SóProvas


ID
3233728
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Do ponto de vista histórico, as políticas de Cultura, assim como as de outros campos da vida nacional, oscilam, no Brasil, ao sabor dos governos. Desde a instauração da República, a Cultura oscilou de status, ora como “cereja-do-bolo”, algo supérfluo, ora como política de governo.

A nação foi, de fato, contemplada com uma Política Nacional de Cultura, estabelecida por um ordenamento democrático, a partir de

Alternativas
Comentários
  • Com a Lei 12.343/2010 que instituiu o Plano Nacional de Cultura - PNC, cria o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais - SNIIC

  • Canclini (2006) define políticas culturais como o conjunto de intervenções do Estado, instituições civis e grupos comunitários organizados para orientar o desenvolvimento simbólico, atender às necessidades culturais da população e construir consenso para um tipo de ordem ou transformação social.

    Rubim (2010) resume a trajetória das políticas culturais no Brasil em quatro grandes momentos:  (1) Da chegada da corte portuguesa em 1888 ao início da década de 1960: visão bastante patrimonialista de cultura, quando se criou as primeiras instituições culturais do país; (2) Do golpe militar em 1964 à abertura política em 1990: período marcado pelo sentido de controle político e censura cultural, toda produção artístico-cultural passava pelos instrumentos de censura antes de serem veiculadas. (3) De 1990 a 2002, com os projetos neoliberais para a cultura, com incentivos fiscais para financiamento privado da cultura e arte; (4) De 2003 a 2010, com a construção e estruturação do Sistema Nacional de Cultura – SNC: marca a abertura de diálogo com sociedade e a admissão de um conceito antropológico, econômico e simbólico de cultura. Particularmente em 2010, a nação foi contemplada com uma Política Nacional de Cultura, estabelecida por um ordenamento democrático, e que se pressupõe participação e controle social.

    Com base nessa explicação, podemos afirmar que a alternativa E (2010) é a certa.

    Gabarito do professor: Letra E.

    Bibliografia:

    - Canclini, Nestor Garcia. Culturas Híbridas. São Paulo: Edusp, 2006.

    - Rubim, A. A. C. (Orgs.). Políticas culturais no governo Lula. Coleção CULT. Salvador: EDUFBA,

    2010.