SóProvas


ID
323680
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Com relação à funcionalidade e à atuação dos componentes do sistema de freios, julgue os itens subsecutivos.

Por meio do sistema ABS, impede-se o desvio lateral do veículo e permite-se a manutenção do movimento retilíneo mediante a interrupção do travamento das rodas dianteiras em uma frenagem de emergência.

Alternativas
Comentários
  • aquesta esta erra, pois fala das rodas diateira, quando na verdade sao as traseira .
  • Por meio do sistema ABS, impede-se o desvio lateral do veículo e permite-se a manutenção do movimento retilíneo mediante a interrupção do travamento das rodas dianteiras e traseiras em uma frenagem de emergência.
    Algumas caminhonetes mais antigas, tipo S10 da Chevrolet, saíram  de fábrica com sistema ABS, apenas nas rodas traseiras, para evitar o travamento das rodas quando a caçamba estivesse vazia, lembrando que, desvios laterais da traseira são mais perigosos, pois o motorista demora mais para percebê-los.


  • Acredito que o erro da questão está na interpretação de texto. O sistema ABS evita, mas não impede o desvio lateral.

  • Discordo do comentário do Rogério, pois existem veículos com ABS APENAS NAS RODAS DIANTEIRAS. A questão   Está errado pois AFIRMA   Que o ABS impede o desvio lateral do veículo. O que não é verdade, ele apenas impede os travamentos das rodas.

  • Caro Junior, quando discordar de um comentario, post aqui a fundamentação, só opinião não vale de nada!

    freio ABS é um sistema de frenagemque evita que a roda bloqueie (quando o pedal de freio é pisado fortemente) e entre "em derrapagem", deixando o automóvel sem aderência à pista. 

    Reforçando: "Por meio do sistema ABS, impede-se o desvio lateral do veículo e permite-se a manutenção do movimento retilíneo" ( ESSA AFIRMAÇÃO ESTÁ CORRETA)

    Traduzindo: 

    Desvio lateral = DERRAPAGEM 

    Movimento retilinio = MANTER O CONTROLE DO VEICULO, na pista, em linha reta

    O ABS atual é um sistema eletrônico que, utilizando sensores, monitora a rotação de cada roda e a compara com a velocidade do carro. Em uma situação de frenagem de emergência, a força de frenagem aplicada pelo motorista pode ser maior que o pneu pode suportar: a roda trava. O pneu agora não consegue mais transferir nenhuma força de tração lateral. O veículo fica instável e fora de controle, visto que ele não reage mais aos comandos de direção do motorista. Em um veículo equipado com o sistema ABS, os sensores de velocidade da roda medem a velocidade de rotação das rodas e passam essas informações à unidade de controle do ABS. Se a unidade de controle do ABS detectar que uma ou mais rodas tendem a travar, ele intervém em questão de milissegundos, modulando a pressão de frenagem em cada roda individual. Ao fazer isso, o ABS impede que as rodas travem e garante uma frenagem segura: o veículo continua sob controle e estável. Em geral, a distância de parada é reduzida também.

    A questão erra na parte : "mediante a interrupção do travamento das rodas dianteiras" 

  • Rogério, o amigo aí deve ser aluno do professor Marcos Girão do ponto dos concursos... uma das maiores decepções que tive na vida de concurseiro... a justificativa dele é mesmíssima do referido professor em seu material...

  • Comentado por  há 1 dia.

    Por que Francisco Maia você fala isso do Professor Marcos Girão, Pois ele e um excelente Professor.

  • Também não entendi a magoa com o Marcos Girão. Professor TOP!

  • tecnologias simples que, infelizmente no nosso país, são restritas a carros "luxuosos".

    1 - ABS - Vem do inglês “Anti-lock Braking System” e quer dizer sistema de freio antitravamento. Por meio de sensores instalados nas rodas, a informação sobre uma frenagem brusca é encaminhada a uma central eletrônica, que determina a soltura do freio gradativamente. Esse movimento permite a roda girar sem travar. O ciclo de aplicação e desaplicação se alternam e podem se repetir muitas vezes por segundo. O aviso do ABS no painel do carro ocorre quando o sistema é ativado, ou seja, em freadas bruscas. Se o símbolo aparecer no painel em situações normais de trânsito, procure um mecânico.


    2- EAS - A sigla EAS significa Eletronic Actuation System. É um sistema de controle de tração e também de altura do carro em relação ao solo. Também atua ao mesmo tempo como um auxiliar do ABS, agindo mesmo que o pedal não seja levado ao fundo. Sua função em condições extremas de frenagem é controlar a altura do veículo.


    3 - ESP - Tem a função de reconduzir o automóvel à trajetória original em caso de desestabilização, seja ela no eixo traseiro ou dianteiro. A sigla vem do inglês “Eletronic Stability Program”, ou programa eletrônico de estabilidade. Nos carros mais modernos é possível desativar o ESP por meio de um botão localizado no console. É essencial para uma dirigibilidade mais segura.


    4 - EBD - São as iniciais de “Eletronic Brake Force Distribuition” em inglês. Nada mais é que distribuição eletrônica da força de frenagem. Trata-se de um sistema de controle da força da frenagem nos eixos dianteiro e traseiro. É utilizado como auxiliar complementar do ABS para proporcionar melhor distribuição das forças empregadas na frenagem.


    5 - BAS - Brake Assist System é um sistema de auxílio de frenagem em urgência, que joga carga máxima no freio quando o motorista pisa no pedal bruscamente. Atua junto com o ABS e o EBD.


    Fonte: Canarinho Press Terra


  • Gabarito: E

    Transcrevendo a explicação do ilustríssimo professor Marcos Girão:

    Questão bastante perigosa que, se você ler com muita emoção, pode achar que está certa... mas não está!!

    O sistema ABS como você já bem sabe, de fato, tem a principal finalidade de manter o movimento retilíneo mediante a interrução do travamento das rodas dianteiras em uma frenagem de emergência. O problema é garantir que ele impedirá o desvio lateral do veículo! Não se pode garantir isso! O sistema pode até aliviar o desvio lateral, mas daí a impedi-lo por completo fica difícil!

    O termo "impedir" foi muito forte...

    Fonte: Marcos Girão

  • Pessoal, pra falar a verdade eu também não confio muito no Marcos Girão. Já o vi fazer muitos comentários duvidosos em questões. Às vezes quando vou

    me aprofundar sobre determinado assunto na internet e em sites especializados, percebo que ele copia e cola muita coisa até de blogs. Sem contar que as ilustrações dos sistemas de motores são todos cópias do google.

  • Gabarito errado.

    Essa eu acertei, mas poderia ter errado.

    O Cesp só confunde o candidato quando seleciona questões desse tipo, onde há duplicidade de entendimento sobre o tema que já é complexo por si só. Lamentável

  • Prof. Marcos Girão nos dá uma enorme contribuição sim. Porém, o que ele faz é copiar textos e transcrevê-los na apostila com muitooooooosssssss erros gramaticais e explicações que ele acha que estão corretas e que na verdade não estão.

    Pode observar que questões mais complexas não estão no material dele.

    De toda forma, devemos buscar outras fontes de pesquisas complementares.