GABARITO: LETRA B
Quando o arquivista trata de documentos, ele obedece ao princípio básico da Arquivologia chamado proveniência dos arquivos (ou respect des fonds ou provenance: o arquivo produzido por uma entidade não deve ser misturado aos de outras entidades geradoras.
O princípio da proveniência deve ser observado na organização dos arquivos correntes, intermediários e permanentes (ele é considerado a base da arquivística).
FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.
Princípio da Proveniência / Respeito aos fundos / Procedência
"o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. "É considerado o princípio basilar da organização dos fundos de arquivo. O primeiro princípio de classificação é o princípio da proveniência. Ou seja, se um arquivo é destinado a dois ou mais órgãos, por exemplo, não devemos misturar os arquivos. Cada arquivo será um fundo (por isso respeito aos fundos). O fundo pode ser:
* aberto (se entidade ainda viva)
* fechado (entidade já encerrou).
Fonte: meu resumo.
ʕ•́ᴥ•̀ʔっ INSS 2020/21.
Vamos lá Pessoal!!!
Duchein esclarece logo no início de seu célebre artigo que o princípio fundamental do arquivo é o respeito aos fundos.
Agora, quando o examinador trabalha a segunda lacuna, entendo que ele se enrola um pouco. Vejamos que Bellotto, ao tratar de definições clássicas de fundos, depreende alguns pontos fundamentais, e dentre eles, aponta:
"que o fator norteador da constituição do fundo é o órgão produtor, a origem do documento, que ele representa no momento de sua criação."
Repare que a autora diz que o "fator norteador" não é o princípio, mas sim o órgão produtor.
Mas de qualquer forma, não teria como fugir do princípio basilar da Arquivologia, inclusive, a própria questão, em seu último período, enuncia "tal princípio", denotando que as duas lacunas estavam falando da mesma coisa.
Espero ter ajudado um pouco.
Abs a todos e bons estudos!!!