SóProvas


ID
3233581
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um bombeiro chega ao local de um acidente onde ele precisa recolher partes de corpos humanos. Na noite seguinte, ele acorda de um sonho angustiante em que vê seu corpo na condição do corpo de um acidentado. Após uma semana, busca ajuda afirmando estar insone, irritado (narra ter tido um acesso de raiva desmedido contra a esposa), afirma não sentir mais o amor que sentia no casamento nem qualquer tipo de satisfação. Está muito assustadiço, vem evitando dirigir após a ocorrência, afirma estar desconcentrado e infeliz. Conta, também, que a realidade está estranha, que está “vivendo a vida em câmera lenta”. Após o sonho, não foi mais trabalhar e tem evitado os colegas do trabalho, tentando evitar recordar a cena do acidente ou o sonho. Apesar de seus esforços em contrário, diz recordar constantemente a cena do acidente, o que gera muito mal-estar.

O diagnóstico adequado ao caso e uma consideração relevante para o diagnóstico diferencial seriam, respectivamente, o(a)

Alternativas
Comentários
  • "Na noite seguinte, ele acorda de um sonho angustiante ... "

    "Após uma semana ... "

    Basicamente, os sintomas do transtorno do estresse agudo e do TEPT são os mesmos. A diferença reside no tempo em que os mesmos são apresentados. É justamente aí que é feito o diagnóstico diferencial. No caso do TEPT, os sintomas geralmente se manifestam dentro dos primeiros três meses depois do trauma, embora possa haver um atraso de meses, ou até anos, antes de os critérios para o diagnóstico serem atendidos. No caso do estresse agudo, a duração da perturbação é de 3 dias a 1 mês depois do trauma.

    Gabarito: A