SóProvas


ID
3232201
Banca
IBFC
Órgão
Câmara Municipal de Araraquara - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O desenvolvimento de competências profissionais ou humanas é um processo de aprendizagem que visa suprir o hiato entre os conhecimentos, as habilidades e as atitudes requeridos pelo órgão público e também os apresentados pelos servidores. Baseado no desvio entre as competências atuais apresentadas pelo servidor e as requeridas para o alcance das metas organizacionais, assinale a alternativa incorreta quanto ao que o plano de desenvolvimento de competências precisa considerar:

Alternativas
Comentários
  • vish ninguém faz essas questões não? São só três pessoas mesmo? credo

  • GAP = LACUNA

  • Gabarito letra C

    GAP- são as lacunas entre as competências necessárias que organização precisa para atender seus objetivos e as apresentadas pelos colaboradores.

    Na alternativa C esta incorreto, pois nem sempre a interação entre essas variáveis ira explicar o sucesso, ( minha opinião é claro) . O sucesso tem que considerar algo mais amplo e abrangente.

    O resultado da interação entre variáveis organizacionais e características individuais explicam o sucesso no ambiente de trabalho,

  • "O resultado da interação entre variáveis organizacionais e características individuais ajuda a explicar o sucesso ou o insucesso das atividades de treinamento, além de permitir uma avaliação adequada do desempenho do órgão."

    Gestão por competências em organização do governo, Pires et al., 2005, p. 38

  • É a C porque ela simplesmente não faz sentido.

    O sucesso do trabalho dos indivíduos na organização não depende de variáveis da organização, como se fosse alguma "sorte".

    O sucesso é se a pessoa tem os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao cargo.

    Uma vez identificadas as competências que o cargo necessita, deve-se preenchê-lo com alguém que as supra.

    Caso a pessoa que ocupe ainda não as tenha, deve haver intervenções para que complete essa lacuna (também chamada de "gap") e ele fique 10/10 no que ele precisa pra bem desempenhar esse papel.

    Portanto, a organização não tem variáveis que interagem com a pessoa e faz ela ter sucesso ou na sua atribuição e sim tem características necessárias para desempenhar uma função e o trabalhador há de tê-las para ter sucesso.