SóProvas


ID
3238573
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou alterações no Código Penal no que se refere à prevenção, combate e punição dos casos de violência contra a mulher. De acordo com o texto aprovado “a ação penal de crime de violência contra a mulher é ação pública incondicionada – ou seja, pode ser promovida pelo Ministério Público sem que haja manifestação de vontade da vítima”

(Fonte: Camara Legislativa)

Assinale a alternativa correta que expressa a frase lógica correspondente à alteração do Código Penal proposta no enunciado.


Alternativas
Comentários
  • Comentando as alternativas:

    Alternativa A - Se a mulher vítima de agressão não quiser prestar queixa então o Ministério Público poderá fazê-lo. (Correta)

    Ambas as proposições tem o valor lógico verdadeiro, e no caso do conectivo SE... ENTÃO.... só é falso se a combinação for V F, sendo que na alternativa em questão é VV. porque se a vítima não quiser prestar a queixa (verdadeiro) O Ministério público poderá fazê-lo. (verdadeiro)

    Alternativa B- Ou a mulher vítima de agressão presta queixa ou o Ministério Público promoverá a ação. (Falso) O valor lógico dessa proposição é VV e no caso do conectivo OU... OU... somente valores lógicos diferentes (VF ou FV) tornam a proposição correta.

    Analisando a proposição compreendo que tanto a mulher pode prestar queixa quanto o MP pode promover a ação simultaneamente.(VV)

    Alternativa C- A ação penal contra o agressor poderá ser promovida pelo Ministério Público se e somente se a vítima manifestar essa vontade. (VF)

    A ação pode ser promovida pelo MP (verdadeiro), somente se a vítima manifestar essa vontade (falso). No caso do conectivo Se e Somente Se o valor lógico da proposição composta é verdadeiro caso a combinação seja VV ou FF, e por isso nesse caso é falsa.

    Alternativa D - A mulher vítima de agressão deve manifestar vontade pela ação penal de crime de violência e o Ministério Público deve promover a ação. (FF)

    A mulher deve manifestar vontade pela ação penal (Falso), o MP deve promover a ação (falso). O conectivo E só tem valor lógico verdadeiro quando a combinação é VV, por isso nesse caso é falso.

    Gabarito A.

  • GOSTEI DESSA QUESTÃO.

    ERREI, POREM ELES FORÇARAM BEM MINHA MENTE EM RELAÇÃO A LOGICA!

  • È só falar a mesma coisa.

  • Assertiva A

    Se a mulher vítima de agressão não quiser prestar queixa então o Ministério Público poderá fazê-lo

  • Questão desafiadora, e confusa para mentes não bem treinadas como a minha.

    Acertei a questão por eliminação, de cara é possível excluir a B e a C, a letra D exclui pela palavra 'deve".

  • Há alguns erros técnicos nas opções de resposta:

    1-Se a iniciativa é da vítima, então é queixa-crime, não queixa

    2-Ministério Público não presta queixa, ele oferece

    3-quando o Ministério Público oferece, oferece Denúncia, não queixa

    4-se a ação é pública incondicionada, então, ainda q queira, a vítima não pode apresentar a queixa-crime, pois não será conhecida pq o juiz só poderá aceitar uma denúncia do MP

  • Condição Suficiente X condição necessária

    P -------> Q

    A mulher não precisar "prestar queixa" é condição suficiente para o MP Fazê-lo !

    Minha linha de raciocínio

    O (v) é exclusivo = Um exclui a possibilidade do outro!

  • P é condição suficiente para Q

    P: Não prestar queixa é condição Suficiente

    Q: MP Fazê-lo é Condição Necessária

    Se não prestar queixa, o MP presta!