SóProvas


ID
3233278
Banca
FGV
Órgão
FGV
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o excerto de uma peça teatral, de 1973.

Nassau

Como Governador-Geral do Pernambuco, a minha maior preocupação é fazer felizes os seus moradores. Mesmo porque eles são mais da metade da população do Brasil, e esta região, com a concentração dos seus quase 350 engenhos de açúcar, domina a produção mundial de açúcar. Além do mais, nessa disputa entre a Holanda, Portugal e Espanha, quero provar que a colonização holandesa é a mais benéfica. Minha intenção é fazê-los felizes… sejam portugueses, holandeses ou os da terra, ricos ou pobres, protestantes ou católicos romanos e até mesmo judeus.
Senhores, a Companhia das Índias Ocidentais, que financiou a campanha das Américas, fecha agora o balanço dos últimos quinze anos com um saldo devedor aos seus acionistas da ordem de dezoito milhões de florins.

Moradores
Viva! Já ganhou! (...) Viva ele! Viva!

(Chico Buarque de Holanda e Ruy Guerra. Calabar: o elogio da traição, 1976. Adaptado)

Sobre o fato histórico ao qual a obra teatral faz referência, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A presença holandesa no Brasil colonial, através do governo das Companhias das Índias Ocidentais, ajudou por desenvolver a capitania de Pernambuco, em especial na produção de açúcar. Mas a presença holandesa não modificou o panorama social da Colônia, beneficiando, assim, as elites. 

  • O Setor mais beneficiado foi o mercantil, comércio de escravos, a própria comercialização do açúcar no exterior etc, assim como já vinha ocorrendo na América portuguesa, em detrimento do setor produtivo (plantações açúcar etc) mesmo beneficiado com os financiamentos holandeses.

  • A vantagem dos holandeses foi a politica de créditos/ financiamento, que beneficiou os grandes produtores de açúcar, mas o esquema colonial era o mesmo que estava:- quando posse de Portugal/Espanha- a concentração no setor mercantil ( lucrar e não inovar ) .

    LETRA C

    APMBB