteria, hepatite B e os estabelecidos no PCMSO.

     


ID
3229846
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As diretrizes da American Heart Association (AHA), de 2015, preconizam algumas modificações em relação às diretrizes anteriores com relação ao Suporte Básico de Vida para adultos, e qualidade da ressucitação cardiopulmonar (RCP). Sobre esse tópico, assinale a alternativa correta preconizada pela AHA (2015).

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Questão Passível de Recurso !!!

    As letras B e D estão Corretas.

     

    De acordo com o American Heart Association (AHA) 2015

    Atualização das Diretrizes de RCP e ACE

     

     

    a) Errada.

    Relação compressão-ventilação SEM via aérea avançada

    Adultos e adolescentes:  1 ou 2 socorristas 30:2

     

    Crianças (1 ano de idade à puberdade) e Bebês (menos de 1 ano de idade, excluindo recém-nascidos)

    1 socorrista 30:2      2 ou mais socorristas  15:2

      

    b) Correta.

     Relação compressão-ventilação COM via aérea avançada

    ( Engloba Adultos e adolescentes,Crianças e Bebês ).

    Compressões contínuas a uma frequência de 100 a 120/min

    Administre 1 ventilação a cada 6 segundos (10 respirações/min)

    c) Errada.

    Comprimir a uma profundidade de pelo menos 2 polegadas (5 cm).

    *A profundidade da compressão não deve exceder 2,4 polegadas (6 cm).

     

    d) Correta.

    Quando incompleto, o retorno aumenta a pressão intratorácica e reduz o retorno venoso, a pressão de perfusão coronária e o fluxo sanguíneo do miocárdio, podendo influenciar os desfechos da ressuscitação.

     

    e) Errada.

    Ao presenciar uma PCR extra hospitalar, e havendo um DEA prontamente disponível no local:

    Deve-se utilizar a DEA imediatamente para reverter o quadro do paciente.

  • NÃO ENTENDIR O ERRO DA LETRA D,ALGUÉM MIM AJUDA

  • Acho que caberia recurso aqui. Pois tanto a letra B quanto a D, estão corretas.

  • Retorno do tórax* 2015 (Atualizado): Os socorristas devem evitar apoiar-se sobre o tórax entre as compressões, para permitir o retorno total da parede do tórax em adultos com PCR. 2010 (Antigo): Cabe aos socorristas permitir o retorno total do tórax após cada compressão, para que o coração se encha completamente antes da próxima compressão.

ID
3229849
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Norma Regulamentadora 32 (NR-32), os agentes biológicos podem ser classificados em classes de risco. Segundo a NR-32, a classe de risco 3 representa:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

     

     

    De acordo com a NR nº 32 Segurança e Saúde no Trabalho em serviços de Saúde

     

     

    ANEXO I

    Os agentes biológicos são classificados em:

     

     

    Classe de risco 1: baixo risco individual para o trabalhador e para a coletividade, com baixa probabilidade de causar doença ao ser humano.

     

    Classe de risco 2: risco individual moderado para o trabalhador e com baixa probabilidade de disseminação para a coletividade. Podem causar doenças ao ser humano, para as quais existem meios eficazes de profilaxia ou tratamento.

     

    Classe de risco 3: risco individual elevado para o trabalhador e com probabilidade de disseminação para a coletividade. Podem causar doenças e infecções graves ao ser humano, para as quais nem sempre existem meios eficazes de profilaxia ou tratamento.

     

    Classe de risco 4: risco individual elevado para o trabalhador e com probabilidade elevada de disseminação para a coletividade. Apresenta grande poder de transmissibilidade de um indivíduo a outro. Podem causar doenças graves ao ser humano, para as quais não existem meios eficazes de profilaxia ou tratamento.

     


ID
3229852
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Norma Regulamentadora 32 (NR-32), os serviços de braquiterapia devem seguir algumas recomendações com o objetivo de reduzir os acidentes de trabalho. Assinale a alternativa que representa uma recomendação dessa norma, nesse contexto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A.

     

     

    De acordo com a NR nº 32 Segurança e Saúde no Trabalho em serviços de Saúde

     

     

    a) Correta.

    32.4.14.2.6 O manuseio de fontes de baixa taxa de dose deve ser realizado exclusivamente com a utilização de instrumentos e com a proteção de anteparo plumbífero.

     

    b) Errada.

