SóProvas


ID
3233833
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A doença renal crônica (DRC), ao progredir para suas fases mais avançadas, pode causar retenção de vários solutos, conhecidos como toxinas urêmicas, capazes de influenciar ou causar disfunção em órgãos ou sistemas, o que, clinicamente, configura a síndrome urêmica. Múltiplos solutos acumulados na DRC têm características variadas, como peso molecular e capacidade de causar disfunção orgânica.

Associe as substâncias com suas características, apresentadas a seguir.

I – Creatinina
II – FGF-23
III – PTH
IV – β2-microglobulina

P – Substância que apresenta baixa toxicidade, retida na progressão da DRC, importante marcador de função renal, peso molecular de 113 Da.
Q – Substância precursora de algumas guanidinas, solúvel em água, marcador de retenção e remoção de solutos em diálise, peso molecular de 60 Da.
R – Substância secretada pelos osteoblastos e osteócitos em resposta a hiperfosfatemia e calcitriol, induz fosfatúria, inibe a 1α-hidroxilase, peso molecular 26.000 Da.
S – Substância secretada em resposta a hiperfosfatemia, hipocalcemia e redução do calcitriol; pode causar neuropatia e prurido urêmico, peso molecular de 9.000 Da.
T – Substância amiloide, envolvida com sistema osteoarticular e túnel do carpo, relacionada com maior mortalidade cardiovascular, peso molecular 11.800 Da.

Dado:
• FGF-23 = fator de crescimento fi broblástico 23
• PTH = paratormônio
• Da = dalton

As associações corretas são:

Alternativas