SóProvas


ID
3241378
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No Brasil, a Reforma Psiquiátrica configura-se como um processo social para além da reestruturação do modelo assistencial envolvendo um incessante movimento com a inovação de atores, conceitos e princípios. Considerando este processo, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( )O percurso da reforma psiquiátrica relaciona-se ao movimento de ruptura com o paradigma psiquiátrico, implicando uma atitude crítica ao modelo biomédico existente e a produção de novos saberes e práticas.
( )A assistência à saúde mental, a partir da reforma psiquiátrica, está diretamente relacionada ao aumento dos hospitais psiquiátricos e leitos de internações.
( )A promulgação da Lei nº 10.216/01, que dispõe sobre os direitos e a atenção às pessoas com sofrimento psíquico, e a Política Nacional de Saúde Mental são importantes marcos que fazem parte do processo de reestruturação da atenção em saúde mental.
( )A doença e periculosidade são componentes importantes do campo da assistência à saúde mental após a reforma psiquiátrica, concretizam-se em instituições que deverão atuar de forma normativa e disciplinar.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • C: V, F, V, F

  • V - O percurso da reforma psiquiátrica relaciona-se ao movimento de ruptura com o paradigma psiquiátrico, implicando uma atitude crítica ao modelo biomédico existente e a produção de novos saberes e práticas.

    F - A assistência à saúde mental, a partir da reforma psiquiátrica, está diretamente relacionada ao aumento dos hospitais psiquiátricos e leitos de internações. Está relacionado com a diminuição!

    V - A promulgação da Lei nº 10.216/01, que dispõe sobre os direitos e a atenção às pessoas com sofrimento psíquico, e a Política Nacional de Saúde Mental são importantes marcos que fazem parte do processo de reestruturação da atenção em saúde mental.

    F - A doença e periculosidade são componentes importantes do campo da assistência à saúde mental após a reforma psiquiátrica, concretizam-se em instituições que deverão atuar de forma normativa e disciplinar.

    A alternativa está totalmente ilógica, uma vez que a visão do doente mental como um sujeito perigoso para a sociedade foi um dos grandes estigmas a serem rompidos pelas práticas atuais na Atenção à Saúde Mental. Neste viés, práticas normativas e disciplinares também perderam as suas forças e deram vez para práticas que propunham a efetivação da autonomia e liberdade do doente mental, proporcionando para este sujeito protagonismo no seu tratamento.