Questão sobre taxas de juros doméstica e internacional dentro de macroeconomia.
Vamos verificar as alternativas:
A) CERTA. O diferencial maior das taxas de juros, doméstica e internacional, após o aumento, atrairá capitais estrangeiros em busca de maior rentabilidade. Com o influxo de moeda estrangeira para essa economia, se o regime de câmbio for flutuante, ocorrerá a valorização da moeda doméstica devido à maior abundância - e a consequente desvalorização - da moeda estrangeira.
B) ERRADA. Ao contrário, ocorrerá o AUMENTO das reservas internacionais tendo em vista o influxo de capitais estrangeiros atraídos pela taxa de juros maior.
C) ERRADA. Se o câmbio é flutuante, o influxo de moeda estrangeira leva a valorização cambial que, por sua vez, estimula as importações (AUMENTA) e desestimula as exportações.
D) ERRADA. Ocorreria expansão monetária doméstica se o regime cambial fosse fixo já que o Banco Central compraria o influxo de moeda estrangeira para manter o câmbio fixo e impedir a valorização. Com regime flutuante ocorrerá a valorização cambial.
E) ERRADA C/ RESSALVA. Se o regime cambial é fixo, nominalmente não estimula nem desestimula as exportações. Porém, em termos reais com o câmbio fixo, há uma desvalorização real da moeda doméstica o que estimularia, sim, as exportações. O influxo de capitais deveria valorizar o câmbio, como está fixo, desvaloriza em termos reais.
Tecnicamente a alternativa E também está correta, porém a alternativa A está muito mais visivelmente correta já que a questão não mencionou, em nenhum momento, que a análise deveria ser em termos reais ou nominais. Presume-se que a banca não requereu esse nível de profundidade e, adotando uma postura pragmática, deve-se fazer vista grossa.
Gabarito do Professor: Letra A.