    32.4.14.2.4 Na capacitação dos trabalhadores para manipulação de fontes seladas utilizadas em braquiterapia devem ser empregados simuladores de fontes.

     

    c) Errada.

    32.4.14.2.5 O preparo manual de fontes utilizadas em braquiterapia de baixa taxa de dose deve ser realizado em sala específica com acesso controlado, somente sendo permitida a presença de pessoas diretamente envolvidas com esta atividade.

     

    d) Errada.

    32.4.14.2.3 No deslocamento de fontes para utilizaçãoem braquiterapia deve ser observado o princípio da otimização, de modo a expor o menor número possível de pessoas.

     

    e) Errada.

    32.4.15.2 A cabine de comando deve ser posicionada de forma a:

    a) permitir ao operador, na posição de disparo, eficaz comunicação e observação visual do paciente;

    b) permitir que o operador visualize a entrada de qualquer pessoa durante o procedimento radiológico.


ID
3229855
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com as diretrizes da American Heart Association (AHA), de 2015, na etapa de reconhecimento da parada cardiorrespiratória (PCR), é correto afirmar que o socorrista profissional deve:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

     

    De acordo com o American Heart Association (AHA) 2015

    Atualização das Diretrizes de RCP e ACE

     

     

    Tabela 2  Resumo dos componentes de um RCP de alta qualidade para profissionais do SBV

     

    Reconhecimento de PCR

    Verifique se a vítima responde
    Ausência de respiração ou apenas gasping (ou seja, sem respiração normal)
    Nenhum pulso definido sentido em 10 segundos
    (A verificação da respiração e do pulso pode ser feita simultaneamente, em menos de 10 segundos)


ID
3229858
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, de acordo com sua Resolução COFEN N° 564 de 2017, no seu capítulo II, aborda os deveres do profissional de enfermagem. É dever deste profissional, conforme essa resolução:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

     

     

    De acordo com a RESOLUÇÃO COFEN Nº 564/2017

    Aprova o novo Código de Ética da Enfermagem brasileira.

     

     

    CAPÍTULO II – DOS DEVERES

     

     

    a) Errada.

    Art. 48 Prestar assistência de Enfermagem promovendo a qualidade de vida à pessoa e família no processo do nascer, viver, morrer e luto.

     

    b) Errada.

    § 2º É vedado ao profissional de Enfermagem o cumprimento de prescrição à distância, exceto em casos de urgência e emergência e regulação, conforme Resolução vigente.

     

    c) Errada.

    Art. 51 Responsabilizar-se por falta cometida em suas atividades profissionais, independentemente de ter sido praticada individual ou em equipe, por imperícia, imprudência ou negligência, desde que tenha participação e/ou conhecimento prévio do fato.

     

    Parágrafo único. Quando a falta for praticada em equipe, a responsabilidade será atribuída na medida do(s) ato(s) praticado(s) individualmente.

     

    d) Correta.

    Art. 42 Respeitar o direito do exercício da autonomia da pessoa ou de seu representante legal na tomada de decisão, livre e esclarecida, sobre sua saúde, segurança, tratamento, conforto, bem-estar, realizando ações necessárias, de acordo com os princípios éticos e legais.

     

    Parágrafo único. Respeitar as diretivas antecipadas da pessoa no que concerne às decisões sobre cuidados e tratamentos que deseja OU não receber no momento em que estiver incapacitado de expressar, livre e autonomamente, suas vontades.

     

    e) Errada.

    Art. 52 Manter sigilo sobre fato de que tenha conhecimento em razão da atividade profissional, exceto nos casos previstos na legislação OU por determinação judicial,OU com o consentimento escrito da pessoa envolvida OU de seu representante ou responsável legal.

     

    § 2º O fato sigiloso deverá ser revelado em situações de ameaça à vida e à dignidade, na defesa própria OU em atividade multiprofissional, quando necessário à prestação da assistência.

  • QUESTÃO :

    DEVER do PROFISSIONAL de ENFERMAGEM :

    O que DEVO FAZER ??

    OBSERVAÇÃO :

    CÓDIGO DE ÉTICA DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM ( CEPE ) TRATA SOBRE :

    1 DIREITOS

    2 DEVERES

    3 PROIBIÇÕES

    4 INFRAÇÕES

    5 PENALIDADES

    1 DIREITOS :conforme princípios; DIREITO HUMANO E SOCIAL : INFORMAÇÃO...

    2 DEVERES : O que DEVO fazer conforme princípios constitucionais ( leis : lealdade , justiça ) .

    3 PROIBIÇÕES : TUDO QUE FERIR AOS PRINCÍPIOS/LEIS .

    4 INFRAÇÕES :

    LEVES ( sem causar debilidade ) .

