-
GABARITO: CERTO
Arquivo permanente ou de terceira idade (os arquivos propriamente ditos) – guarda documentos que devem ser conservados definitivamente, por terem valor histórico ou documental (probatório e informativo) para o Estado e a sociedade. Tais documentos perderam todo o valor administrativo.
FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.
-
Gabarito: Certo
§ 3º - Consideram-se permanentes os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados
-
GABARITO: CERTO
Arquivo permanente
Essa representa a terceira e última fase do ciclo de vida dos documentos de arquivo. É composta pelos conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados pela instituição. Quando o documento chega à fase permanente, deve ser arquivado de forma definitiva e jamais poderá ser eliminado. Nesta fase do ciclo vital ele passa a interessar mais aos pesquisadores (fins científicos, sociais e culturais) do que aos produtores. Os arquivos dessa natureza situam-se em lugares acessíveis e dotados de salas de pesquisas para atender ao público.
Características:
▶Terceira fase do ciclo de vida dos documentos;
▶Conjuntos documentais de valor histórico, probatório e informativo;
▶O documento permanente perdeu todo o valor de natureza administrativa;
▶O documento permanente deve ser guardado definitivamente;
▶Possui fins científicos, sociais e culturais;
▶Os arquivos permanentes devem ficar localizados em lugares de fácil acesso;
▶Consulta liberada ao público.
⇉ ARQUIVOLOGIAPARACONCURSO.COM
-
Os documentos de valor permanente são os documentos que foram criados pela instituição no decorrer de suas atividades, que cumpriram as funções pelas quais foram criados, cumpriram os prazos determinados pela tabela de temporalidade e foram recolhidos para o arquivo permanente como destinação final.
Quando a questão fala que os arquivos permanentes devem ser conservados definitivamente após a perda do seu valor administrativo, quer dizer que após o cumprimento das funções pelas quais foram criados (valor primário - administrativo, fiscal e legal), eles serão guardados permanentemente caso realmente sejam permanentes, ou seja, caso adquiram o valor secundário.
Gabarito do Professor: certa
-
Certo
Lei nº 8.159/91
Art.8, § 3º Consideram-se permanentes os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.
-
CHIP - Valor Cultural, Histórico, Informativo e Probatório.
-
Os valores administrativos, fiscais ou legais são chamados de valores primários.
Já, os valores históricos, culturais, probatórios ou informativos dizem respeito aos valores secundários.
Fonte: Direção Concursos ;)