a) Falso, pois as Guerras Púnicas foram um conjunto de confrontos entre Roma e Cartago. Dessa forma, o único erro da alternativa é a palavra "Atenas". Agora, veja que se fosse "entre Roma e Cartago" a afirmação da alternativa estaria certa, mas não seria o gabarito. Isso porque é preciso ficar atento ao que o enunciado direciona. Veja que o TEMPO da questão é século V a.C, ou seja, antes de Roma.
b) As Guerras Macedônicas, de fato, foram um conflito entre macedônicos e romanos, nos séculos III e II a.C. Assim, a afirmação já se destoa do que a questão nos cobra e, além disso, o Reino da Macedônia não fez alianças com os persas. Importante você associar que, no momento desse conflito, Roma estava envolvida nas Guerras Púnicas. Agora, atenção, pois antes das Guerras Macedônicas, os macedônios, com Alexandre, o grande, conquistaram boa parte da Grécia e avançaram seu império até o mediterrâneo, na verdade, até derrotarem os Persas (o rei Dário III).
c) Perfeito, é o nosso gabarito. Reforço que você deve ficar atento à construção da Liga de Delos como resultado das Guerras Médicas. É nesse momento que Atenas começa a se sobrepor às demais cidadesestados e a arrumar "confusão" com entre os próprios gregos.
d) Repare no problema temporal: Alexandre, o Grande, foi o rei do Império da Macedônia entre 336 a.C. e 323 a.C., no período helenístico da história da Grécia Antiga.
e)O período clássico (V e IV a.C) é palco do apogeu e da decadência do mundo grego. Foi marcado por guerras entre gregos e persas (Guerras Médicas) e dos gregos contra si mesmos (Guerra do Peloponeso). A Guerra Greco-Pérsica - ou Guerras Médicas - ocorreu entre 499 e 475 a.C. Entre 431 e 404 a.C., Esparta e Atenas arrastaram praticamente todas as cidades-estados para um conflito que ficou conhecido como Guerra do Peloponeso. Diante disso, o gabarito não pode ser esta alternativa porque o texto do comando fala de uma batalha no mediterrâneo e a guerra do Peloponeso foi na Península, na Grécia.
Letra C