    MODERADAS (debilidade temporária)

    GRAVES ( PERIGO de morte e debilidade permanente ) .

    GRAVÍSSIMAS ( MORTE e DEBILIDADE PERMANENTE ) .

    5 PENALIDADES : V :

    I – ADVERTÊNCIA VERBAL :

    ADmoestação reservada ,registro no prontuário ( 2 testemunhos ) .

    II – MULTA : 1 a 10 x o salário conforme categoria

    III – CENSURA : REPREENSÃO .

    IV -SUSPENSÃO : 90 DIAS (3 MESES) .

    V – CASSAÇÃO : ( 30 ANOS ) .

    Advertência, multa , censura e suspensão : RESPONSABILIDADE do COREN .

    CASSAÇÃO : RESPONSABILIDADE do COFEN .

    A ) PRESTAR ASSISTÊNCIA de enfermagem promovendo a qualidade de vida, exceto em casos de violência.

    B ) É VEDADO ao profissional de enfermagem o cumprimento de PRESCRIÇÃO à distância, MESMO EM CASOS DE URGÊNCIA e emergência .

    PROIBIDO = PROIBIÇÃO E NÃO "DEVER" COMO A QUESTÃO QUER.

    C ) Responsabilizar-se por falta cometida em suas atividades profissionais, SOMENTE se tiver sido PRATICADA INDIVIDUALMENTE, por imperícia, imprudência ou negligência.

    D ) : GABARITO : QUESTÃO : DEVER DO ENFERMEIRO : O QUE DEVO FAZER??

    DEVO :

    RESPEITAR as diretivas antecipadas da pessoa no que concerne as DECISÕES SOBRE : CUIDADOS e TRATAMENTOS que deseja ou não receber no momento em que estiver incapacitado de expressar, livre e autonomamente suas vontades.

    E ) MANTER SIGILO sobre fato de que tenha conhecimento em razão de atividade profissional, EXCETO nos casos previstos na legislação ou por determinação judicial, ou com o consentimento escrito da pessoa envolvida ou de seu representante legal. Complementa ainda que o fato sigiloso deverá ser revelado em situações de cuidados paliativos.


ID
3229861
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com as Diretrizes de 2018, da American Stroke Association, para o manejo precoce de pacientes com acidente vascular encefálico (AVE) Isquêmico Agudo, são cuidados que devem ser implementados no atendimento deste paciente:

Alternativas
Comentários
  • Letra A: TODOS não. Apenas aos que necessitarem (SpO2 > 95%).

    Letra B: A glicemia deve ser mantida até 99 mg/dL.

    Letra C: CORRETA.

    Letra D: Devem ter sua pressão arterial mantida até no máximo 120 X 80 mmHg.

    Letra E: Alteplase é um trombolítico, sendo um ativador do plasminogênio tissular. Enzima que ajuda na dissolução de coágulos sanguíneos.

  • Letra A: TODOS não. Apenas aos que necessitarem (SpO2 > 95%).

    Letra B: A glicemia deve ser mantida até 99 mg/dL.

    Letra C: CORRETA.

    Letra D: MANTER PA sistólica menor que 180mmhg e diastólica menor que 105mmhg nas primeiras 24hrs;

    Letra E: Alteplase é um trombolítico, sendo um ativador do plasminogênio tissular. Enzima que ajuda na dissolução de coágulos sanguíneos.

  • Lembrar que excesso de oxigênio aumenta os processos isquêmico. A necessidade de o2 deverá ser avaliada conforme resultados de saturação ( <95%) e gasometria

  • : Alteplase é um trombolítico, sendo um ativador do plasminogênio tissular. Enzima que ajuda na dissolução de coágulos sanguíneos.


ID
3229864
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), Nº 564/2017, em seu artigo 30, encontra-se a determinação de “Colaborar com o processo de fiscalização do exercício profissional e prestar informações fidedignas, permitindo o acesso a documentos e a área física institucional”. Essa determinação se constitui em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A.

     

     

    De acordo com a RESOLUÇÃO COFEN Nº 564/2017

    Aprova o novo Código de Ética da Enfermagem brasileira.

