SóProvas


ID
3239578
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante o terceiro trimestre da gravidez, na realização do exame físico-obstétrico, com a gestante deitada na posição de decúbito dorsal, deve-se ter atenção aos primeiros sinais de náusea, tontura ou dificuldade de respirar que ela apresente, evitando, assim, o desconforto característico da Síndrome de

Alternativas
Comentários
  • A síndrome de Turner ocorre quando o par de cromossomos X não é normal, podendo apresentar um cromossomo X ausente ou parcialmente ausente. A síndrome de Turner ocorre em 1 a cada 2.000 partos de bebês com vida. Acredita-se que 98% de todos os fetos com Síndrome de Turner abortem naturalmente durante a gestação.

    Alternativa A

  • Na segunda metade da gravidez, o útero aumentado de tamanho comprime a veia cava inferior quando a grávida assume o decúbito dorsal; isso dificulta o retorno venoso, reduz o DC e provoca queda da pressão sistólica superior a 30%. 

    Após 4 ou 5 minutos, nessa posição, ocorre bradicardia, sinal indicativo de reflexo vagal. Essa associação entre hipotensão e bradicardia reduz em até 50% o DC e responde por episódios de lipotimias. 

    Ao conjunto desses acontecimentos dá-se o nome de síndrome da hipotensão supina, que rapidamente é corrigida quando a gestante se posiciona em decúbito lateral esquerdo, liberando o fluxo sanguíneo na veia cava inferior. 

    Fonte: Livro Rotinas e obstetrícia.