SóProvas


ID
3236107
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Aracruz - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O uso exagerado de antibióticos está criando superbactérias tão resistentes que já matam 700 mil pessoas por ano no mundo. O fenômeno é considerado uma epidemia com graves consequências: a partir de 2050, as superbactérias matarão 10 milhões ao ano, superando o atual número de óbitos por câncer (8,2 milhões), de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde). Além do risco à população o fenômeno representa um desafio para a indústria: como as bactérias se tornam resistentes cada vez mais cedo, os medicamentos se tornam obsoletos rapidamente e deixam de interessar à indústria farmacêutica. Para reverter esse cenário, é importante que pacientes parem de se automedicar e que médicos sejam mais criteriosos ao prescrever esse tipo de medicamento. Mas não só isso. Há uso descontrolado de antibióticos também nas plantações e na pecuária, além de descarte incorreto dos remédios que sobram.

Disponível em: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimasnoticias/redacao/2018/11/14/antibioticos-criam-superbacteriasq u e - m a t a r a o - m a i s - d o - q u e - o - c a n c e r - e m -2050.htm?cmpid=copiaecola.Acesso em: 14de nov. de 2018.


Com relação a resistência das bactérias e antibióticos, o processo que explica esse fenômeno é o da: 


Alternativas
Comentários
  • As bactérias são selecionadas naturalmente com o uso excessivo de antibióticos, por isso, a importância de não se automedicar. Quanto mais o uso de antibióticos, mais as características serão selecionadas entre as gerações.

    LETRA D

  • No caso seria seleção artificial pois não ocorre de forma natural o ser humano que intervém com a adoção de medicamentos.

  • Seleção natural é aquela que ocorre de acordo com o meio, ou seja, quem sobrevive é aquele que possui maior aptidão para se reproduzir naquele ambiente. A seleção artificial é feita através de cruzamentos que visam atingir um objetivo, conseguir uma determinada característica.