     

     

    CAPÍTULO II – DOS DEVERES

     

    Art. 31 Colaborar com o processo de fiscalização do exercício profissional e prestar informações fidedignas, permitindo o acesso a documentos e a área física institucional.


ID
3229867
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando o previsto no Código de Ética de Enfermagem, conforme Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), Nº 564/2017, “Apoiar e/ou participar de movimentos de defesa da dignidade profissional, do exercício da cidadania e das reivindicações por melhores condições de assistência, trabalho e remuneração, observados os parâmetros e limites da legislação vigente” é um (uma):

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

     

     

     

    De acordo com a RESOLUÇÃO COFEN Nº 564/2017

    Aprova o novo Código de Ética da Enfermagem brasileira.

     

     

    CAPÍTULO I – DOS DIREITOS

     

    Art. 3º Apoiar e/ou participar de movimentos de defesa da dignidade profissional, do exercício da cidadania e das reivindicações por melhores condições de assistência, trabalho e remuneração, observados os parâmetros e limites da legislação vigente.


ID
3229870
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As autoclaves ou outros equipamentos de esterilização, como o gás/plasma de peróxido de hidrogênio (PPH), ficam localizados em qual área/sala do CME?

Alternativas

ID
3229873
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O capítulo IV do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem trata das infrações e penalidades. As penalidades a serem impostas pelo Sistema COFEN/Conselhos Regionais de enfermagem, conforme determina o art. 18, da Lei Nº 5.905, de 12 de julho de 1973, podem ser de vários tipos. Assinale a alternativa correta que representa uma dessas penalidades:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

     

     

    De acordo com a RESOLUÇÃO COFEN Nº 564/2017

    Aprova o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.

     

     

     

    a) Errada.

    § 1º A advertência verbal consiste na admoestação ao infrator, de forma reservada, que será registrada no prontuário do mesmo, na presença de 2 (duas) testemunhas.

     

    b) Errada.

    § 3º A censura consiste em repreensão que será divulgada nas publicações oficiais do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem e em jornais de grande circulação.

     

    c) Correta.

    § 2º A multa consiste na obrigatoriedade de pagamento de 01 (um) a 10 (dez) vezes o valor da anuidade da categoria profissional à qual pertence o infrator, em vigor no ato do pagamento.

     

    d) Errada.

    § 5º A cassação consiste na perda do direito ao exercício da Enfermagem por um período de até 30 anos (ATUALIZADA) e será divulgada nas publicações do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem e em jornais de grande circulação.

     

    e) Errada.

    § 4º A suspensão consiste na proibição do exercício profissional da Enfermagem por um período de até 90 (noventa) dias (ATUALIZADA) e será divulgada nas publicações oficiais do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, jornais de grande circulação e comunicada aos órgãos empregadores.

     

  • CASSAÇÃO : 30 anos

                x

    SUSPENÇÃO :  Até 90 DIAS

  • 1a PARTE :

    Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem trata das infrações ( leves e moderadas ) e PENALIDADES ( comete algo grave ) .

    Assinale a alternativa correta que representa PENALIDADES : GABARITO C ) :

    MULTA : obrigatório pagar ( 1 a 10 vezes o valor da anuidade da categoria profissional a que pertence o infrator ) : em vigor no ato do pagamento .

    VEJAMOS OUTRAS ALTERNATIVAS : A,B,D,E :

    A ) ADVERTÊNCIA : admoestação ao infrator, de forma PÚBLICA,registrada no prontuário com 2 testemunhas .

    ARGUMENTAÇÃO :

    ADVERTÊNCIA : admoestação verbal ( aviso legal ao infrator , de forma RESERVADA , registrada no prontuário com 2 testemunhas .

    B ) CENSURA : REPREENSÃO que será divulgada e registrada UNICAMENTE no prontuário do funcionário na instituição de saúde onde o ato ocorreu .

    ARGUMENTAÇÃO :

    CENSURA : REPREENSÃO que será DIVULGADA NOS :

    COFEN , COREN e jornais de grande circulação .

    D ) CASSAÇÃO : CASSAR / PERDER do direito ao exercício da enfermagem por um período de até 1 ano, divulgado nas publicações do Sistema COFEN/COREN e jornais de grande circulação .

    ARGUMENTAÇÃO :

    CASSAÇÃO : se eu cometi algo muito grave para perder meu direito de trabalhar será um castigo por tempo longo e não de 1 ano né !!

