Antes de analisar a questão, gostaria enfatizar que é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Doenças Respiratórias, Infecção Hospitalar e Doenças Crônicas Não Transmissíveis.
As infecções de transmissão respiratória são aquelas que afetam as vias aéreas. Podem ser transmitidas por gotículas ou aerossóis, a depender da doença. Para evitar a infecção é importante se prevenir de acordo com o tipo de dispersão, assim o uso de equipamentos de proteção individual devem ser observados.
A) INCORRETO. Na prevenção de transmissão por via aérea, o profissional deverá, colocar a máscara ANTES DE entrar no quarto do paciente e, ASSIM QUE sair, retirá-la.
B) CORRETO. Para se evitar a transmissão por contato, o profissional deverá usar luvas para qualquer contato com o paciente ou seu leito e avental sempre que houver possibilidade de contato de suas roupas com o paciente, seu leito ou material contaminado. ESSE USO DE EPI EVITA CONTATO DO PROFISSIONAL OU SUA ROUPA COM O PACIENTE, E CONSEQUENTEMENTE EVITA A TRANSMISSÃO PARA OUTROS PACIENTES OU O PROPRIO PROFISSIONAL.
C) INCORRETO. Para um paciente com risco de transmissão de doença por via aérea, é PREFERENCIAL a internação em quarto individual. SE NÃO FOR POSSIVEL, DISPONIBILIZAR USO DE MASCARA PARA O PACIENTE DE ACORDO COM O TIPO DE TRANSMISSÃO (GOTICULA OU AEROSSOL).
D) INCORRETO. Para pacientes com risco de transmissão por gotículas, a precaução do profissional SERÁ USO DE MASCARA, OCULOS, LUVA e avental.
E) INCORRETO. Paciente com risco de transmissão por AEROSSOIS deverá estar, obrigatoriamente, em quarto individual com sistema de ventilação com pressão negativa.
Gabarito do Professor: Letra B.