SóProvas


ID
3235777
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Brasil é um país de industrialização tardia. Até o início da década de 1930, o espaço geográfico brasileiro foi estruturado ao redor do modelo primário-exportador, porém, com a crise do modelo agroexportador, surgiram diversas oportunidades para a industrialização e a urbanização do Brasil. Sobre o processo de urbanização do Brasil, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Até 1950, 64% dos brasileiros viviam no campo. Descrito como essencialmente agrícola, o país tinha uma economia de base agroexportadora, ou seja, a produção agrícola era destinada à exportação. A partir da década de 1950, por causa do processo de industrialização, a urbanização no país começou a aumentar. Esse novo setor da economia necessitava de uma organização espacial e social, uma vez que a população aumentava devido ao êxodo rural e ao crescimento vegetativo. Por isso, as cidades cresceram e com elas as atividades econômicas tipicamente urbanas como comércios e serviços – o setor terciário.

    Em 1960, a população das cidades ainda era minoritária: 45% do total. Em 1970, 56% dos brasileiros já viviam em núcleos urbanos, destacando-se como a década em que o Brasil passou a ser urbanizado.

  • (D)

    A urbanização na região Sul foi lenta até a década de 1970, quando a população rural era maior que a urbana, devido as suas características econômicas, com predomínio da propriedade familiar e da policultura, reduzindo a migração de trabalhadores rurais para as áreas urbanas.

    No meu ponto de vista, está última parte se encontra incorreta.

  • O erro da alternativa B) é afirmar que teve o êxodo URBANO quando na verdade o grande fluxo foi no êxodo RURAL (campo -> cidade)

  • Questão citou PR até me ajeito na cadeira. Pra cima!