SóProvas


ID
3232570
Banca
IBFC
Órgão
Câmara Municipal de Araraquara - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

A Tipologia Documental é a ampliação da Diplomática em direção à gênese documental, perseguindo a contextualização nas atribuições, competências, funções e atividades da entidade geradora/ acumuladora.”.

(BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documento de arquivo. – São Paulo: Arquivo do Estado, Imprensa Oficial do Estado, 2002.).

Sendo assim uma declaração de imposto de renda, recebida no arquivo municipal é um exemplo de ____________.  

Alternativas
Comentários
  • A tipologia documental pode ser definida, de forma rudimentar, como o estudo dos tipos documentais, descritos pela simples equação espécie+função. Ou seja, a tipologia dos documentos é uma análise de espécies documentais dentro de um contexto de criação, para identificar sua função dentro desse contexto. Dessa forma, ela é parceira da diplomática, ou uma extensão de atuação da mesma com uma aplicabilidade arquivística.

  • GABARITO: LETRA B

    COMPLEMENTANDO:

    De acordo com a Professora Heloísa Bellotto, os termos gênero, espécie e tipo documental possuem as seguintes definições:

    • Gênero – “configuração que assume um documento de acordo com o sistema de signos de que seus executores se serviram para registrar a mensagem”.

    • Espécie – “configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas”.

    • Tipo – “configuração que assume a espécie documental de acordo com a atividade que a gerou”.

    Assim sendo, um relatório é exemplo de “espécie documental”. Quando especificamos a espécie (relatório financeiro, relatório de recursos humanos), temos a caracterização de “tipos documentais”.

    Logo, podemos exemplificar:

    Contrato, Edital e Certidão são espécies documentais.

    Contrato de Prestação de Serviços, Edital de Concurso Público e Certidão de Nascimento são tipos documentais.

    Portanto, podemos concluir que o tipo documental é a espécie mais a sua atividade ou razão funcional.

    FONTE:  Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.

  • TIPO ou TIPOLOGIA DOCUMENTAL (ESPÉCIE + FUNÇÃO): É a denominação que se dá quando reunimos determinada espécie à função ou atividade que o documento irá exercer.

    Ex: Boletim de notas

    Ex: Declaração de imposto de renda, Certidão de nascimento...