SóProvas


ID
3231553
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Bombinhas - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Sobre os pronomes de tratamento utilizados em correspondências oficiais, o Presidente da República deve ser tratado no corpo do texto como:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Conforme o Manual de Redação da Presidência, 3ª edição:

    ? O Presidente da República deve ser tratado como endereçamento (=A Sua Excelência o Senhor), como vocativo (=Excelentíssimo Senhor Presidente da República,), como tratamento no corpo do texto (=Vossa Excelência) e sem abreviatura.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Gabarito: C

    Vocativo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República.

  • O q vcs acham sobre a alternativa ser a "c"? Segundo o Decreto no 9.758, de 11 de abril de 2019, não deveria ser "Vossa Senhoria" o pronome q se refere ao PR? Já q "Vossa Excelência" foi abolido?

  • O enunciado não menciona se é com base no Decreto 9.758/19 ou no Manual de Redação.

    Ocorre que verificando as respostas subentende-se que está cobrando de acordo com o Manual, pois se fosse de acordo com o Decreto alguma das alternativas deveria apresentar a resposta "Senhor Presidente da República", uma vez que para os cargos do Executivo da União não usa mais Vossa Excelência, Vossa Senhoria e nem Vossa Magnificência.

    Logo a alternativa correta é a letra "C".

    OBS: Lembrando que o Manual de Redação continua em vigência, somente quando o enunciado da questão citar o Decreto é que Manual não será usado.

  • GABARITO: LETRA C

    Autoridade: Presidente da República

    Endereçamento: A Sua Excelência o Senhor

    Vocativo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República,

    Tratamento no corpo do texto: Vossa Excelência

    Abreviatura: Não se usa

    FONTE: MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 3ª EDIÇÃO.  

  • O candidato, para responder a esta questão, precisa ter conhecimento específico sobre o emprego dos pronomes de tratamento no corpo do texto.

    a) "Vossa Senhoria" é o pronome que deve ser empregado para as demais autoridades (exceto as do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário) e para particulares. Assim, esta alternativa está incorreta.
    b) "Vossa Santidade" é o pronome que deve ser empregado em comunicações dirigidas ao Papa. Dessa forma, esta alternativa está incorreta.
    c) De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, o pronome de tratamento que deve ser usado para autoridades do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário é "Vossa Excelência". Desse modo, esse é o pronome adequado em comunicações destinadas ao Presidente da República.
    d) Vossa Magnificência é o o pronome que deve ser utilizado nas correspondências destinadas aos Reitores de Universidade. Assim, esta alternativa está incorreta.
    e) De acordo com o manual, "doutor" não é forma de tratamento, e sim título acadêmico. Assim, a orientação dada é que seu uso indiscriminado seja evitado. Como regra geral, ele deve ser empregado apenas em comunicações dirigidas a pessoas que tenham tal grau por terem concluído curso universitário de doutorado. Sendo assim, esta alternativa está incorreta.

    Gabarito: Letra C

  • Em diversas questões que cobram pronome de tratamento, vejo pessoas com dúvidas a respeito do decreto 9.758.

    É simples, edital/questão citou o decreto? Então o considere, não citou? Vai segundo o Manual.