SóProvas


ID
3242392
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

É de natureza complexa a formação da cavidade oral e face, envolvendo o desenvolvimento de múltiplos processos teciduais que devem se unir e se fusionar. Fissuras ou fendas orofaciais podem resultar de distúrbios no crescimento de tais processos ou em sua fusão. Quanto às fissuras orofaciais e os processos que envolvem sua formação, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O lábio superior forma-se durante a sexta e sétima semana do desenvolvimento, quando os processos nasais medianos se unem um com o outro e, com os processos maxilares do primeiro arco branquial.
( ) O defeito da fusão do processo nasal mediano com o processo maxilar resulta em fissura labial.
( ) As fissuras faciais são anomalias isoladas, não sendo identificadas possíveis associações com nenhuma síndrome de desenvolvimento.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Dr. Aluizio Siqueira

  • As fissuras labiais e palatais ocorrem no 4º estágio de desenvolvimento embrionário por volta da 6ª semana de desenvolvimento. A fissura labial decorre da falha de fusão dos processos nasal mediano e nasal lateral com a proeminência maxilar. As possíveis causas das fissuras são o tabagismo durante a gestação e medicamentos (aspirina, dilantina e 6-mercaptopurina, sendo este último apenas para fissura palatal). Fonte: Proffit et al. 2012.

  • O lábio superior forma-se durante a sexta e sétima semana do desenvolvimento, quando os processos nasais medianos se unem um com o outro e, com os processos maxilares do primeiro arco branquial. VERDADEIRO

    O defeito da fusão do processo nasal mediano com o processo maxilar resulta em fissura labial. VERDADEIRO

    As fissuras faciais são anomalias isoladas, não sendo identificadas possíveis associações com nenhuma síndrome de desenvolvimento. FALSO

    (podem ser sindromicas e não sindromicas, ASSOCIADAS à tabagismo, alcoolismo, uso de drogas, medicamentos durante a gravidez)