SóProvas


ID
3234310
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Produto Interno Bruto potencial (PIB potencial), em determinada economia, aumenta a uma taxa percentual inferior ao crescimento percentual da demanda agregada por bens e serviços.

essa economia, a(o)

Alternativas
Comentários
  • Só eu que não entendi essa questão?

  • Eu tbm não entendi esse gabarito.

  • eu marquei a A . Também não entendi

  • Mais uma questão maluca de economia....

  • Isso aí tá errado, se a demanda cresce a uma taxa superior ao do PIB, haverá uma tendência ao aumento de preços

  • Conferi e o gabarito da banca é o mesmo, então a resposta é "correta". Vale lembrar que a questão é para selecionar o candidato a uma vaga de economista, por isso a necessidade de recorrer a conceito das Ciências Econômicas pra chegar a uma resposta mais adequada. Não é mesmo uma questão fácil, pois requer principalmente estar atento na diferença entre variação relativa e absoluta.

    O Produto Interno Bruto (PIB) potencial costuma ser entendido como a capacidade de oferta de uma economia. Ou como a capacidade produtiva instalada da economia. Também pode ser definido como a capacidade de crescimento da economia sem causar pressões inflacionárias - se a economia crescer além do PIB potencial, surgem pressões inflacionárias.

    Fonte: https://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=2150:catid=28&Itemid=23

    Destaco "capacidade de crescimento da economia sem causar pressões inflacionárias".

    Na assertiva, o PIB potencial cresce, ou seja, há o aumento da capacidade de crescimento sem pressão sobre o nível geral de preços, ainda que isso ocorra até um ponto em que a demanda agregada supere a capacidade produtiva, o que não está claro na afirmação.

    A) inflação tende a aumentar.

    Não, não necessariamente, isso apenas ocorrerá se a demanda agregada superar a capacidade de oferta, gerando uma inflação de demanda.

    B) inflação pode estar diminuindo.

    Sim, é possível.O que se afirma é que a capacidade de oferta cresce a "taxa percentual inferior ao crescimento percentual da demanda agregada por bens e serviços".

    Imagine uma economia com capacidade de produção de 200 unidades e demanda agregada de 100 unidades por ano.então, imaginemos um aumento de 10% e 15% respectivamente. Isso implica um aumento de 20 unidades da capacidade de oferta e 15 unidades de demanda agregada, ou seja, em termos absolutos, a capacidade de oferta pode crescer mais que a demanda, o que causa diminuição dos preços.

    C) demanda agregada é menor do que o PIB potencial.

    Não há afirmação na assertiva que permita chegar a essa conclusão.

    D) demanda agregada é maior do que o PIB potencial.

    Não há afirmação na assertiva que permita chegar a essa conclusão.

    E) valor das exportações excede o das importações.

    Não há afirmação na assertiva que permita chegar a essa conclusão.

    Pra mais reflexões sobre Economia, sigam meu canal no YouTube: Flavio Pesquisa.

  • Questão que aborda a temática de produto potencial e efetivo dentro de macroeconomia.

    Vamos analisar:

    PIB potencial é aquele produto no qual não há pressões inflacionárias ou, em outros termos, é aquele que mede a capacidade de oferta da economia quando se está no pleno emprego. Produto efetivo é aquele observado em determinado momento.

    Quando produto efetivo é maior do que potencial, há pressão inflacionária. Quando produto efetivo é menor do que potencial, há pressão deflacionária em tese.

    Oras, a questão fornece muito poucas informações a respeito dessa economia hipotética. Se o PIB potencial cresce a taxas inferiores à expansão da demanda, claramente, no longo prazo, haverá pressão inflacionária já que o produto efetivo será maior do que o potencial em algum momento. O que viabiliza a alternativa A.

    Por outro lado, essa economia pode ter um grande hiato deflacionário (produto efetivo muito abaixo do potencial) e, por isso, taxas inferiores de crescimento do produto potencial em relação à demanda não implicarão, necessariamente, em inflação. O produto potencial, mesmo crescendo a taxas inferiores, ainda será maior do que o efetivo e pode haver diminuição da inflação. O que viabiliza a alternativa B.

    Vamos ver as alternativas:

    A) CERTA. Se a perspectiva for de longo prazo como explicado acima. A palavra "tende" contempla, justamente, o longo prazo.

    B) CERTA. Se a perspectiva for de curto prazo e, ainda, o produto potencial estiver acima do efetivo como explicado acima. A palavra "pode" também se adequa muito bem aqui.

    C) ERRADA. Não é fornecida essa informação no enunciado.

    D) ERRADA. Não é fornecida essa informação no enunciado.

    E) ERRADA. Alternativa desconexa.

    Portanto, recomendaria-se a proposição, de forma respeitosa, de recurso para anulação da questão à banca examinadora.


    Gabarito da Banca: Letra B.

    Gabarito do Professor: Letras A e B (Anulação).