SóProvas


ID
3241396
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considere as importantes contribuições da psicanalista Melanie Klein (1980) para psicoterapia analítica infantil, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( )Klein não acreditava na capacidade de transferência das crianças, inicialmente na psicoterapia infantil, seria necessário um trabalho não analítico para prepara-las para o atendimento, inspirando confiança na análise e no psicanalista, sendo que somente esta possibilidade poderia produzir um resultado útil com criança.
( )A autora afirmava que as brincadeiras e as atividades diversas são meios que a criança encontra para expressar aquilo que os adultos manifestam, principalmente, por palavras.
( )Klein pontua como importante no atendimento com criança, compreender e interpretar as fantasias, os sentimentos, as ansiedades e as experiências expressas durante o brincar.
( )A identificação projetiva, processo compreendido como a externalização do que acontece no mundo interno, foi uma das contribuições técnicas de Klein para a psicoterapia analítica infantil.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • A: F V V V

  • Proposição 1 está errada, pois era Ana Freud quem não acreditava na capacidade de transferência das crianças, inicialmente na psicoterapia infantil, seria necessário um trabalho não analítico para prepara-las para o atendimento, inspirando confiança na análise e no psicanalista, sendo que somente esta possibilidade poderia produzir um resultado útil com criança.

  • Apenas para complementar a compreensão para aquelas pessoas que, assim como eu, não conheciam ainda a teoria de identificação projetiva defendida por Klein, que percebia esta como um mecanismo de defesa.

    Nota-se que para Melanie Klein, a identificação projetiva é definida como um mecanismo de defesa primitivo, que invade a mente do receptor e que não respeita ou considera a existência do outro em suas particularidades.