Cerca de 10.000 infecções por tuberculose são relatados nos Estados Unidos a cada ano. A tuberculose gênito-urinária, a forma extrapulmonar mais comum da tuberculose pulmonar após a tuberculose ganglionar, é responsável por 27% dos casos. Hematúria, proteinúria discreta e piúria são achados típicos . Essa condição pode infectar rins, ureteres, bexiga, próstata, e genitália frequentemente é associada com comprometimento adrenal associado. A infecção pode causar destruição do sistema coletor renal, obstrução do trato coletor, ou hidronefrose, ou todas essas condições. A doença frequentemente é limitada às papilas renais.
O teste tuberculínico é útil na determinação se uma pessoa foi exposta à tuberculose, mas os resultados falsos positivos ocorrem frequentemente em pacientes que receberam a vacina BCG, e um teste falso negativo pode ocorrer em doentes com função de células T diminuída, assim o teste não serve para excluir o diagnóstico de tuberculose. Ensaios com interferon-y são testes não afetados pela vacinação pela BCG, mas a experiência com seu uso é maior em outras situações, como tuberculose meníngea.
A cultura urinária para M. tuberculosis isolou bacilos ácido-resistentes em apenas 37% dos casos e biópsia de bexiga é positiva em 46% dos casos enquanto o PCR para tuberculose foi positivo em 94% dos casos.