SóProvas


ID
3246082
Banca
FEPESE
Órgão
SJC-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

De acordo com o Código de Processo Penal, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A O direito de representação somente poderá ser exercido pessoalmente pelo ofendido.

    B A ação penal deverá ser proposta no prazo de até quinze dias após reduzida a representação a termo.

    C A representação deverá ser feita diretamente à autoridade policial.

    D Ação penal decorrente de representação criminal deverá ser instruída, obrigatoriamente, com a cópia do inquérito policial.

    E A representação conterá todas as informações que possam servir à apuração do fato e da autoria.

  • CPP, Art. 39. O direito de representação poderá ser exercido, pessoalmente ou por procurador com poderes especiais, mediante declaração, escrita ou oral, feita ao juiz, ao órgão do Ministério Público, ou à autoridade policial.

    § 1º A representação feita oralmente ou por escrito, sem assinatura devidamente autenticada do ofendido, de seu representante legal ou procurador, será reduzida a termo, perante o juiz ou autoridade policial, presente o órgão do Ministério Público, quando a este houver sido dirigida.

    § 2º A representação conterá todas as informações que possam servir à apuração do fato e da autoria.

    § 3º Oferecida ou reduzida a termo a representação, a autoridade policial procederá a inquérito, ou, não sendo competente, remetê-lo-á à autoridade que o for.

    § 4º A representação, quando feita ao juiz ou perante este reduzida a termo, será remetida à autoridade policial para que esta proceda a inquérito.

    § 5º O órgão do Ministério Público dispensará o inquérito, se com a representação forem oferecidos elementos que o habilitem a promover a ação penal, e, neste caso, oferecerá a denúncia no prazo de quinze dias.

  • LETRA A – ERRADO

    CPP. Art. 39. O direito de representação poderá ser exercido, pessoalmente ou por procurador com poderes especiais, mediante declaração, escrita ou oral, feita ao juiz, ao órgão do Ministério Público, ou à autoridade policial.

    LETRA B – ERRADO

    A ação penal deverá ser proposta no prazo de até 15 dias se o órgão do Ministério Público entender que com a representação foram oferecidos elementos que o habilitem a promover a ação penal (art. 39, §5º, CPP).

    LETRA C – ERRADO

    CPP. Art. 39. O direito de representação poderá ser exercido, pessoalmente ou por procurador com poderes especiais, mediante declaração, escrita ou oral, feita ao juiz, ao órgão do Ministério Público, ou à autoridade policial.

    LETRA D – ERRADO

    O órgão do Ministério Público pode dispensar o inquérito, se com a representação forem oferecidos elementos que o habilitem a promover a ação penal (art. 39, §5º, CPP).

    LETRA E – CERTO

    CPP. Art. 39 [...] § 2º A representação conterá todas as informações que possam servir à apuração do fato e da autoria.

  • GABARITO E

    >>>> PMGO <<<<

    LETRA E ? CERTO

    CPP. Art. 39 [...] § 2º A representação conterá todas as informações que possam servir à apuração do fato e da autoria.

  • O erro da alternativa B está no fato de que não necessariamente a ação penal deverá ser proposta no prazo de 15 dias a partir da representação, porque, em algumas circunstâncias, a representação por si só não oferece justa causa à propositura. Por isso, pode ocorrer que, com a representação, haja o início de inquérito policial. A partir da devolução do inquérito, o MP tem, em regra, o prazo de 15 dias para oferecera denúncia.

    Apenas se a representação contiver prova da materialidade e indício suficiente da autoria (justa causa) que o MP terá, em regra, o prazo de 15 dias para ofertar a denúncia.

  • RESUMO SOBRE REPRESENTAÇÃO:

    É uma autorização que a vítima concede para que o Estado possa acusar, por isso é uma condição para que o Estado possa proceder contra alguém.

    SUJEITO: Vítima ou representante legal;

    OBJETO: Fato aparentemente criminoso acrescido da autorização para que o Estado possa proceder;

    LUGAR: polícia, MP ou para o juiz;

    TEMPO: prazo decadencial de 06 meses, contados anos termos do art. 38 do CPP.

    É facultativa, pode ser feita oralmente ou por escrito e não tem forma rígida.

    Resumos, leis esquematizadas e materiais gratuitos para concurso:

    www.instagram.com/ resumo_emfoco

  • Gabarito E; o prazo de 15 dias só se verificará se o órgão do MP tiver os elementos necessários (autoria, materialidade - justa causa) que o habilitem a oferecer a ação penal.