    TEMPO LONGO QUE É QUASE AO TEMPO DE SERVIÇO : VEJAMOS :

    CASSAR / PERDER do direito ao exercício da enfermagem por um período de até 30 anos , divulgado nas publicações do Sistema COFEN/COREN e jornais de grande circulação .

    E ) SUSPENSÃO : proibir o exercício profissional da enfermagem por um período de até 365 dias, e será divulgada nas publicações oficiais do Sistema COFEN/COREN, jornais de grande circulação e : comunicado aos órgãos empregadores .

    ARGUMENTAÇÃO :

    SUSPENSÃO : suspender /proibir o exercício profissional da enfermagem por um período de 90 dias ( 3meses ) e será divulgada nas publicações oficiais do Sistema COFEN/COREN, jornais de grande circulação e : comunicado aos órgãos empregadores .

  • 2a PARTE :

    OBSERVAÇÃO :SUSPENSÃO ( 90 DIAS ) e CASSAÇÃO ( 30 ANOS ) :

    SUSPENSÃO : COREN : suspende a prestação de serviço por 90 DIAS ( FIZ ALGO MENOS GRAVE ) : ALGUÉM PODE QUERER ME CONTRATAR !!por isso : DIVULGAR nas publicações oficiais do Sistema COFEN/COREN, JORNAIS de grande circulação E COMUNICAR aos órgãos empregadores ( comunicar para não haver o risco de me contratar durante esses 90 dias ) .

    CASSAÇÃO : COFEN : 30 ANOS ( FIZ ALGO GRAVÍSSIMO : NINGUÉM IRÁ QUERER ME CONTRATAR ) .

    CASSAÇÃO Ñ PRECISA Comunicar aos órgãos empregadores: pois COFEN retém a carteira do COREN por 30 anos e se eu retornar a trabalhar após isso : terei q passar por processo de REABILITAÇÃO PROFISSIONAL.

    OBSERVAÇÃO :

    CENSURA e CASSAÇÃO :

    DIVULGAR NO : COFEN , COREN e JORNAIS de grande circulação .

    SUSPENSÃO : FIZ ALGO PARA SUSPENDER MEU TRABALHO POR 90 DIAS ( 3 MESES) :

    DIVULGAR nas publicações oficiais do Sistema COFEN/COREN, JORNAIS de grande circulação E COMUNICAR aos órgãos empregadores ( comunicar para não haver o risco de me contratar durante esses 90 dias ) .

    OBSERVAÇÃO :

    INFRAÇÕES :

    Leves ,

    Moderadas ,

    Graves e

    Gravíssimas .

    INFRAÇÕES : LEVES e MODERADAS ( PENALIDADES SERÃO MENOS GRAVES ) .

    INFRAÇÕES : GRAVES e GRAVÍSSIMAS ( PENALIDADES SERÃO MAIS GRAVES )

    INFRAÇÕES LEVES : SEM CAUSAR DEBILIDADE .

    INFRAÇÕES MODERADAS : DEBILIDADE TEMPORÁRIA DE MEMBRO / SENTIDO .

    DANOS : MENTAIS , MORAIS , PATRIMONIAIS , FINANCEIROS .

    INFRAÇÕES GRAVES :

    PERIGO DE MORTE .

    INFRAÇÕES GRAVÍSSIMAS : PROVOCA :

    MORTE ,

    DEBILIDADE PERMANENTE,

    DANO MORAL IRREMEDIÁVEL .


ID
3229876
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando a biossegurança no Centro de Material e Esterilização (CME), conforme preconizada na Resolução RDC ANVISA Nº 15/2012, marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Na sala de recepção e limpeza, é preciso dispor de pontos de água fria e quente, que deve ser potável, mole e deionizada quando utilizada para enxágue de produtos críticos.

  • Não achei a alternativa A dentro da RDC 15. Em nenhum momento na RDC fala sobre necessidade de água quente e fria.

  • Art. 68 O enxágue dos produtos para saúde deve ser realizado com água que atenda aos padrões de potabilidade

    definidos em normatização específica Não fala os padrões na RDC/15. Não concordei com o gabarito


ID
3229879
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando a Resolução RDC ANVISA Nº15/2012, que regulamenta os requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde, marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

     

     

     

    De acordo com a RESOLUÇÃO - RDC Nº 15, DE 15 DE MARÇO DE 2012

    Dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde e dá outras providências.

     

     

    a) Errada.

    Art. 5º Para cumprimento desta resolução os CME passam a ser classificados em CME Classe I e CME Classe II.

