SóProvas


ID
3244432
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Anteriormente regulamentado de forma ainda simplificada pela NBR9050 de 2004, a elaboração de projetos de piso tátil passou a ser norteada por uma nova norma a partir de 2016. Trata-se da NBR16537/2016 “Acessibilidade — Sinalização tátil no piso — Diretrizes para elaboração de projetos e instalação”. De acordo com esta norma, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • NBR16537/2016

    A) Quando houver o encontro de três faixas direcionais, deve haver sinalização tátil formando áreas de alerta com dimensão equivalente ao triplo da largura da sinalização tátil.

    B) Deve haver pelo menos 1,00 m de distância entre a sinalização tátil de direcionamento e as paredes, os pilares ou outros objetos.

    C) Quando houver mudança de direção formando ângulo entre 150° e 180°, não é necessário sinalizar a mudança com sinalização tátil de alerta. Quando houver mudança de direção com ângulo entre 90° e 150°, deve haver sinalização tátil de alerta, formando áreas de alerta com dimensão equivalente ao dobro da largura da sinalização tátil direcional.

    D) A largura e a cor das faixas que compõem uma sinalização tátil direcional devem ser constantes. A sinalização tátil de alerta utilizada nas mudanças de direção deve possuir a mesma cor da sinalização tátil direcional. Se houver variação de cor do piso adjacente nos diferentes ambientes pelos quais passa a sinalização tátil direcional, deve ser utilizada uma única cor que contraste com todas elas ao mesmo tempo.

    E) A sinalização tátil direcional deve ser utilizada contornando o limite de lotes não edificados onde exista descontinuidade da referência edificada, como postos de gasolina, acessos a garagens, estacionamentos ou quando o edifício estiver recuado

  • Gab. E

    a) Quando houver o encontro de três faixas direcionais,❌ deve haver sinalização tátil formando áreas de alerta com dimensão equivalente a quatro vezes❌ a largura da sinalização tátil.

    encontro de 2 faixas direcionais(mudança de direção 90° e 150°): faixa de alerta: largura de 2x faixa direcional

    encontro de 3 faixas direcionais: faixa de alerta: largura de 3x faixa direcional

    encontro de 4 faixas direcionais: faixa de alerta: largura de 3x faixa direcional

    ...

    ...

    b) Deve haver pelo menos 1,20 m❌ de distância entre a sinalização tátil de direcionamento e as paredes, os pilares ou outros objetos, contando-se 1,20 m❌ desde a borda da sinalização tátil.

    A distância é de 1,00, podendo ser menor nos casos de adequação de calçadas ou edificações existentes, desde que os obstáculos sejam detectáveis pelas bengalas de rastreamento ou sinalizados com sinalização tátil de alerta

    ...

    ...

    c)Sempre que houver a necessidade de mudança de direção na sinalização tátil direcional, devem ser utilizados pisos táteis alerta❌ formando áreas de alerta com dimensão equivalente ao dobro da largura da sinalização tátil direcional.

    mudança de direção 90° e 150°: piso de alerta

    mudança de direção 150 a 180º: NÃO PRECISA!

    ...

    ...

    d) A largura das faixas que compõem uma sinalização tátil direcional deve ser constante. A sinalização tátil de alerta utilizada nas mudanças de direção pode possuir cor diferenciada da sinalização tátil direcional para auxiliar a identificação.

    A largura e a cor das faixas que compõem uma sinalização tátil direcional devem ser constantes. A sinalização tátil de alerta utilizada nas mudanças de direção deve possuir a mesma cor da sinalização tátil direcional. Se houver variação de cor do piso adjacente nos diferentes ambientes pelos quais passa a sinalização tátil direcional, deve ser utilizada uma única cor que contraste com todas elas ao mesmo tempo

    ...

    ...

    e) A sinalização tátil direcional deve ser utilizada contornando o limite de lotes não edificados onde exista descontinuidade da referência edificada, como postos de gasolina, acessos a garagens, estacionamentos ou quando o edifício estiver recuado. ✅