  • Prazo para o Oferecimento da Denúncia:

    Acusado Preso: 5 dias.

    Acusado Solto: 15 dias.

    DICA: Os prazos na AP são exatamente a metade dos prazos do IP.

  • gab E

    referente ao erro da alternativa B:

    A ação penal deverá ser proposta no prazo de até 15 dias se o órgão do Ministério Público entender que com a representação foram oferecidos elementos que o habilitem a promover a ação penal (art. 39, §5º, CPP).

  • Trata-se de questão com abordagem estritamente voltada para o texto de lei e que demanda conhecimento relativo à representação nas ações públicas condicionadas. Para resolução desta problemática, é necessária a análise de apenas um dispositivo legal, qual seja, o art. 39 do CPP. Com o perdão da transcrição:

    Art. 39.  O direito de representação poderá ser exercido, pessoalmente ou por procurador com poderes especiais, mediante declaração, escrita ou oral, feita ao juiz, ao órgão do Ministério Público, ou à autoridade policial.
    § 1º. A representação feita oralmente ou por escrito, sem assinatura devidamente autenticada do ofendido, de seu representante legal ou procurador, será reduzida a termo, perante o juiz ou autoridade policial, presente o órgão do Ministério Público, quando a este houver sido dirigida.
    § 2º. A representação conterá todas as informações que possam servir à apuração do fato e da autoria.
    § 3º. Oferecida ou reduzida a termo a representação, a autoridade policial procederá a inquérito, ou, não sendo competente, remetê-lo-á à autoridade que o for.
    § 4º. A representação, quando feita ao juiz ou perante este reduzida a termo, será remetida à autoridade policial para que esta proceda a inquérito.
    § 5º. O órgão do Ministério Público dispensará o inquérito, se com a representação forem oferecidos elementos que o habilitem a promover a ação penal, e, neste caso, oferecerá a denúncia no prazo de quinze dias.


    Considerando os trechos destacados no dispositivo legal acima, passemos à análise das assertivas:

    A) Incorreta. De início, a assertiva utiliza a expressão “somente poderá ser exercido...". Compensa arrazoar que é costumeira a exclusão de assertivas que contenham as expressões “apenas", “nunca", “somente", “sempre", “jamais" pelo caráter ora restritivo, ora ampliativo da afirmação. Esta é uma dessas assertivas.

    Dispõe o caput do art. 39 do CPP que o direito de representação poderá ser exercido pessoalmente ou por procurador com poderes especiais. Portanto, a assertiva está incorreta, já que esta infere que a representação somente pode ser exercida pelo ofendido.

    B) Incorreta. A assertiva traz a ideia de que a ação penal deverá ser proposta no prazo de até 15 dias, após reduzida a representação à termo, no entanto, em observação ao que dispõe o §5º do art. 39 do CPP, infere-se que, a ação penal será proposta no prazo de 15 dias SE o órgão do Ministério Público entender que com a representação foram oferecidos elementos que o habilitem a promover a ação penal. Portanto, não há que se falar em redução da representação a termo como condicionante para início do prazo de propositura da ação.

    C) Incorreta. O equívoco da assertiva está na limitação que se apresenta quanto à representação que deve ser “feita diretamente à autoridade policial", quando, na realidade, é possível que a representação ocorra também mediante declaração, por escrito ou oral, perante o juiz ou órgão do Ministério Público, em observação ao disposto no art. 39, caput do CPP.

    D) Incorreta. A assertiva carrega a ideia de que o inquérito policial seria indispensável para a propositura da ação penal decorrente de representação criminal. No entanto, verifica-se o equívoco da afirmação, uma vez que contraria a redação do §3º, art. 39 do CPP, a qual infere que o Ministério Público pode dispensar o inquérito se com a representação forem oferecidos elementos que o habilitem a promover a ação penal.

    E) Correta. Trata-se de fiel reprodução do §2º, art. 39 do CPP, cujo conteúdo dispõe que a representação conterá todas as informações que possam servir a apuração do fato e da autoria.

    Gabarito do professor: alternativa E.

  • Galera, há oito semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores. Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações; Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo; E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração; Obs.: Alguns mapas mentais estão gratuitos o que já permite entender essa metodologia. Super método de aprovação para carreiras policiais, instagram: @veia.policial “FAÇA DIFERENTE” SEREMOS APROVADOS EM 2021!