     

    § 1º O CME Classe I é aquele que realiza o processamento de produtos para a saúde não-críticos, semicríticos e críticos de conformação não complexa, passíveis de processamento.

     

    § 2º O CME Classe II é aquele que realiza o processamento de produtos para a saúde não-críticos, semicríticos e críticos de conformação complexa e não complexa, passíveis de processamento.

     

    b) Correta.

    Art. 67 No CME Classe II e na empresa processadora, a limpeza de produtos para saúde com conformações complexas deve ser precedida de limpeza manual e complementada por limpeza automatizada em lavadora ultrassônica ou outro equipamento de eficiência comprovada.

     

    Parágrafo único. Para produtos para saúde cujo lúmen tenha diâmetro interno inferior a 5 (cinco) milímetros é obrigatório que a fase automatizada da limpeza seja feita em lavadora ultrassônica com conector para canulados e que utilize tecnologia de fluxo intermitente.

     

    c) Errada.

    Art. 49 A área para recepção dos produtos para saúde do CME Classe II deve estar localizada dentro da sala de recepção e limpeza.

     

    d) Errada.

    Art. 55 A sala de desinfecção química deve conter bancada com uma cuba para limpeza e uma cuba para enxágue com profundidade e dimensionamento que permitam a imersão completa do produto ou equipamento, mantendo distanciamento mínimo entre as cubas de forma a não permitir a transferência acidental de líquidos.

     

    e) Errada.

    Art. 48 Para o CME Classe II e na empresa processadora é obrigatória a separação física da área de recepção e limpeza dos produtos para saúde das demais áreas.


ID
3229882
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando a Resolução RDC ANVISA Nº 15/2012, que regulamenta os requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde, marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A sala de armazenamento e distribuição de materiais esterilizados no CME classe II tem por finalidade centralizar todo o material esterilizado para posterior distribuição às unidades consumidoras.

  • GABARITO E

    A SALA DE ARMAZENAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAL ESTERILIZADO É UM ACESSO RESTRITO.

  • A- O fluxo na Central de Material Esterilizado deve ser unidirecional e contínuo, evitando desta forma o cruzamento de artigos médico-hospitalares sujos com os limpos. Os profissionais que trabalham na área suja não podem transitar pela área limpa e vice-versa.

    B- No CME classe II, a sala de preparo e esterilização e a sala de desinfecção química são consideradas setores sujos.

    C- A área de monitoramento do processo de esterilização deve dispor de sistema para guarda dos registros dos monitoramentos por cinco anos.

    D- A sala de armazenamento e distribuição de materiais esterilizados deve ser um local exclusivo, com acesso restrito.

    E- A sala de armazenamento e distribuição de materiais esterilizados no CME classe II tem por finalidade centralizar todo o material esterilizado para posterior distribuição às unidades consumidoras.

    GABARITO: E

  • Art. 47 O CME Classe II e a empresa processadora devem possuir, minimamente, os seguintes ambientes:

    I - Sala de recepção e limpeza (setor sujo);

    II - Sala de preparo e esterilização (setor limpo);

    III - Sala de desinfecção química, quando aplicável (setor limpo);

    IV - Área de monitoramento do processo de esterilização (setor limpo); e

    V - Sala de armazenamento e distribuição de materiais esterilizados (setor limpo).

  • Art. 47 O CME Classe II e a empresa processadora devem possuir, minimamente, os seguintes ambientes:

    I - Sala de recepção e limpeza (setor sujo);

    II - Sala de preparo e esterilização (setor limpo);

    III - Sala de desinfecção química, quando aplicável (setor limpo);

    IV - Área de monitoramento do processo de esterilização (setor limpo); e

    V - Sala de armazenamento e distribuição de materiais esterilizados (setor limpo).

    BIZUUUU::::

    RECEPÇÃO E LIMPEZA É SUJOOOOOOOOOOO

    O RESTANTE É SETOR LIIIIIIIMPOOOOOOOOOOOOOOO...


ID
3229885
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Analise cada afirmativa abaixo e marque a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A limpeza do Centro Cirúrgico deve iniciar sempre pela área mais limpa em direção às áreas com maior presença de sujidade.

  • QUAL A NECESSIDADE DE REESCREVER IGUALMENTE A RESPOSTA CORRETA??????/ QUAL A CONTRIBUIÇÃO DISSO?

  • Também acho

  • Também acho

  • Também acho

  • Qual a necessidade de reescrever a resposta correta?

