SóProvas


ID
323191
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca da imprensa escrita e seus gêneros.

Os valores-notícias derivam de pressupostos implícitos e considerações relativas. Entre os primeiros, destaca-se o conteúdo do assunto e a disponibilidade do material informativo; entre os últimos, o público e a concorrência.

Alternativas
Comentários
  • Valor-notícia é um valor subjetivo que determina a importância que um fato ou acontecimento tem para ser noticiado. Por este motivo é também designado de critério de noticiabilidade. . Os factores ou critérios que dão um fato valor-notícia coincidem na maior parte das redações dos meios de comunicação social. Em 1965, Johan Galtung e   Mari Holmboe Ruge   enumeraram esses factores:
    De acordo com o impacto;
    de acordo com a empatia com a audiência;
    de acordo com o pragmatismo da cobertura mediática.
  • O critário da banca não fez o menor sentido já que deixou o público em segundo lugar na escolha de pauta. Alguem poderia esclarecer por gentileza?
  • Caro Cursologos3;
    A questão está correta. Imagine você, se todas as pautas fossem decididas em virtude da audiência, do gosto do público? Não teríamos nenhuma matéria sobre política e economia. Teríamos um jornal pautado apenas em Cidades e Polícia (em regra, são as editorias de maior audiência em quase todos os veículos).
  • Caros, em nenhum momento a questão pressupõe um critério em detrimento de outro.
    O erro está na interpretação do texto.

    "Os valores-notícias derivam de pressupostos implícitos e considerações relativas. Entre os primeiros, destaca-se o conteúdo do assunto e a disponibilidade do material informativo; entre os últimos, o público e a concorrência."

    O termo "PRIMEIROS" refere-se aos pressupostos implícitos e o termo "ÚLTIMOS" refere-se às considerações relativas.
    Seria o mesmo que substituirmos os termos por "Entre aqueles, destaca-se o conteúdo do assunto...; entre estes, destaca-se o público..."
  • Concordo e parabenizo a colega pela assertiva interpretação. Em português a técnica recebe o nome de aposto distributivo. Observe, porém, que a redação da questão, na forma que está, gera ambiguidade.