SóProvas


ID
3234739
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Administração Científica constituiu uma escola pioneira do pensamento administrativo, cujo principal expoente é Frederick Taylor. Um dos principais focos de atenção de Taylor foi a organização racional do trabalho, com vistas à eliminação do desperdício, da ociosidade e à redução dos custos de produção.
Dentre as principais contribuições da Administração Científica, encontra-se:

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA E)

     

    Por acreditar que as pessoas só poderiam ser estimuladas por meio de benefícios econômicos, Taylor propôs a criação de incentivos salarias por produção como forma de combater a “vadiagem sistêmica” que, segundo ele, existia nas indústrias, por isso o gabarito da questão é a alternativa E.

    Alternativa A. Errado. As funções administrativas surgem a partir dos trabalhos de Fayol e, posteriormente, são reformuladas pelos autores neoclássicos.

    Alternativa B. Errado. A preocupação com o estabelecimento de princípios da Administração é decorrente do trabalho de Fayol.

    Alternativa C. Errado. Não há preocupação com a liderança dentro da obra de Taylor.

    Alternativa D. Errado. Taylor não foi o responsável pela introdução de normas de segurança do trabalho.

     

    Fonte: https://www.direcaoconcursos.com.br/artigos/gabarito-extraoficial-comentado-ibge-coordenador-censitario-nocoes-de-administracao-e-situacoes-gerenciais/amp/

  • Gab: E

    Homo Economicus

  • A administração científica era puro chão de fábrica, havia o foco na base da pirâmide para o topo e praticamente nenhuma orientação referente à organização. Isso veio depois com o Fayol, na Teoria Clássica, que deu enfoque no topo para a base..

  • GABARITO: LETRA E

    Na visão de Taylor o que motiva o ser humano é o dinheiro: quanto mais for pago ao ser humano, mais ele produzirá - quanto menos for pago, ele menos produzirá. Portanto, na prática, deve ser pago o maior salário possível, igual a produtividade do operário: produzindo mais, o operário ganha mais e ganhando menos quando produzir menos.

    Na visão de Taylor o salário é por produtividade. E se o operário bater recordes de produção? Ele ganhará um premio de produção. E se o operário bater o tempo padrão? Fica estabelecido um novo tempo padrão e o operário ganha um premio de produção. A partir do estudo da fadiga humana, Taylor estabeleceu o tempo máximo que o ser humano consegue trabalhar sem derrubar a produtividade. Quando um operário trabalha incessantemente dia e noite, a produtividade dele começa alta e cai. Quando a produtividade de um operário começar a cair é concedido um período de descanso e ele volta mais produtivo.

    A lógica de Taylor não é que o operário trabalhe até morrer e sim que ele trabalhe menos tempo mantendo a produtividade em níveis altos e ganhando um salário maior.

        

  • Frederick Taylor, considerado a fundador da Administração Científica, acreditava que o trabalho poderia ser feito de modo mais produtivo. Para ele, o foco dos funcionários e da empresa deveriam ser na melhoria da eficiência e da produtividade, foco na tarefa a ser realizada. Taylor conduziu seus trabalho por meio de estudos de tempos e movimentos, a fim de descobrir o modo mais rápido e fácil de executar determinada tarefa. Essa “Escola" da Administração Científica visava ao treinamento dos funcionários para criar uma padronização do trabalho. Com isso, os trabalhadores deveriam ser pagos por produtos gerados, ou seja, por produtividade. Com essa análise, observa-se que o gabarito da questão é a letra “E".

    Porém, cabe destacar que as letras “A" e “B" referem-se à Teoria Clássica da Administração, com Henry Fayol. Fayol definiu algumas funções para a Administração, são elas: Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar. Além disso, segundo ele, existem 14 princípios gerais da administração, são eles: divisão do trabalho; autoridade e responsabilidade; disciplina; unidade de comando; unidade de direção; subordinação dos interesses individuais aos gerais; remuneração do pessoal; centralização; cadeia escalar; ordem; equidade; estabilidade do pessoal; iniciativa; e espírito de equipe.

    A letra “C" está relacionada à Teoria das Relações Humanas. Segundo SOBRAL (2008), Essa Teoria tem como expoente Elton Mayo. Para ele - após a realização de experimentos em uma empresa da Western Electric, em Hawthorne – o foco do gerente deveria ser em aspectos emocionais e psicológicos dos empregados. Ademais, também orienta que a integração social do homem afeta na sua produtividade e que a supervisão mais cooperativa aumenta a produtividade.

    Por fim, quanto à letra “D", segundo CHIEVENATO (2020), entende-se por segurança ou higiene do trabalho “(...) um conjunto de normas e procedimento que visa à proteção da integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas. Relaciona-se com o diagnóstico e prevenção das doenças ocupacionais a partir do estudo e controle de duas variáveis: homem e seu ambiente de trabalho". Portanto, uma vez que a Administração Científica visava a “exploração máxima dos empregados", não se pode dizer que essa Teoria aborda a questão de segurança do trabalho, pois encontra-se mais relacionada à aspectos da moderna gestão de pessoas.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “E".

    FONTE:

    SOBRAL, Felipe, e Alketa Peci. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.

    CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel de gestão do talento humano. 5ª Ed. – São Paulo: Atlas, 2020.
  • A questão pede uma contribuição da Administração científica de Taylor. Vamos analisar as alternativas.

    Alternativa A. Errado. As funções administrativas surgiram na teoria Clássica de Fayol e posteriormente reformuladas pela teoria Neoclássica.

    Alternativa B. Errado. Os primeiros princípios gerais da administração surgiram na teoria clássica de Fayol.

    Alternativa C. Errado. Não havia preocupação com liderança na Administração científica. As primeiras teorias de liderança e motivação surgiram com a teoria das relações humanas.

    Alternativa D. Errado. As normas de segurança não surgiram na Administração Científica, e sim na teoria clássica como uma das funções básicas da empresa.

    Alternativa E. Certo. Por acreditar que as pessoas só poderiam ser estimuladas por dinheiro, Taylor propôs a criação de incentivos salariais por produção como forma de combater a “vadiagem sistêmica” que, segundo ele, existia nas indústrias.

    Gabarito: E

  • ADMINISTRAÃO CIENTIFICA

    HOMO ECONOMICUS - INCENTIVO SALARIAL

    DIVISÃO DO TRABALHO - FOCO NA TAREFA

    SUPERVISÃO FUNCIONAL

    DESENHO DE CARGOS E TAREFAS

  • Errei uma questão igual essa na prova do TJ AM que dizia que o homem não era motivado a trabalhar por incentivo financeiro. Para o Cespe o homem não trabalha motivado,ja a FGV adota essa teoria.