  • A necessidade de se reescrever é que, quem não é assinante só pode responder 5 questões por dia. Se você atingir o limite e a resposta não estiver nos comentários, você terá que esperar pelo dia seguinte para reponder.

    Bons estudos a todos!

  • Obrigada pela sensibilidade, André!

    Isso se chama empatia!

  • A limpeza do Centro Cirúrgico deve iniciar sempre pela área mais limpa em direção às áreas com maior presença de sujidade,,


ID
3229888
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Dentre as alternativas abaixo, assinale a opção que apresenta um instrumental considerado não crítico.

Alternativas
Comentários
  • Classificação de instrumentos de Spauding

    São classificados em:

    Instrumentos CRÍTICOS: São aqueles que PENETRAM NOS TECIDOS SUBEPITELIAIS, atingindo o sistema vascular.

    INSTRUMENTOS SEMICRÍTICOS: São aqueles que entram em contato com pele integra e MUCOSA.

    INSTRUMENTOS NÃO-CRÍTICOS: São queles que entram em contato com pele integra ou NÃO entram em contato com a pele do paciente.

  • GABARITO: A

    A. Refletor odontológico.

    INSTRUMENTOS CRÍTICOS: são aqueles que penetram nos tecidos subepiteliais, atingindo o sistema vascular.

    INSTRUMENTOS SEMICRÍTICOS: são aqueles instrumentos que entram em contato com a mucosa ou pele íntegra.

    INSTRUMENTOS NÃO CRÍTICOS: são aqueles que entram em contato apenas com a pele íntegra ou não entram em contato com o paciente.

    Bons estudos!!!

    Comente sempre que puder, pouquíssimas questões do QC da Odonto, ASB/TSB são comentadas, para que ajudemos uns aos outros na longa jornada da conquista do nosso sonho.


ID
3229891
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando a estrutura física do Centro de Material e Esterilização (CME), conforme preconizada na Resolução RDC ANVISA Nº 15/2012, marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Na sala de preparo e esterilização, a temperatura ambiente deve ser mantida entre 20º e 24º C.

  • Art. 54 O sistema de climatização da sala de preparo e esterilização do CME Classe II e da empresa processadora devem atender além do disposto nas normatizações pertinentes os seguintes itens:

    I - Manter temperatura entre 20 e 24 º C

    II - Garantir vazão mínima de ar total de 18,00 m3/h/m2

    III - Manter um diferencial de pressão positivo entre os ambientes adjacentes, com pressão diferencial mínima de 2,5 Pa.

    Obs: já na área de limpeza do CME Classe II e da empresa processadora, a temperatura ambiente deve estar entre 18º e 22º C.

    Fonte: RESOLUÇÃO – RDC ANVISA Nº15, DE 15 DE MARÇO DE 2012 (http://sobecc.org.br/arquivos/legislacao/06%20RESOLU%C3%87%C3%83O_RDC_%20N%C2%BA15_ANVISA_%20MAR%C3%87O%202012.pdf)

  • RDC 15/2012

    B) Art. 53 A sala de preparo e esterilização do CME Classe II e da empresa processadora devem dispor de:

    III - Seladoras de embalagens; e

    C) Art.103 O transporte de produtos para saúde processados deve ser feito em recipientes fechados e em condições que garantam a manutenção da identificação e a integridade da embalagem.

    D) Art. 52 - IV - Prover exaustão forçada de todo ar da sala com descarga para o exterior da edificação.

    E) Art. 76 A limpeza dos produtos para saúde, seja manual ou automatizada, deve ser avaliada por meio da inspeção visual, com o auxílio de lentes intensificadoras de imagem, de no mínimo oito vezes de aumento, complementada, quando indicado, por testes químicos disponíveis no mercado.


ID
3229894
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Analise atentamente cada alternativa e marque a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O ácido peracético é uma solução desinfetante que tem ação esporicida quando em concentração de 500 a 10 mil ppm (0,05% a 1%), em até 30 minutos.

  • Antes de analisar a questão, gostaria enfatizar que é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Central de Material Esterilizado.

    É importante atentar-se para a RDC 15/2012 da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária que dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde e dá outras providências e a finalidade de cada substância. E sempre lembrar que o termo Antissepsia é a destruição de micro-organismos existentes nas camadas superficiais ou profundas da pele.

