-
O gabarito está incorreto. As bactérias do gênero Rhizobium convertem o nitrogênio atmosférico em amônia, e não diretamente em nitratos.
-
As bactérias do gênero Rhizobium que vivem no solo, especificamente alcançam o sistema radicular das leguminosas jovens, tecido corticais das raízes, onde se desenvolvem, fixando N2 atmosférico, transformando em sais de nitrogênio que são utilizados pelas plantas (NH4+, NO2, NO3); atuando como adubo, chamado também de inoculante agrícola.
-
Gabarito CERTO, mas há controvérisa, pois quem transforma amônia em nitrato são as nitrossomon
(Rhizobium ) (Nitrossomonas)
N2 --> NH3 -->NO2- -->NO3- (nitrobacter)
-
Acredito que o gabarito está errado. Rhizobium converte N atmosférico em amônia!
-
Resposta cespe: certo
Resposta verdadeira: errado
Como os colegas falaram e apenas complementando, transforma o nitrogênio atmosférico (N2) em amônia (NH3), pela seguinte reação simplificada:
N2 + 3H2 ==> 2NH3 ou
N2 + 16 ATP + 8 e- + 8H+ ==> 2 NH3 + H2 + 16 ADP + 16 Pi.
-
A partir do livro Introdução a Engenharia Ambiental percebi que realmente a afirmação está correta:
"O nitrogênio fixado é rapidamente dissolvido na água do solo e fica disponível para as plantas na forma de nitrato." E, como sabemos, as bactérias do gênero Rhizobium são fixadoras de nitrogênio.
Então ele fala: "Essas plantas transformam os nitratos em grandes moléculas que contém nitrogênio e outras moléculas orgânicas nitrogenadas, necessárias à vida. Inicia-se, então, o processo de amonificação."
-
As bactérias do gênero Rhizobium são responsáveis somente pela fixação (N2 -> NH3 ou NH4+ aq), já a fase de nitrificação, nitrosação (NH3 -> NO2) + nitratação (NO2 -> NO3), é realizada por outro grupo.