    A) INCORRETO - O peróxido de hidrogênio na concentração de 3 a 6% tem poder desinfetante e esterilizante durante 30 minutos. Pode ser utilizado como opção para esterilização de materiais termo-sensíveis.

    B) INCORRETO - O álcool na concentração de 70% é indicado para desinfecção de materiais não críticos. Instrumentos óticos devem sofrer o processo de esterilização, preferencialmente com oxido de etileno. Para óculos de proteção deve-se Lavar com água e detergente neutro, Enxaguar abundantemente E Secar bem com compressa ou pano de limpeza. Desinfetar por meio de imersão em Hipoclorito de Sódio 1% por 30 minutos, ou outro produto recomendado pelo fabricante.

    C) CORRETO - O ácido peracético é um produto químico, apresenta-se como um líquido incolor, não corante, potente agente oxidante, com pH ácido, densidade próxima a da água e odor levemente avinagrado, corrosivo para metais (bronze, cobre, ferro galvanizado, latão) que, em baixa concentração, tem rápida ação contra todos os microorganismos, inclusive esporos bacterianos; solução desinfetante que tem ação esporicida quando em concentração de 500 a 10 mil ppm (0,05% a 1%), em até 30 minutos.

    D) INCORRETO – Desde a RDC 91/2008 está proibido o uso isolado de pastilhas de esterilização que contenham formaldeído ou paraformaldeído. As pastilhas só poderão ser usadas quando associadas a autoclaves. O uso em estufas e caixas metálicas para esterilização de instrumental está proibido.

    E) INCORRETO - As moldeiras plásticas devem passar por desinfecção com Ácido Peracético a 1% Após o uso. Deixar imerso durante 10 minutos;

    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Eu quero saber onde eu acho esse conteúdo porque não vi isso na RDC 15


ID
3229897
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando a desinfecção em serviços de saúde, marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A solução de glutaraldeído a 2% tem boa eficácia como desinfetante, entretanto não deve ser utilizado na desinfecção de materiais de assistência ventilatória pelo risco de causar irritação das vias aéreas.


ID
3229900
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando os princípios gerais para limpeza do ambiente do Centro Cirúrgico, marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • As superfícies do centro cirúrgico devem ser limpas com detergente antes da desinfecção para que a poeira, sujidade ou matéria orgânica presentes não reduzam a atividade dos desinfetantes.


ID
3229903
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Tendo em vista as atividades desenvolvidas em CME, marque a opção que faz a relação correta entre a área e a atividade.

Alternativas
Comentários
  • Encaminhamento de pacotes “não conforme” para reprocessamento – Área de esterilização.


ID
3229906
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Centro de Material e Esterilização (CME) é uma unidade na qual as atividades da equipe de Enfermagem são executadas de forma particular. No que diz respeito aos processos de trabalho em CME, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A

    A finalidade do trabalho realizado é oferecer às unidades assistenciais ou consumidoras um produto final em condições seguras de uso.


ID
3229909
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Marque a alternativa correta no que diz respeito às atribuições do Técnico de Enfermagem do Centro de Material e Esterilização.

Alternativas
Comentários
  • Teste da funcionalidade e da integridade dos materiais que serão encaminhados para esterilização em serviços terceirizados.


ID
3229912
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os indicadores de CME auxiliam na detecção de possíveis problemas relacionados a estruturas, processos e resultados, que devem ser analisados na busca por possíveis soluções. São exemplos de indicadores de resultado:

Alternativas

ID
3229915
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dentre as atribuições do Técnico de Enfermagem em CME está:

Alternativas
Comentários
  • E. Realização da reconferência do material em consignação, junto ao representante da empresa, registrando a devolução e a saída do material da instituição.


ID
3229918
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Baseando-se nas diretrizes recomendadas para o preparo de produtos para saúde, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • As lâminas de tesouras ou de qualquer outro instrumental cortante devem ser avaliadas quanto à integridade do fio e à efetividade do corte.


ID
3229921
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No tocante ao empacotamento de produtos para saúde, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A embalagem deve permitir a penetração do agente esterilizante e o contato direto com o item e as superfícies a serem esterilizados e ainda a remoção posterior do agente esterilizante.


ID
3229924
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com as normas de empacotamento podemos afirmar que:

Alternativas

ID
3229927
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com as diretrizes recomendadas para o preparo de produtos para saúde, marque a opção correta.

Alternativas

ID
3229930
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Levando em consideração os indicadores de qualidade em CME, marque a opção correta.

Alternativas